segunda-feira, 6 de março de 2023

NOS CRISTÃO PODEMOS TER PADRINHO E MADRINHA

Crente pode ter padrinho e madrinha de nascimento?

Não há nada na Bíblia que fala sobre ter padrinho e madrinha, nem a favor nem contra. 

Cada casal crente pode decidir se seu filho vai ou não vai ter padrinho e madrinha, de acordo com sua consciência (Romanos 14:22).

 O apadrinhamento de um bebê só não deve estar associado a um batismo.

O apadrinhamento é uma prática da igreja católica e de algumas igrejas protestantes. 

O padrinho e a madrinha assumem a responsabilidade de educar a criança nos caminhos de Deus, em conjunto com os pais.

Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22:6

Se o casal crente decidir ter padrinho e madrinha para seu filho, deve escolher pessoas que:

  • São crentes – se não crêem em Jesus, não vão ajudar a educar a criança sobre Jesus
  • São um bom exemplo – crianças aprendem observando as ações, não apenas ouvindo o ensino
  • Vão apoiar os pais – os padrinhos podem ajudar e aconselhar os pais mas devem sempre respeitar a autoridade dos pais no ensino da criança

Algumas pessoas da Bíblia foram “pais espirituais” - pessoas que levaram outras para Jesus e lhes ensinaram o evangelho, ajudando no seu crescimento. Paulo se considerava “pai” de Timóteo e dos membros da igreja de Corinto (1 Timóteo 1:2; 1 Coríntios 4:14-15). Nesse sentido, Paulo era parecido com um padrinho.

Por outro lado, não há nenhum caso na Bíblia de uma pessoa sendo convidada para apadrinhar uma criança desde seu nascimento. 

A responsabilidade de educar a criança nos caminhos de Deus recai principalmente sobre os pais (Deuteronômio 6:6-7). 

Quando a criança não tem pais, a pessoa que cuida da criança tem essa responsabilidade.

Apadrinhamento e batismo

O apadrinhamento surgiu por causa do batismo de bebês. 

Nas igrejas onde o batismo de bebês é praticado, os padrinhos servem como porta-voz da criança. 

Como a criança nada entende, os padrinhos renunciam ao pecado e confessam Jesus como seu salvador em seu lugar. Isso não é bíblico.

A Bíblia ensina que aceitar Jesus como salvador é uma decisão pessoal. 

Ninguém pode confessar Jesus em lugar de outra pessoa. 

O batismo é para todo aquele que crê, não para o bebê que ainda não entende (Marcos 16:16).

Jesus Foi Apresentado no Templo ao Oitavo Dia?


Passados os dias da purificação deles segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor, conforme o que está escrito na Lei do Senhor: 

Todo primogênito ao Senhor será consagrado; e para oferecer um sacrifício, segundo o que está escrito na referida Lei: Um par de rolas ou dois pombinhos.” (Lc 2:22-24) 

Então, quando Jesus foi apresentado no templo?
Segundo a lei de Moisés, registrado em (Levítico 12:1-8) 

Por que não batizar crianças?

O batismo é um símbolo exterior do que acontece no interior de uma pessoa que resolve se render aos pés de Cristo. 

Arrepender-se significa dar um giro de 180° na vida. 

Esse arrependimento que inclui mudança no falar, no pensar e no agir, só pode ser demonstrado publicamente por meio do batismo. 

Contudo, algo que não escapar a nossa compreensão nessa hora é que o Homem só se arrepende quando Deus toca no seu coração! Sim, de fato é o Homem que se converte. 

Mas, aceitar a Cristo é sempre uma reação a ação de Deus. 

Sem o Espírito Santo para tirar a venda que está nos olhos do nosso coração é impossível crer. 

Devemos orar para que o Espírito Santo abra os olhos de todos aqueles que ainda não crêem. 

Tudo bem, mas o que isso tem haver com não batizar crianças? 

Tem haver que jamais uma criança tomará uma decisão de se arrepender de seus pecados, porque ela ainda nem sabe o que é isso! Ela não tem consciência de tal fato. 

Examine os textos bíblicos seguintes e veja no Novo Testamento quem eram as pessoas batizadas: Romanos 6:3; 1 Coríntios 12:13; Gálatas 3:27; Colossenses 2:12 e 1 Pedro 3:21. Perceba que nos quatro primeiros textos Paulo fala a pessoas adultas sobre o que vem a significar o batismo e suas implicações.

 Pedro em sua carta acompanha o mesmo pensamento.

Relacione esse pensamento com outros textos: Mateus 28:19; Marcos 16:16; João 3:5; Atos dos Apóstolos 2:38; Atos dos Apóstolos 10:48; Atos dos Apóstolos 22:16.

O batismo não é um sacramento Segundo a doutrina católica romana o batismo éum sacramento. 

“Sacramento” teria então o poder de conferir salvação para a criança, independente do exercício consciente da fé. 

Ou seja, no momento em que uma criança é batizada na igreja católica, e se os pais forem membros da igreja, então ali, naquele ato a criançajá está salva. 

Porém, em nenhum lugar das Escrituras podemos endossar tal pensamento. 

Alguns podem retrucar:

 ‘No Antigo Testamento as crianças com oito dias de nascidas eram circuncidadas. 

E a circuncisão no Antigo Testamento era sinal de que aquela criança fazia parte da Aliança, mesmo sem ter consciência disso’. 

Tudo bem. Esse é até um argumento razoável. No entanto. 

A revelação de Deus éprogressiva. 

Lembremo-nos de que todos os símbolos da Aliança no Antigo Testamento alcançaram sua plenitude em Jesus. 

Por exemplo, no Antigo Testamento o maná era o pão que os israelitas comeram. No Novo Testamento Jesus é o pão da vida. Os sacrifícios de animais eram requeridos como instrumentos para perdoar o pecador. Em Cristo, temos o sacrifício mais perfeito de todos. E sua validade é para sempre. 

Não necessitando assim que se façam mais sacrifícios1. Houve então uma progressão. As cerimônias religiosas de sacrifícios de animais eram permitidas no Antigo Testamento, já no Novo Não é mais assim. 

E, porque não é mais assim? 

Por que Jesus aperfeiçoou todos esses ritos. Portanto, de fato há uma ligação entre batismo e circuncisão. 

Só que, no Novo Testamento vemos um avanço na compreensão dessa ordenança sagrada.

 A Bíblia mostra de fato que é necessário haver uma compreensão mental antes, e só depois é que é feito o batismo.


Por aspersão ou imersão? 

A palavra batismo vem do grego baptizo.

O significado primário desta palavra é mergulhar, imergir, afundar. 

Também pode significar aspergir. 

No entanto, o interessante disso é que para aspergir, antes houve um imergir! 

Em Colossenses 2:12 temos uma figura muito clara de que o batismo deve ser por imersão. Paulo fala de sepultamento de Cristo, como sendo nosso sepultamento espiritual. 

O batismo é o sepultamento do velho homem. 

O ritual do mergulhar nas águas é uma simbologia que diz que uma lavagem completa foi feita na vida do nasce para Jesus Cristo. Quando se batizar? 

Então qual seria a idade ideal para batizar? Nós achamos que no caso de filhos de cristão protestantes, que batizam por imersão, a idade de 12 ou 13 anos seria a idade ideal. Isso é apenas uma idade ‘ideal’. 

Aqui não cabe estabelecermos com essa idade o que chamamos de ‘civilmente capaz’. 

Não estamos trabalhando com Constituição ou código penal. 

Apenas estamos delimitando nossos atos de fé. É apenas uma convenção que achamos plausível. Preciso afirmar também que não está prescrito na Bíblia tal idade para batizar criança. 

Não há nenhum mandamento específico dizendo: “batizem crianças a partir dos doze ou treze anos”. 

Os autores bíblicos, inspirados por Deus, não se ativeram a tratar tal assunto. 

Mas nem por isso ficaremos num vácuo.

 A questão da qual partimos para batizar uma pessoa é de que ela precisa estar consciente da mudança que Jesus Cristo operou em sua vida. Um adolescente na idade de doze anos já pode assimilar tal axioma. 

Os judeus, por exemplo, realizam uma cerimônia chamada ‘Bar mitzvah’.O nome significa ‘filho do mandamento’ no caso dos meninos, e o ‘Bat mitzvá’‘filha do mandamento’ no caso das meninas. 

Por meio dessa cerimônia o jovem judeu é inserido como um membro maduro na comunidade.

 Antes dessa idade os pais são os responsáveis pelos atos dos filhos. Depois que completam essa idade, os rapazes e moças são os responsáveis quanto à lei ritual judaica, a tradição e a ética. 

Conclusão Creio que estas são as básicas razões do porque não batizamos crianças recém-nascidas. 

A Igreja Batista  é uma das denominações que defendem o batismo por imersão e feito na idade de inicio da adolescência.

 Não o vemos em hipótese alguma como sacramento. Não somos os detentores da resposta final para tudo. Apenas nos esforçamos para crer conforme as Escrituras.

 O assunto do batismo de criança (pedobatismo) sempre teve e sempre terá margem para discussões. 

Cabe aqueles que examinam as Escrituras chegar com o auxílio do Espírito Santo, a uma decisão sobre qual posição crer!


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