terça-feira, 2 de janeiro de 2024

COMO FAÇO PARA SER BATIZADO COM O ESPÍRITO SANTO

Obatismo no Espírito Santo pode ter dois significados diferentes, dependendo do contexto: a conversão, quando o Espírito Santo entra na vida da pessoa; ou uma experiência poderosa com o Espírito Santo. Essas duas situações podem acontecer ao mesmo tempo ou em momentos distintos.

Na conversão

A Bíblia diz que quando uma pessoa se arrepende e aceita Jesus como seu salvador essa pessoa recebe o Espírito Santo. É o Espírito Santo que nos une a Deus. Nesse primeiro sentido, todos os salvos são batizados no Espírito Santo (1 Coríntios 12:13).

Alguns resultados de receber o Espírito Santo na conversão são:

  • Certeza da salvação – o Espírito Santo nos convence que somos filhos de Deus e que fomos perdoados – Romanos 8:16
  • Entendimento – através do Espírito Santo, entendemos realidades espirituais e as palavras da Bíblia ganham sentido – 1 Coríntios 2:12-13
  • União com a igreja – ficamos unidos pelo Espírito Santo a todas as outras pessoas no mundo que aceitaram Jesus como salvador

Cheio do Espírito Santo

A Bíblia também fala sobre se encher do Espírito Santo. Efésios 5:18 diz que ficar cheio do Espírito Santo é melhor que ficar cheio de vinho! Nesse segundo sentido, o batismo no Espírito Santo é uma experiência especial que o crente pode ter com Deus.

Quando uma pessoa fica cheia do Espírito Santo, pode ter vários efeitos:

  • Coragem – o crente perde a timidez, porque está completamente focado em Deus, não nas opiniões de outras pessoas – Atos dos Apóstolos 4:31
  • Capacitação – o Espírito Santo dá novas capacidades ao crente para ajudar no seu crescimento espiritual, na evangelização ou no crescimento da igreja; o crente poderá receber dons espirituais – Atos dos Apóstolos 19:6
  • Revelação – essa experiência poderá ajudar o crente a encontrar a resposta para uma dúvida, ou uma indicação do que deve fazer, ou um novo significado de uma palavra da Bíblia para sua vida - 
  • Dedicação – por causa dessa experiência, o crente pode sentir mais vontade de conhecer a Deus e se dedicar mais ao trabalho de Deus
Atenção! 

Nem todos que são batizados no Espírito Santo falam em línguas, ou profetizam, ou fazem milagres. 

Essas são apenas algumas coisas que podem acontecer. 

Ser batizado no Espírito Santo também não torna você “mais espiritual” que outros crentes.

Como posso ser batizado no Espírito Santo?

Não existe nenhuma fórmula mágica para ser batizado no Espírito Santo. Não podemos forçar Deus (1 Coríntios 12:11). Mas podemos procurar essa bênção.

Se você se arrependeu e aceitou Jesus como seu salvador, você já tem o Espírito Santo dentro de você. Mas se você quiser ficar cheio do Espírito Santo, conte para Deus. Na Bíblia, algumas pessoas ficaram cheias do Espírito Santo quando os líderes oraram por eles, impondo suas mãos. Outras pessoas simplesmente receberam quando estavam orando.

Se você está procurando mas ainda não recebeu, não desespere! Isso não significa que você é “menos espiritual” que outros crentes.

 Deus tem Seu tempo e sabe o que é melhor para você. Ser batizado no Espírito Santo não é a única forma que Deus tem para lhe abençoar a aprofundar seu relacionamento com Ele. Continue buscando mais de Deus com fé e Ele vai lhe abençoar (Salmos 37:4).

O que devo fazer depois de receber o Batismo no Espírito?

Quando você recebeu o batismo no Espírito Santo, você pode ter sentido uma alegria transbordante, uma plenitude interior muito grande, um novo sentido do amor de Deus, um novo fervor para falar aos outros sobre Jesus.

Mas depois disso pode ter havido um tempo de deserto espiritual inesperado e até mesmo uma guerra espiritual mais intensa. 

O que fazer então? 

Como você pode sustentar, promover e aprofundar esta graça maravilhosa que você recebeu?

O que vem em seguida é a vivência diária dessa efusão, buscando a plenitude da vida no Espírito. 

A fim de crescermos em nossa vida espiritual, temos de fazer escolhas radicais, voltando-nos ao Senhor com grande confiança. 

Para obter um exemplo de como viver o batismo no Espírito a longo prazo, não há lugar melhor do que olhar para o relato bíblico dos primeiros cristãos que receberam o batismo no Espírito no dia de Pentecostes. 

Lucas nos diz que “perseveraram eles na doutrina dos apóstolos, nas reuniões em comum, na fração do pão e nas orações”.(Atos 02:42). 

Este modo de vida continua a ser um modelo para os que são batizados no Espírito hoje em dia. 

Vejamos cada um dos seus elementos.

Doutrina dos Apóstolos

Os primeiros cristãos procuraram aprofundar a sua fé ouvindo atentamente ao que os apóstolos haviam aprendido com o próprio Jesus por três anos. 

Para nós, é essencial aprofundarmos o nosso conhecimento de Deus através do estudo das Escrituras e dos ensinamentos da Igreja. 

Isso inclui desenvolver o hábito diário da leitura da Bíblia e participar de retiros de formação sempre que possível.

 

Reuniões em Comum

Os primeiros Cristãos viveram uma vida de íntima fraternidade e Irmandade, tendo “tudo em comum” (Atos 02:44). 

Isso significa que eles se importavam uns com os outros de forma generosa, compartilhando seus bens materiais. 

Mas eles também se importavam uns com os outros de forma generosa compartilhando os carismas que Deus havia dado a cada um para a edificação do corpo. 

Os carismas são instrumentos poderosos para servir aos outros e veículos do amor de Deus por eles. 

Paulo nos diz: “Empenhai-vos em procurar a caridade. Aspirai igualmente aos dons espirituais, mas sobretudo ao da profecia” (1 Cor 14:1). 

Ele menciona a lista em 1 Coríntios 12:8-10 e Romanos 12:6-8, mas há muitos outros além daqueles que foram mencionados. 

Para crescer na graça do Batismo no Espírito, devemos desenvolver relacionamentos com outras pessoas que receberam esta graça e ajudar uns aos outros a acolher , discerni-los e exercê-los com humildade. 

Nosso grupo de oração ou Comunidade, oração em família e evangelização são lugares privilegiados para o despertar e o exercício.

Ao servir os irmãos no amor e na obediência da fé, os carismas crescerão.

Fração do Pão

A “fração do pão” significa tanto que os primeiros cristãos desfrutavam da companhia uns dos outros nas refeições em comum e que recebiam o pão da vida,

Nós também mantemos e aprofundamos a vida do Espírito dentro de nós participando, juntos, da Liturgia  outro  especialmente  da reconciliação.

 

Oração

Os primeiros Cristãos adoravam ir ao templo juntos e louvar a Deus (Atos 2:45-47). 

Para nós também é impossível crescermos no Espírito sem uma vida regular de oração.

Isso inclui o tempo diário passado com o Senhor, louvando-O e adorando-O, ouvindo-O através de Sua Palavra e intercedendo por outros.

Também pode incluir a  e a missa diária, se possível.

Vida no Espírito

Finalmente, crescer no Espírito Santo significa sermos conduzidos pelo Espírito Santo dia a dia, como exorta 

Paulo: “Pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Rom 08:14). 

Se vivemos pelo Espírito, andemos também de acordo com o Espírito”(Gal 05:25); “

“Deixai- vos conduzir pelo Espírito e não satisfareis os apetites da carne” (Gal 05:16). 

Satisfazer os apetites da carne é a desobedecer a Palavra de Deus, é ceder ao pecado, à raiva, à impureza ou à desobediência. 

A essência da vida no Espírito, por outro lado, significa:

-Não entristecermos o Espírito Santo por meio de ira, animosidade, maledicência, maldade, palavras torpes da vossa boca (cf. Col 3:8),

O crítica, amargura ou falta de vontade de perdoar. -

Não resistirmos ao Espírito Santo quando Ele aponta nossos pecados, mas reconhecer nossos pecados, arrependendo-nos, humilhando-nos e confessando-os. 

A graça do Batismo no Espírito pode enfraquecer, secar ou perder-se em tibieza devido ao pecado. -Sermos cheios do Espírito Santo (EF 5:18), ou seja, vivermos pelo Espírito cada dia, dedicados a Deus e separando-nos do mal. 

Jesus nos deu vida em abundância para podermos colher o fruto do Espírito (Gal 5:22-23). -Amar o Espírito Santo, orando a Ele todos os dias, invocando-O, ouvindo-O quando Ele nos inspira e obedecendo-O quando Ele nos exorta a exercer Seus dons e carismas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário