Qual é o límite de alguém que deseja apenas ter dinheiro?
Até onde ela pode ir?
Sempre é assustador quando pensamos em todas as coisas que as pessoas já fizeram por dinheiro.
Brian Banks é um ex-jogador de futebol americano que teve sua vida destruida por alguém que apenas queria dinheiro. Em 2002, foi acusado falsamente de estupro por uma colega de classe, que buscava, em realidade, processar o colegio, de onde de fato conseguiu uma indenização de U$ 1,5 milhão de dólares, enquanto que Banks foi condenado a 5 anos de prisão e mais 5 anos em liberdade condicional, além de ser registrado como agressor sexual. Em Março de 2011, quando Banks já se encontrava em liberdade condicional, a jovem que o havia acusado, procurou-o pelas redes sociais e marcou um encontro onde confessou a falsa acusação, sem saber que Banks estava gravando a conversa. Com isso ele pode ser inocentado, mas sua carreira como jogador estava comprometida!
Paulo em sua primeira carta a Timóteo, capítulo 6, verso 10 escreveu que o “amor ao dinheiro é a raiz de todos os males”. Importante ver que Paulo não fala que o dinheiro é a raiz de todos os males, mas sim, o amor a ele. O dinheiro em si não é algo mau. Mas por amor a ele, pessoas destroem a vida de outros seres humanos, por meio de muitos males: mentiras, enganos, estafas, sequestros e até assassinatos.
Vivemos em um mundo onde muitos amam ao dinheiro. Por isso, esse mundo está repleto de raízes de maldade. Mas eu e você podemos fugir disso. “Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão”.
Oração: Senhor, quero amar a ti e ao teu reino mas que ao dinheiro. Amém!
Versículo base: Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos. Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão. (NVI) 1 Timóteo 6:9-11
Se fizermos uma pesquisa veremos que os grandes problemas da humanidade, crimes, traições, disputas e outros males têm sua origem no dinheiro.
Brigas entre irmãos, desavenças entre amigos, ciladas e golpes os mais diversos têm uma única fonte: o dinheiro.
Por conta dele nações entram em guerra, famílias se deterioram, amizades são destruídas.
Não é raro ouvirmos histórias de pessoas que tomaram dinheiro emprestado a um amigo e em vez de pagarem, ou de se tornarem gratos pela ajuda, fizeram dele um inimigo, justamente para não pagarem a dívida.
Por conta do dinheiro, ou da relação promiscua com ele, várias pessoas têm perdido a fé, têm se afastado do caminho de Deus. Timóteo nos alerta sobre esse mal, lembrando-nos o quanto ele nos traz dores.
Mas a humanidade, presa às mentiras do inimigo tem sido incapaz de avaliar esse comportamento, com discernimento para compreender que o dinheiro é passageiro, por mais que ele compre bens, jamais será capaz de comprar o Bem eterno.
Uma amizade sincera, um amor verdadeiro não podem ser comprados.
Há um ditado popular que diz “aquilo que vem fácil, vai embora fácil”, ensinando que o dinheiro ganho de forma indevida só acrescenta dores, por mais que aparentemente traga conforto ou benefícios.
Quem usa dinheiro fruto de roubo, de corrupção ou de empréstimo não pago, para com ele adquirir um bem, na esteira, com consequência adquirirá males.
Mas Deus sempre nos mostra o melhor caminho e Ele garante que o pouco vindo de Deus é abençoado e multiplica, enquanto o que vem por formas escusas certamente trará consequências nefastas.
Hoje é um dia de fazer escolhas: nascer novamente para a vida conforme as orientações de Deus, ou envelhecer como o velho homem, seguindo os caminhos do mundo; viver as bênçãos de Deus, ou sofrer as consequências das maldições pelas escolhas mal feitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário