domingo, 19 de fevereiro de 2023

CRENTE COM A MENTE CAUTERIZADA

Ter uma mente cauterizada significa ter uma “mente morta” e fechada; insensível (Em grego – significa “queimar a ferro em brasa”). O termo cauterização está diretamente ligado á cicatrização. Cauterização mental é a falta de consciência e arrependimento. Faz-nos racionar que, coisas queimadas ficam mortas e perde a sensibilidade.

Assim como um ferro de marcar que danifica a pele a ponto de fazê-la perder o tato, a prática deliberada e persistente do pecado pode tornar a consciência insensível. “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão (Abandonarão a fé) alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo “cauterizada” a sua própria consciência”. (1 Tm 4:1,2)

Uma mente cauterizada é aquela que perdeu sua função, ou seja, a capacidade de raciocinar espiritualmente, está não consegue mais discernir o que é certo e o que é errado. Para os seres humanos, ter a consciência cauterizada é resultado do pecado constante, onde de tanto pecar, tudo já se tornou normal, a consciência não o incomoda mais. Eventualmente, o pecado adormece o senso moral de certo ou errado e o pecador torna-se insensível aos avisos da consciência.

A Bíblia explica que as Leis de Deus estão escritas dentro de cada um de nós, nos dando discernimento do certo e errado e a consciência tem a função de julgar nossos pensamentos, atitudes e comportamentos. Mas quando cauterizada, ela perde a funcionalidade e chegará um dia em que nossas atitudes e pensamentos mais íntimos serão julgados por Deus.

Eles mostram, pela sua maneira de agir, que no fundo de seus corações sabem fazer a diferença entre o certo e o errado. A Lei está escrita dentro deles; a sua própria consciência e os seus pensamentos mostram que isso é verdade, pois ás vezes os acusam e ás vezes os desculpam. Não há dúvida alguma de que chegará o dia quando Deus, por meio de Jesus Cristo, julgará a vida íntima de todos, seus pensamentos e seus motivos mais secretos, de acordo com o grande plano de Deus que eu anuncio.” (Rm 2:15,16)

O inimigo de nossa alma, luta para cauterizar as nossas mentes e a Palavra de Deus é sem dúvida um escudo poderoso para nos proteger desta terrível artimanha maligna, pois ela dá luz e entendimento aos mais simples. “A sua palavra é uma lâmpada que ilumina o caminho por onde eu ando. Ela me ajuda a não tropeçar!” (Sl 119:105)

Sabemos que somos falhos humanos e mesmo sendo tementes a Deus à medida que continuamos em nossa caminhada cristã, ainda estamos propensos a pecar, portanto devemos vigiar, Deus quer que confessamos nossos pecados a Ele.

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 Jo 1:9)

Quando nos permitimos praticar pecados, estamos “apagando” o Espírito Santo que habita em nós. “Não apaguem o Espírito”. (1 Tess 5:19). Quando continuamos em nossos pecados mentais sem confessá-los, quando estes são praticados por nossos corpos (carne), isto nos leva á morte espiritual (morrer sem salvação!).

Mas a tentação vem da fascinação dos próprios pensamentos e desejos maus do homem. Estes maus pensamentos levam ao pecado, e, quando o pecado é consumado, leva á morte”. (Tg 1: 14,15)

Isto entristece o Espírito Santo. No pecado nossa consciência fica moralmente insensível. Finalmente chegamos a um ponto em que a nossa consciência está cauterizada e assim é incapaz de nos ajudar a determinar o certo do errado. É como se um ferro em brasa tivesse sido aplicado à nossa consciência, destruindo-a totalmente. Pior ainda, podemos chegar ao lugar onde não mais nos importamos com o quanto pecamos.

“Queimar a ferro em brasa”, Paulo afirma que tais homens tiveram a sede do juízo moral totalmente queimado, impossibilitado então de distinguir entre a verdade e a mentira, entre o certo e o errado. Quantos hoje estão insensíveis para com a justiça Divina (Sem temor a Deus), chegando às vezes inverter os valores? “Ai dos que chamam o mal de bem e o bem mal; que dizem que as trevas são luz e a luz trevas; que afirmam que o amargo é doce e o doce é amargo!” (Is 5:20)


consciência tem a função de julgar nossos pensamentos, atitudes e comportamentos e isso nos diz muito á nosso próprio respeito. “E isso é uma verdade. Portanto, fale aos fiéis daí tão severamente quanto necessário para fazê-los fortes na fé, para que deixem de dar ouvidos ás lendas judaicas e às exigências de homens que se tornaram surdos à verdade. Uma pessoa pura de coração vê virtude e pureza em tudo, mas uma pessoa cujo coração é maligno e descrente acha maldade em tudo, pois sua mente impura e sua consciência rebelde estão corrompidas. Tais pessoas alegam que conhecem a Deus, mas seus atos o negam. São corruptas e desobedientes, imprestáveis para fazer qualquer coisa boa.” (Tito 1:13,16)

A cauterização da mente depois de um tempo começa a achar que tudo é normal. Orgias, traições entre casais, roubar, matar, mentir, usar drogas, bebedices! “Haaaa todo mundo faz, porque eu não posso fazer? Faço mesmo!” Não é assim? Não existe mais o temor a Deus, não existe mais o amor por si próprio, pela família e muito menos com a própria alma! (Justamente esta que viverá eternamente). Quantos não enxergam mais a gravidade do erro?

A consciência atingida com a cauterização passa a viver na justificativa, a mente FINGE que o erro não existe!

“O homem de coração perverso não prospera (Não encontrará felicidade) e o mentiroso tropeçará em sua própria maldade.” (Pv: 17:20). Um pecado vai levando a outro pecado, até que a pessoa esteja num completo lamaçal. Essas pessoas mentem para si mesmo e para Deus. Suas consciências já não doem mais, vivendo uma vida de mentiras. “(…) Vocês são como belos túmulos pintados: bonitos por fora, mas por dentro cheios de ossos de homens mortos, de podridão e de sujeira.” (MT 23: 27)

A todos os homens foi dada uma consciência, intuição natural do bem e do mal. Isto está bem demonstrado através de Adão e Eva quando comeram do fruto proibido, “A mulher ficou convencida. Reparando na beleza daquela árvore e que a sua fruta era agradável ao paladar e atraente aos olhos, além de lhe dar entendimento, tomou a fruta e comeu-a. Depois ofereceu a seu marido, e ele também comeu. Os olhos de ambos foram abertos, e perceberam que estavam nus. Foram então juntar folhas de figueira para cobrir-se.” (Gên 3:6,7), cobriram-se com folhas, como se isso pudesse encobrir a sua desobediência ao Senhor. E após comerem do fruto tornaram-se conhecedores do bem e do mal porque seus olhos foram abertos…”Então disse o Senhor Deus: “Agora que o homem se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal…” (Gên. 3:22)

Uma mente ou consciência cauterizada torna-se um armazém de maldades e pecados!

Pecados que dominam todo o corpo (Mente e Carne), “Não deixem que o pecado controle esse corpo mortal de vocês; e não cedam aos seus desejos pecaminosos.” (Rm 6,12). Os cristãos que continuam pecando apesar da disciplina Divina podem MORRER espiritualmente (Ir para o inferno!) devido ao seu pecado. “Se vocês virem um irmão pecar de uma forma que não cause a morte, devem pedir a Deus que o perdoe, e Deus lhe dará a vida, a não ser que ele tenha cometido pecado que leva à morte. Pois há pecado que causa a morte e por este não digo que se deva orar. É claro que toda injustiça é pecado. Mas há pecados que não levam á morte.” (1 Jo 5:16,17).

Purifique-se da má consciência! O cristão autêntico (Verdadeiro) tem a mente de Cristo, ou seja, pensa como Cristo. “Quem conheceu a mente do Senhor? Quem poderia ensinar alguma coisa ou dar conselhos a ele? Mas nós possuímos efetivamente a mente de Cristo.” (1Co 2:16)

Devemos admoestar (advertir amigavelmente) uns aos outros sobre o perigo do pecado. “Uma repreensão franca vale mais que o amor escondido. Melhor é o castigo de quem nos ama de verdade do que os beijos dados por um falso amigo.” (Pv 27:5-6). Passar a mão na cabeça de alguém a pretexto de que amamos ou por medo de magoar, acaba prejudicando você e a pessoa, onde, a sua consciência ficará te acusando e a pessoa vai continuar cometendo o mesmo erro, e caminhando cada vez mais para o pecado, podendo perder até a Salvação da Alma!

Devemos amar a justiça, mas odiar o pecado. “O Senhor ama o que está certo (A justiça) e odeia o mal…;”. (Hb 1:9). Não só na vida do próximo, mas essa investigação deve começar pela nossa própria vida. “É por isso que um homem deve examinar-se cuidadosamente a si mesmo…” (1Co 11:28)

Deve haver um esforço de nossa parte em não aceitar o mau sobre nossa vida “Por causa disto, procuro com toda a minha força manter sempre uma consciência limpa diante de Deus e dos homens.” (At 24:16), renovando nossas mentes “Não imitem a conduta e os costumes deste mundo, mas seja, cada um, uma pessoa nova e diferente, mostrando uma sadia renovação em tudo quanto faz e pensa. E assim vocês aprenderão, de experiência própria, a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12:2), mantendo um coração puro e uma fé sincera, sem hipocrisia. “O meu alvo é que todos os cristãos daí sejam cheios do amor que provém de um coração puro, e que suas mentes sejam limpas e a sua fé seja sincera (sem hipocrisia)” (1Tm 1:5)

“Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos e dos que se consideram inteligentes e sensatos.” (Is 5: 21). A insensibilidade para com Deus e sua Palavra é o resultado de uma consciência dura e cauterizada, e esta só pode ser alterada pela Escritura Sagrada e pela obediência na Palavra – “Não é a minha palavra como o fogo”, pergunta o Senhor, “Como um martelo que quebra a pedra mais dura?” (Jr. 23.29)

Sem dúvida que todos nós temos consciência (convicção) dos nossos pecados. Agora, o que estamos fazendo com eles? Procuramos cobri-los com o quê? Devemos confessar nossas culpas e pedir perdão, é isso que Deus requer de nós, não tente se esconder de Deus, pois não tem como! Pois para os contaminados com a lepra do pecado, nada é puro; tudo é impuro e condenatório. Só Deus tem o poder de limpar as nossas consciências, desde que Lhe confessemos os nossos pecados e culpas. Se arrependa de verdadeiro coração, não só da boca pra fora.

Há diferença entre Arrependimento e Remorso!

Você já se arrependeu por algo que cometeu e tempos depois se deu conta de que o que sentia havia sido apenas remorso?

Apesar de serem sempre confundidos, há diferença entre arrepender-se e sentir remorso. Ao se arrepender de algo que cometeu, a pessoa muda a direção; Busca conserto. Ao sentir remorso o indivíduo fica entristecido, angustiado; Mas logo esquece, torna a repeti-lo.

“A tristeza, segundo Deus, opera arrependimento para a salvação e não produz remorso, mas a tristeza segundo o mundo produz morte.” (2 Co 7:10)

O arrependimento leva à vida; à salvação, mas, o remorso leva à morte espiritual. O arrependimento segundo o homem, gera culpa e reincidência. Arrependimento segundo o coração de Deus gera mudanças. O verdadeiro arrependimento se dá primeiro na mudança do pensamento, que gera mudanças na postura.

“Mas, se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos limpar de toda maldade.” (1 João 1:9)

Se existe algo que você cometeu que considera irreparável, não fique se condenando a vida inteira. Se arrependa; confesse diante de Deus e mude a direção. Apesar de não poder reparar o seu erro, ao menos não o repetirá. Não busque esquecer o que fez, mas olhe para seu erro como algo que você precisa se arrepender; e também como um aprendizado de algo que nunca mais deve cometer.

“Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.” (2 Crônicas 7:14)

Lembre-se: ARREPENDIMENTO é bem diferente de REMORSO (Arrependimento a pessoa muda suas atitudes para sempre e não por alguns dias e Remorso a pessoa só muda de momento e depois volta a fazer tudo como antes) tenha o coração purificado da má consciência.

“Vamos diretamente ao próprio Deus, com o coração sincero e uma fé firme, com a consciência limpa da culpa, confiando plenamente que ele nos receberá, porque o sangue de Cristo já foi salpicado em nós para nos purificar, e porque já fomos lavados com a água pura.” (Hb 10:22). A Palavra de Deus, é a verdade que liberta, é a água que limpa!

Deus está pronto a te perdoar.
Não duvide disso!

“Quem procura esconder seus pecados não próspera, mas quem confessa e abandona seus pecados alcança misericórdia.” (Provérbios 28:13)

“ARREPENDIMENTO NÃO MATA, SALVA!” (2 Co 7:10)

Deus Abençoe á Todos!

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O “JULGAMENTO TEMERÁRIO” E O “JULGAMENTO DA RETA JUSTIÇA?”

 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O “JULGAMENTO TEMERÁRIO” E O “JULGAMENTO DA RETA JUSTIÇA?”

“Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.” (Mateus 7: 1 e 2)

A primeira parte a se compreender é que a Bíblia é um Livro e todo Livro tem COMEÇO, MEIO e FIM. É preciso ler os TEXTOS para entender o CONTEXTO, a Bíblia não é feita de versículos isolados. Pois TEXTOS Fora de CONTEXTO vira PRETEXTO para HERESIAS.

O hábito das pessoas em relação à Palavra de Deus é ler versículos e analisá-los individualmente ou fora de contexto, o que levam as pessoas muitas vezes a concluir algumas partes da Bíblia de forma errada, por isso se faz necessário ler o texto para interpretarmos o contexto corretamente, é importante analisar a Bíblia em sua totalidade. No contexto de (Mt 7: 1 e 2), se tornou comum ver as pessoas usando e repetindo religiosamente este versículo tentando nos fazer “calar a boca”.

O homem, por sua natureza vaidosa, não gosta de ser confrontado ou contrariado, e para afastar possíveis confrontos com aqueles que tentam lhes abrir os olhos para o Verdadeiro Evangelho, por vezes, prefere tentar calar quem o evangeliza com uma ameaça do tipo: “Cuidado! Você está julgando!”. Falam assim para justificar suas atitudes erradas de forma que ninguém possa mais corrigi-las, passam então a citar este versículo para nos fazer ficar quietos! Isto ocorre porque muitos aprenderam o significado dessa passagem de forma errada. 

Mas não fique triste com tais atitudes, pois até isso á Palavra de Deus nos esclarece. O Senhor nos ensina em Sua Palavra que aquele que aceita a repreensão é sábio e prudente. “O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma, porém o que atende à repreensão adquire entendimento.” (Provérbios 15:32)

O texto de Mt 7:1e2 não proíbe todo tipo de julgamento, somente o julgamento hipócrita ou julgamento temerário. Mas, o que é julgamento Hipócrita ou julgamento Temerário?

O julgamento Temerário/Hipócrita é um julgamento de quem aponta o defeito no outro, mas que tem o MESMO defeito ou até um defeito pior e quer corrigir o erro do outro! – É desse tipo de julgamento que Jesus se refere no versículo citado, esse tipo de julgamento é condenado por Jesus.

O julgamento TEMERÁRIO também é o julgamento precipitado, maldoso, apressado, arrogante, baseado em impressões, em informações de segunda mão, baseado no “ouvi dizer”, é tirar conclusões precipitadas sem conhecer os fatos, julgando conforme a sua consciência, formando sua própria opinião sobre a pessoa…e os termos “hipocrisia” e “hipócrita” significa “ser falso”, fingido, dissimulado, mentiroso e enganador.

Se analisarmos bem veremos que no Velho Testamento temos o (Livro de Juízes), Deus estabeleceu juízes entre seu povo já na época de Moisés. E o que faziam esses juízes? Oras, eles Julgavam! Julgar segundo a reta justiça de Deus, ou seja, de acordo com a Palavra/Bíblia!

Se a proibição bíblica de julgar fosse interpretada desta maneira, não haveria um juiz em toda a face da terra que não estivesse cometendo um pecado contra Deus, que é o Juiz dos juízes, e não haveria meio de se fazer justiça ou diferença entre o culpado e o inocente.

Se ninguém pode julgar, logo um juíz também não poderá ser cristão e desejar a Salvação, pois seu ofício é justamente o de “Julgar e Condenar”

E até mesmo você quando observa as pessoas com quem seu filho(a) estão andando e ao perceber que se trata de pessoas que podem lhe trazer uma má influência, o que você faz? Você o alerta! E ali você fez o quê? – Julgou!

Se seu filho começa a andar com pessoas no qual “você Julga” não serem boas companhias (ali você já julgou racionalmente), em seguida você vai exortar seu filho dentro da Reta Justiça (Bíblia) o que viu de errado na tal amizade.

Diariamente fazemos julgamentos racionais em diversas situações, na vida o tempo todo fazemos “julgamento racional”.

Observe:

Se não pode julgar por qual motivo existe o livro de Juízes na Bíblia?
Sansão fazia o quê?
Débora fazia o quê?
Salomão estava fazendo o que no caso do bebê e da mãe verdadeira e mãe falsa?

“mas julgai segundo a reta justiça” (Joao 7:24)

De fato, quando a Bíblia recomenda o não julgamento, trata-se daquele julgamento temerário (Que inclusive esta escrito logo no TÍTULO da passagem 7 de Mateus – “Continuação do Sermão da montanha – O juízo temerário…é só conferir!)

Um exemplo bíblico é o julgamento dos fariseus que julgavam certas práticas do povo, ou de alguns grupos de indivíduos, mas também as praticavam.

Jesus recriminou o julgamento hipócrita dos fariseus, que não olhavam para sua condição de cegos (com uma trave impedindo a visão) e desejavam enxergar o cisco no olho dos outros. No caso dos fariseus, a aparência exterior não correspondia às suas atitudes, porque eles tinham uma aparência de santidade e perfeição, mas suas obras eram más, exigiam dos outros aquilo que eles mesmos não conseguiam fazer, os fariseus viam os pecados dos outros, mas não conseguiam enxergar suas próprias transgressões:

“Ai de vocês, fariseus e mestres da lei! Vocês são como belos túmulos pintados: bonitos por fora, mas por dentro cheios de ossos de homens mortos, de podridão e sujeira. Vocês procuram parecer homens santos, mas por baixo desses mantos de bondade estão corações manchados de toda espécie de fingimento e maldade. Ai de vocês, fariseus e mestres da lei, hipócritas…” (Mateus 23: 27 a 29)

 Ao passo que Jesus condenava a hipocrisia, ELE REPREENDIA severamente os escribas e fariseus por sua prática. Jesus disse: “Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para TIRAR o cisco do olho do seu irmão”. (Mateus 7:5) – Neste caso os fariseus não eram dignos de corrigir ninguém, pois eles tinham pecados piores (Tipo o sujo falando do mal lavado!)

Note que Jesus manda a pessoa olhar primeiro para si e (Se autojulgar/Fazer um auto-exame de consciência), e que ela resolva primeiro a sua situação para, só depois, ter autoridade para olhar para a situação do outro e corrigi-lo, portanto se você não comete o mesmo erro de alguém que você quer bem, devemos corrigir/exortar/julgar dentro da Palavra de Deus, ou seja, dentro da Reta Justiça.

Jesus trouxe aos seus discípulos um ensino sobre as condições em que eles deveriam exercitar seus julgamentos. Jesus não proibiu o julgamento, mas advertiu quanto aos cuidados que deveriam ser tomados quando fossem executar essa tarefa, para que não viesse a cair no mesmo erro dos escribas e fariseus. Os fariseus julgavam e criticavam os outros para exaltar a si mesmos (Lc 18:9-14).

A Bíblia proíbe o julgamento hipócrita/temerário, quem não encara os próprios pecados com honestidade e não os confessa, torna-se cego e não pode ver claramente para ajudar seus semelhantes, cegos conduzindo cegos, copos limpos por fora, mas sujos por dentro! – “Deixai-os; são condutores cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova.” (Mateus 15:14).

O Julgamento da “Reta Justiça” É aquele julgamento onde analisamos as escrituras e nela discenirmos e “JULGAMOS” o certo do errado na vida cotidiana. É o “julgar” com base na Palavra de Deus dentro da “conduta” de Deus, dentro da “Reta Justiça” de Deus – o que é a Reta Justiça? É a Palavra, é a Bíblia é o Evangelho!

Jesus nos manda sim Julgar/Exortar: (Corrigir, Aconselhar; animar; encorajar, proclamar de forma autêntica o Evangelho). Exortar não é brigar, nesse tipo de atitude não deve haver grosseria e sim amor. O apóstolo Paulo diz “Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, REPREENDA, CORRIJA, EXORTE com toda a paciência e doutrina.” (2 Timóteo 4:2).

Doutrina é o ensino da Palavra de Deus, exortar é uma atribuição do cristão que obedece a Deus e Ele espera que você exorte de acordo com a Palavra Dele, repreendendo a pessoa em amor a fim de que ela possa se arrepender. Para isso, você deve conhecer a Palavra de Deus e mostrar para essa pessoa qual é a vontade de Deus em relação ao erro que ela cometeu.

Se combatermos um erro, devemos ser responsáveis em mostrar biblicamente onde elas estão desajustadas com a Palavra de Deus e não simplesmente dizer que os outros estão errados e que nós estamos certos, o importante é estarmos seguros de que estamos realizando, uma exortação justa!

Por isso, jamais podemos ajudar a tirar o cisco do olho de alguém o abordando sem amor, com preconceito, impaciência, insensibilidade e incompreensão, porque isso certamente causará mais estrago do que o cisco que ali está.

A exortação não deve ser motivada por um desejo de condenar os outros, mas sim voltado a ajudar as pessoas, qualquer atitude prejudicial a alguém não é do agrado de Deus. Jesus em nenhum momento nos incentiva á ficarmos calados diante dos erros dos outros, Ele exorta para olharmos para dentro de nós antes de corrigir alguém, veja:

“Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: Deixe-me tirar o cisco do seu olho, quando há uma viga no seu?” (Mateus 7: 3 e 4)

Jesus falou sobre a atitude de apontar defeitos em uma pessoa a partir de sua própria opinião sem reconhecer os seus próprios erros, sair julgando sem antes sondar, o que de fato acontece para a pessoa ser ou agir de tal forma. Ninguém, nem que se julgue o mais obediente a Deus, pode realizar qualquer julgamento segundo a sua própria opinião.

Portanto não se deixe levar pelo “Cala a boca, que você esta me julgando!” Não devemos fazer vista grossa para os erros nítidos. Não devemos nos calar jamais, pelo contrário, devemos por obrigação exortar e lutar pelo Evangelho genuíno de Cristo, afinal, quem ama luta pela verdade, pois “O amor não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade”. (1 Co 13:6)

Os cristãos só repetem o que a própria Bíblia já diz:

Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus. Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus” (1 Co 6:9,10)

A própria Bíblia já faz esse julgamento e condenação e cabe ao cristão exortar, igual Cristo fazia, isso é ser Modelo de Cristo.

(na vida a gente só consegue ter uma linha de raciocínio se antes fizer um julgamento prévio sobre o certo e errado)

Jesus não foi assassinado porque Ele era um “cara maneiro, gente fina, good vibes”, pessoas legais não são assassinadas!

Ele foi assassinado justamente porque Ele incomodava com a verdade e combatendo o pecado, ou seja, Ele mostrava a Luz da Reta Justiça (Bíblia/Palavra) onde as pessoas estavam errando e agindo na hipocrisia.

O Cristão que não prega a verdade dentro da Reta Justiça é um cristão frouxo.

E por amor aos nossos queridos, devemos sempre que preciso repreender quando a Obra de Deus correr o risco de ser escandalizada, até porque a Palavra nos orienta que Deus não se agrada daquele que escandaliza a Obra de Deus “Jesus disse aos seus discípulos:

“Sempre haverá coisas que levem as pessoas a tropeçar, mas ai daquele por meio de quem elas acontecerem. Seria muito melhor para ele que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço do que levar um desses pequeninos (Ou seja, aqueles que são fracos na fé ou pessoas humildes) a pecar. Eu estou avisando a vocês! ‘CHAME A ATENÇÃO DE SEU IRMÃO SE ELE PECAR, e perdoe-lhe se ele se arrepender.” (Lucas 17: 1,3)

Devemos sempre ministrar a verdade (a Palavra de Deus) às pessoas, sem medo e de consciência limpa (Pois se você não comete o mesmo erro da pessoa, você pode e deve exortar, você NÃO estará fazendo um julgamento temerário/hipócrita! E além disso, você não esta falando nada além do que a boca de Deus já disse “A Bíblia!”). O Senhor ainda nos ensina que aquele que repreende o homem terá ainda mais amizade com Ele do que aquele que o elogia falsamente. “Quem REPREENDE o próximo acabará ganhando um amigo, mas quem faz elogios mentirosos será desprezado.” (Provérbios 28:23)

Em outras palavras, Deus não quer que sejamos cúmplices do pecado omitindo-se. O Senhor nos alerta em vários versículos sobre o pecado da omissão. “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.” (Tiago 4:17) – Se você sabe que uma determinada atitude não está de acordo com a vontade de Deus, mas não se manifesta contra, você se torna cúmplice e também comete pecado.

Todas as vezes que você exortar uma atitude que não condiz com a Bíblia, faça isso em amor com o desejo de que esse irmão se arrependa e volte a andar no caminho correto. Paulo escreveu aos Coríntios que tudo que eles fizessem deveria ser feito em amor. “Todas as vossas coisas sejam feitas com amor.” (1 Coríntios 16:14)

Deus nos chama para evitar o pecado e ajudar outros á também ficarem livres do mal. “Não julgueis segundo a aparência [esse é o temerário], mas JULGAI segundo a RETA JUSTIÇA.” [Esse é incentivado pela Bíblia] (João 7:24). Aqui nosso Senhor ordena que devemos “julgar segundo a reta justiça”, que é o julgamento baseado na Palavra de Deus (Exortação), exortando segundo á Palavra de Deus, Ele ensina contra o julgar pela mera aparência.

Se julgarmos os outros temerariamente e precipitadamente, então também seremos julgados assim! – por isso é que tem muita diferença de você exortar e de você julgar de forma Hipócrita/Temerária. O que o cristão pode fazer então, ao exortar contra o pecado, e não constituir-se um juiz, (Pois juiz é Deus). O que podemos fazer é AFIRMAR que a Bíblia condena tal prática e que se esta pessoa não se arrepender, terá a condenação que a Própria Bíblia propõe, e apenas você disse o que Nela está escrito, falar a verdade bíblica (exortar/julgar segundo a Bíblia) não é julgar temerariamente!

“Se você é chamado para falar, então fale como se o próprio Deus estivesse falando através de você. Se você é chamado para ajudar os outros, faça-o com todas as forças e a energia que Deus lhe concede, a fim de que Ele seja glorificado por meio de Jesus Cristo, a Ele seja a glória e o poder para todo o sempre. Amém.” (1 Pedro 4:11)

 Juiz é só Deus e quanto ao julgamento…o próprio Senhor Jesus disse que veio para salvar o homem e não para julgá-lo, pois isso, será feito futuramente, com base no comportamento de cada um em relação à Sua Palavra “Se alguém me ouvir e não me obedecer, não sou eu o juiz dele; pois eu vim salvar, e não julgar o mundo. Mas todo aquele que me rejeita e despreza a minha mensagem, será julgado no dia do juízo pelas verdades que eu tenho falado.” (João 12:47e 48)

Devemos sim buscar EXORTAR para a vida, mostrando o erro do outro, mas também mostrando o caminho do arrependimento para ele!

“PORTANTO, REPREENDE-OS SEVERAMENTE, PARA QUE SEJAM SÃOS NA FÉ” (Tito 1:13)

(SÃOS na Fé: Quer dizer “BOM, SADIOS, SAUDÁVEIS na Fé”)

Para esta questão de julgamento muitos irmãos argumentam o capítulo 1 Coríntios 6:2,3, mas o que o apostolo Paulo queria dizer nestes dois versículos?

A Bíblia não é feita de versículos isolados, sempre deve-se ler o texto para entender o contexto! No capítulo 1 de 1 aos Coríntios, Paulo repreende o povo de Coríntio porque eles procuravam processar seus irmãos, buscando a justiça de homens “pagãos adoradores de “deuses” que nada entendiam e respeitavam sobre os propósitos de Deus, alguns nem em Deus acreditavam e no (1Co 6:1,6) ele disse:

“Se algum de vocês tem alguma coisa contra OUTRO IRMÃO, como se atreve a ir á JUSTIÇA e pedir A UM TRIBUNAL PAGÃO QUE DECIDA A QUESTÃO, em vez de LEVÁ-LA aos SANTOS (Povo de Deus) para DECIDIREM QUEM DE VOCÊS ESTÁ CERTO? Vocês não sabem que os santos irão julgar o mundo (os não salvos)? Assim sendo, se vocês vão julgar o mundo, por que é que não podem decidir nem mesmo ESSAS CAUSAS MENORES, sem importância, entre vocês? Vocês não sabem que nós, os santos, julgaremos até mesmo os anjos? (Aqui ele se refere aos anjos caídos, ou seja, demônios que irão para o lago de fogo junto com Satanás).

Portanto, VOCÊS DEVERIAM SER CAPAZES DE RESOLVER SEUS PROBLEMAS AQUI NA TERRA COM TODA A FACILIDADE. Por que, então, ir á JUÍZES DE FORA QUE NEM MESMO SÃO DA IGREJA PARA RESOLVER UMA QUESTÃO ENTRE IRMÃOS? Estou tentando dizer isso para vocês sentirem vergonha. Por acaso não existe ninguém, EM TODA A IGREJA, QUE SEJA BASTANTE SÁBIO PARA RESOLVER ESSAS DISPUTAS? Mas, em vez disso, UM IRMÃO PROCESSA O OUTRO E ACUSA O SEU IRMÃO EM CRISTO DIANTE DE DESCRENTES!” (1Co 6:1,6)

Veja que em Corínto eles processavam seus irmãos, por danos pessoais sem importância. Paulo ficou horrorizado ao ver que os cristãos que irão julgar o mundo estavam resolvendo as diferenças entre si em TRIBUNAIS HUMANOS. Então, ele proibiu terminantemente os cristãos de processarem os outros cristãos. E os aconselhou a indicarem um IRMÃO (Que conhece a respeito das Leis e doutrinas de Deus) para julgá-los.

Em 1ª Co 6,2 “Não sabeis que os santos julgarão o mundo?” E, no versículo 3: “Não sabeis que nós julgaremos os anjos?” Paulo faz uma alusão ao Apocalipse 20;4 até 15 (Juízo Final). Os “anjos” citados aí não é uma referência aos anjos que estão junto a Deus, mas sim aos anjos que foram seduzidos por Lúcifer (os demônios), estes que serão julgados e condenados pelos santos!

Paulo alerta aos corintios que quando estiverem em desacordo com alguém não procurar injustos pra mediar a conciliação porque esses não vão herdar o reino dos Céus, ou seja somente justos e santos (Conhecedores da Palavra e das doutrinas de Deus) podem julgar alguma coisa, quando fala de nós julgarmos os anjos é uma tentativa de mandar o povo de Corínto serem mais santos pois só assim podem julgar alguma coisa.

E no decorrer do texto Paulo ainda exorta os comportamentos que devem ser evitados nos versículos seguintes para que encontre a justiça: “Vocês não sabem que os que fazem tais coisas (Isto, é perversos) não têm parte no reino de Deus? Não se enganem a si próprios. Os imorais, os adoradores de ídolos, os adúlteros ou os homossexuais, os efeminados, os ladrões, os gananciosos, os bêbados, os caluniadores e os salteadores não terão parte no Reino de Deus.” (1 Co 6: 9,10)

“Sua crença na verdade que lhes foi ensinada deve ser forte e firme, a fim de que possam ensiná-la aos outros e mostrar aos que discordam deles onde é que estão errados.” (Tito 1:9).

“Sua crença na verdade que lhes foi ensinada deve ser forte e firme, a fim de que possam ensiná-la aos outros e mostrar aos que discordam deles onde é que estão errados.” (Tito 1:9).

É correto “batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos” (Judas 3). Faça somente a sua parte, lembrando sempre que somos á luz do mundo. Obedeça a Deus e seja sal e luz durante toda a sua vida.

“Vocês são o sal da terra. Mas, se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. Vocês são a luz do mundo…” (Mateus 5: 13,14)

Deus Abençoe á Todos!

VÁRIOS TIPOS DE CRENTE

 

CRENTE "CHICLETES" - Só mastiga a Palavra, mas não engole...
CRENTE PIOLHO - Anda pela cabeça dos outros...
CRENTE PIPOCA - Vive dando pulo...
CRENTE MACACO - Vive pulando de igreja em igreja...
CRENTE NÔMADE - Vive trocando de Habitat
CRENTE PASSAGEIRO - Vive passeando pelas igrejas...
CRENTE CARRAPATO - Vive colado nos outros...
CRENTE SANGUESSUGA - Vive sugando os bens dos irmãos...
CRENTE URUBU - Vive se alimentando da carne dos irmãos... "Huumm... Hoje vamos comer Pastor a Milanesa"
CRENTE CAMALEÃO - Está toda hora mudando pra se adaptar ao ambiente...ao mundo, a igreja, etc.
CRENTE 007 - Esse é o agente secreto de Cristo, ninguém sabe que ele é crente...
CRENTE IÔ-IÔ - Está sempre saindo e voltando para as mãos de Deus...
CRENTE ELEVADOR - Está sempre subindo e descendo na vida espiritual...
CRENTE LEÃO - Não se meta com ele, pois ele é o rei da igreja...
CRENTE JACARÉ - Tem uma BOCA...
CRENTE PAPAGAIO - Só sabe orar usando no máximo 20 palavras...
CRENTE PINGUIM - Vive sempre numa Geleira Espiritual...
CRENTE CHUCHU - Não tem gosto de nada...
CRENTE DENOREX - Parece mas não é...
CRENTE BRASTEMP - Não tem comparação... (COM CRISTO)
CRENTE RUBINHO BARRICHELLO - Corre toda hora mas nunca vence...
CRENTE TOCHA - Tá toda hora queimando... "queima demônio, queima ele Jesus!"
CRENTE KIKO DO CHAVES - Esse não se mistura com a "Gentalha"
CRENTE CHAPOLIN - Você pode contar com ele, menos com sua astúcia...
CRENTE NOÉ - Nunca as coisas são pra ele. Ele diz:  "NOÉ COMIGO IRMÃO"
CRENTE HOMEM-ARANHA - Sobe pelas paredes por qualquer coisa...
CRENTE 6Hrs - Sempre querendo que os outros orem por ele: "SEIS" ORA POR MIM TÁ BOM?"
CRENTE ZAGALO - Os irmãos vão ter que "me engolir"
CRENTE CHACRINHA - Só dá abacaxi pros irmãos.
CRENTE PÃO DE FÔRMA - Miolo mole, casca grossa, chato e quadrado...
CRENTE REXONA - A Bíblia sempre debaixo do braço...

CRENTE CABELEIREIRO - Trabalha só para fazer a cabeça dos outros...
CRENTE RIVALDO - Se acha o bom e injustiçado!
CRENTE URSO - No inverno ele fica hibernando...

CRENTE ÔBA-ÔBA - "Tudo é festa".
CRENTE CARRINHO-DE-MÃO - Alguém tem que empurrá-lo até a igreja...
CRENTE FRÁGIL - CHEIO DOS "Não me toques!"
CRENTE GABRIELA - "Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou assim, vou ser sempre assim..."
CRENTE MACHADO - Qualquer ideia, ele já corta!
CRENTE BULE - de "PÔ CAFÉ" (POUCA FÉ).
CRENTE ESCOTEIRO - Só vai em acampamento....
CRENTE ROCAMBOLE - Esse vive enrolado...
CRENTE KODAK - Vive de Revelação em Revelação...
CRENTE ENXADA - Quando o pastor tá pregando, ele diz: "É PRÁ MIM!"
CRENTE PÁ - Quando o pastor tá pregando, ele diz: "É PÁ ELE!"
CRENTE COM DOM DO CANTO - Fica sempre lá no canto da igreja, sozinho...
CRENTE CELULAR - Só vive desligado ou fora de área...
CRENTE AVIÃO - Vive nas nuvens...
CRENTE FOGUETE - Vive no mundo da lua...


Que tipo de crente você é ?

Crente RAIMUNDO: vive com um pé na Igreja e o outro no mundo.

Crente FAUSTÃO: ele só vai à igreja aos domingos.

Crente BATOM: ele só vai à igreja se a mulher for.

Crente BOLSA DE VALORES: um dia ele está em alta, outro dia ele está em baixa.

Crente JORNAL: todo dia ele é notícia.

Crente JACARÉ – tem uma boquinha…

Crente CHAPOLIM – você pode contar com tudo… menos com sua astúcia.

Crente FOGUETE – vive no mundo da Lua

Crente CHICLETE – só mastiga a Palavra, mas não engole… ou vive colado no pé do Pastor

Crente 007 – esse é o agente secreto de Cristo infiltrado no submundo de Satanás… 

Crente Iô-Iô – está sempre saindo e voltando para a mão de Deus… 

Crente PAPAGAIO – só sabe orar com no máximo usando 20 palavras… 

Crente DENOREX – parece mas não é… 

Crente KIKO do Chaves – esse não se mistura com a “gentalha” 

Crente BALAÃO – enxerga espiritualmente menos que uma mula… 

Crente NOÉ – Nunca as coisas são com ele, “Noé comigo irmão” 

Crente 6h – Sempre dependendo da oração dos irmãos: “seis” ora por mim?” 

Crente ALELUIA GLÓRIA A DEUS – Pastor pregando: “Porque o diabo veio para matar…” e o irmão: Aleluia Glória a Deus 

Crente PÃO DE FORMA  – miolo mole, casca grossa, chato e quadrado 

Crente CABELEREIRO  – trabalha só pra fazer a cabeça dos outros… 

Crente PENTA – Ainda pensa que Deus é 5: Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo, Maria e Santo Antônio 

Crente RIVALDO – Se acha o bom e injustiçado! 

Crente CARRINHO DE MÃO – alguém tem que empurrá-lo até a igreja. 

Crente TRAILLER – alguém tem que puxá-lo até à igreja. 

Crente ESTRELINHA DE JESUS – qualquer coisa, sai da igreja. 

Crente BULE – de “pô café” (pouca fé). 

Crente ESCOTEIRO – só aparece em época de acampamento. 

Crente KODAK – vive de revelação. 

Crente COM DOM DE CANTO – fica lá no canto da igreja encostado, e não quer saber de trabalhar! 

Crente CELULAR – só vive desligado ou fora de área. 

Crente MACHADO – qualquer idéia, ele já corta.

Crente AÇÚCAR: tem medo de ir para o culto em dia de chuva, pois se for derrete.

Crente FUSQUINHA 73: só pega no empurrão.

Crente FUSQUINHA (2): ele só vive apertado.

Crente BORBOLETA: é aquele que anda de igreja em igreja.

Crente BULE: é um crente de pô-café.

Crente CARRINHO DE MÃO: precisa ser empurrado (pelo pastor, pela esposa…) para trabalhar nos ministérios da Igreja.

Crente CELULAR: só vive desligado ou fora de área.

Crente BRADESCO: só fica no banco.

Crente DEPUTADO: só aparece na igreja em tempo de campanha.

Crente ESCOTEIRO: só aparece na igreja em tempo de acampamento.

Crente FLORZINHA DE JESUS: qualquer coisinha boba ele deixa a igreja.

Crente BROCHE: só quer viver grudado no Pastor.

Crente GABRIELA: “eu nasci assim, eu cresci assim, e vou ser sempre assim, “Gabriela…”.

Crente BALÃO: ele sobe, sobe, sobe… depois desce, desce, desce, desce e desaparece.

Crente MANTEIGA: não pode ouvir uma exortação pastoral que se derrete.

Crente ROCAMBOLE: só vive enrolado.

Crente PAPAGAIO: vive repetindo tudo que ouve sem examinar as Escrituras


APOSTILA A MINHA ESPOSA NÃO ME AMA MAIS

  INTRODUÇÃO 1 CAPÍTULO QUANDO A ESPOSA NÃO PROCURA MAIS O MARIDO... CAPÍTULO 2 AS 10 OPÇÃO PORQUE A ESPOSA NÃO PROCURA MAIS O MARIDO....