MANUAL CUIDADO COM CIGARRO É A BEBIDAS




INTRODUÇÃO

CAPÍTULO  1 A BÍBLIA PROÍBE O CIGARRO?

CAPÍTULO  2 A BÍBLIA PROÍBE BEBIDAS ALCOÓLICAS ?

CAPÍTULO  3 A BÍBLIA AVISO NÃO EMBRIAGA COM VINHO DA CONTENDAS ?

CAPÍTULO  4 CUIDADO COM AS MÁS  COMPANHIAS ?

CAPÍTULO  5 O CRISTÃO  PODE BEBER VINHO OU BEBIDA ALCOÓLICA?

Data 10/01/2010



18 Páginas

Escritor : Carlos Alberto c da silva

Celular: (11)95725-5927

 

Pastor Professor. Carlos Alberto Candido da Silva  Mestre em psicologia . Psicanalise, Bacharel em Teologia, Graduado em Filosofia, Graduado em História, Graduado em Pedagogia, Pós graduado em Docência do Ensino Superior, Pós graduado em Gestão e Administração Escolar ABD ...

                                 INTRODUÇÃO

É impressionante observar como o vício tem laçado de forma veraz a vida de tantas pessoas, e como tem prejudicado sua saúde física e emocional.

Afirmo categoricamente que o vício não respeita ninguém, e de forma sutil tem conseguido seu êxito em diversas camadas sociais, cristãs ou não, sejam nas de alto ou de baixo poder aquisitivo, envolvendo famosos ou não, idosos e até com jovens ,

O vício tem suas sutilezas. Ele aparece aos poucos.

O perigo talvez não esteja nas grandes doses ou tragadas, pois são apenas uma consequência daquilo que algum dia começou de forma bem diminutiva.

O verdadeiro problema talvez esteja nos pequenos começos, naquilo que é considerado “normal” aos olhos de muitos.

O lema do sistema em que vivemos é o seguinte:

 “Use, mas não abuse”. 

Porém, com o tempo, o vício se tornará mais forte para o usuário, e este, nem que queira, não conseguirá vencer mais aquilo que poderia ter sido evitado, se não considerado “normal” no início.

É o que está acontecendo hoje.

 Muitos querem e tentam de tudo para deixar o vício, mas não estão conseguindo abandoná-lo.

Agora, se o vício é algo tão prejudicial à saúde e em alguns casos leva a doenças e mortes, por que muitos se entregam a situações que podem levá-lo a ser um viciado?

O fato é que nem as propagandas que trazem advertência sobre tal assunto parecem resolver o problema.

A palavra do pastor Carlos c da silva meus irmãos e amigo e leitores  não espere alguma doença vir à tona ou receber algum laudo negativo por parte do médico para tomar as devidas providências com respeito a sua saúde e qualidade de vida.

Talvez neste dia você se encontre em um vício que não consegue mais dominar, mas quero encorajá-lo a buscar ajuda em tratamentos terapêuticos e espirituais.

Talvez você, que já é um cristão ou é um novo convertido, esteja convivendo com certos vícios prejudiciais.

Mas, Seja o que for que te domina, gostaria de te dizer algo: procure ajuda de Deus  e do seu pastor da sua igrejas Busque orientação com seu líder, peça oração, seja sincero e humilde, reconheça que precisa de libertação e cura.

Não deixe que Satanás coloque em seu coração sentimento de vergonha, a tal ponto de você viver de forma isolada e constrangida.

mas tome uma posição, principalmente você que já está um bom tempo na igreja.

A situação parece se complicar quando o caso envolve crentes mais antigos que infelizmente ainda de forma camuflada tem sérios hábitos destrutivos em suas vidas, mas há esperança para você.

No reino do Senhor, o arrependimento e a opção para um novo começo, tem um grande significado espiritual.

O cristianismo verdadeiro é marcado por novos começos.

 È viver a cada dia a novidade de vida em Cristo Jesus.

Em Provérbios 28:13 diz: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia”.

Jesus ama você e também o seu corpo.

Ele quer ver você livre de qualquer coisa que te sugue e te prenda.

Com Ele, sua vida nunca mais será a mesma.

 João 8:32 diz: “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.

 Não existe nada melhor para o homem do que viver livre, de bem com Deus e com seu próximo.

Como você está?

Livre ou preso a algum hábito destrutivo?

Quer ser liberto e ter uma vida abundante e prolongada?

Procure conhecer melhor Jesus Cristo, aquele que pode resolver seu problema e trazer harmonia ao seu coração.

CAPÍTULO 1 A BÍBLIA PROÍBE O CIGARRO?

Se você é um cristão fumante, não fique contente com o que vou falar nesse livro

É  nem por isso, saia por aí dizendo que fumar não é pecado; porque embora não haja referência ao fumo na Bíblia, existem várias advertências a respeito de coisas parecidas.

Se você pergunta se há algum versículo na Bíblia que proíbe o cigarro,

A resposta é não.

 Não existe nas Escrituras Sagradas algo como “não fumarás”

A palavra cigarro ou correspondente não existe na Bíblia simplesmente porque na época em que ela foi escrita, não havia fumo, a não ser no Continente Americano que seria descoberto pelos europeus somente depois de um milênio e meio após João escrever Apocalipse.

É  duas décadas, vários países tem adotado postura contra o tabagismo, restringindo-o em lugares públicos e veiculando alertas acerca das consequências do vício de fumo em todos os meios de comunicação.

 Ora, se o mundo que sempre se opôs ao evangelho confirma que o tabagismo é maléfico à saúde, quão maléfico deve ser!

Eu como pastor Carlos lendo a biblia  encontrei  um mandamentos e princípios cristãos suficientes para nos convencer de que o ato de fumar, além de fazer mal à saúde, é incompatível com a vida cristã:

“Tendo em vista que não se promulga lei para quem é justo, mas para transgressores e rebeldes, irreverentes e pecadores, ímpios e profanos, parricidas e matricidas, homicidas, impuros, sodomitas, raptores de homens, mentirosos, perjuros e para tudo quanto se opõe à sã doutrina.” (1Tm 1:9-10)

Embora que não mencionou cigarro, porém, termina dizendo “tudo quanto se opõe à sã doutrina”, mostrando mais uma vez que o argumento de que não há proibição de fumo na Bíblia não justifica o cigarro e tal argumento é incompatível com a vida cristã.

“Abstende-vos de toda forma de mal.” (1Ts 5:22)

Aí vocês cristãos  e não cristã  vai mim dizer  que não existe proibição ao fumo na Bíblia é um artifício bastante comum usado por muitos cristãos fumantes.

 Paulo, na epístola aos Gálatas, classificou a prostituição, glutonaria, bebedices, iras, invejas, entre outras e “coisas semelhantes a estas” (Gl 5:19-21) como obras da carne que inviabiliza a comunhão sincera com Deus:

 Como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.” (Gl 5:21)

IMAGINE UM PASTOR FUMANTE

Se um pastor fosse fumante, tragaria o seu cigarro durante a pregação?

 Creio que não. Por que não?

Porque esse pastor não conseguiria fazer isso sem se sentir acusado, visto que a sua consciência moral e também dos membros da igreja não aceita tal postura.

Isso mostra que por questões morais presentes em nossa sociedade, o ato de fumar não é bem vindo.

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. 

O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.” (Fp 4:8-9)

Todos conhecemos no mínimo um  cristão, homens e mulheres de muita fé  na Palavra e oração, porém, fumante.

 porém tem fé morna, mas nem um, nem outro pode honrar a Deus com seus atos e hábitos.

Para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.” (1Co:9:27)

Até poderíamos argumentar que existem centenas de irmãos que não fumam,

“Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.” (1Co 6:20)

TEM CUIDADO DE TI MESMO E DA DOUTRINA (1TM 4:16)

Se você é fumante e teve coragem de ler até aqui, creio que você não o fez apenas por curiosidade. Certamente, deve estar triste pela vida que leva.

Então, preste atenção às seguintes palavras:

“Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte.” (2Co 7:10)

 

“Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.” (Tg 4:7)

 

“Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente vivereis.” (Rm 8:13)

 

Não desejo ver na igreja irmãos sofrendo com câncer de boca, garganta, pulmões, ou outro órgão. Nem câncer, nem qualquer outra enfermidade que poderia ser evitada simplesmente aceitando a Verdade.

Não seja tolo em dizer “eu gosto, e vou morrer fumando”. Sinceramente,

você espera continuar fumando no Reino Eterno?

Para vocês que gosta da chupeta do diabo?

Muitos já virou dependente de um vício
Que já virou obsessão Cada cigarro que vocês  fuma é um prego para o seu  caixão essa chupeta do demônios !
Malditas  nicotinas

ABANDONE HOJE O HÁBITO DE FUMAR

E não diga que vai abandonar o cigarro aos poucos, porque quem faz assim, diminui gradativamente para 20, 15, 10, e daí a tendência é aumentar para 13, 30,60

Seja sincero consigo mesmo e com Deus. Porque quando nos entregamos de todo coração ao Senhor, a fé poderosa que Ele nos dá é o suficiente para mudar as nossas vidas. O mesmo vale para bebidas alcoólicas, drogas e medicamentos desnecessários.

Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.” (Ef 5:14-17)

“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12:2)

“Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.” (2Tm 2:22)

 No Mundo Espiritual o Cigarro e a  Chupeta do diabo!!!

Nada contra os fumantes, mas essa chupetinha ai vem tirando a vida de muitas pessoas,

por mais que essa chupeta as vezes pareça da um certo charme a muitas fotos de artistas e modelos famosos ela sempre sai queimada na foto e mesmo leva muitos para o inferno!

João 8:32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

Só Jesus  pode te libertar dessa chupeta do diabo.

CAPÍTULO 2 A BÍBLIA PROÍBE BEBIDAS ALCOÓLICAS ?

Todo Ano muitas famílias sofrem porque o pai, a mãe parentes  ou ambos, bebem demais.

O excesso no beber também é a causa de inúmeros acidentes como quedas e acidentes de trânsito casamento fracassados brigam  sem motivos etc.

 E, a longo prazo, o abuso do álcool pode danificar cérebro, coração, fígado e estômago.

Em muitos lares as bebidas alcoólicas costumam fazer parte das refeições. Já em outros, isso é inaceitável.

 Por que essa diferença de opinião?

 Há vários fatores envolvidos como cultura, saúde e religião,

 O QUE A BÍBLIA DIZ

A Bíblia condena a bebedeira e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, 

Para Deus  Ele não aprova a falta de autocontrole.

O álcool pode levar a pessoa imprudente a se desviar de seu padrão de moral. 

O abuso do álcool pode nos prejudicar de modo físico, moral e espiritual.

Além disso, a Bíblia afirma que os beberrões não ganharão a vida eterna.

1 Coríntios 6:10 nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.

Em que circunstâncias não se deve beber?

“O álcool é uma droga poderosa do diabo  contra sua vidas,

Por isso, existem circunstâncias em que mesmo o consumo moderado deve ser evitado.

As pessoas frequentemente ignoram o perigo e ‘acabam mal’ porque bebem sabendo que isso e errado para com Deus,

Provérbios 23:20 Não estejas entre os bebedores de vinho nem entre os comilões de carne.

 21 Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência vestirá de trapos o homem.

Desde os tempos antigos, homens e mulheres  bebiam vinho.

Essa bebida é mencionada mais de 200 vezes na Bíblia.

(Gênesis 27:25) “Come o teu alimento com alegria e bebe o teu vinho com um bom coração”

 Eclesiastes 9:7. O vinho provoca uma sensação de prazer e alegria,

por isso costumava ser servido em comemorações como casamentos. 

Vocês cristãos  e não cristã  vai mim dizer   então  pastor Carlos eu posso beber  vinhos

Não porque quando Jesus  foi numa festa de casamento fez seu primeiro  milagre de transforma água em vinho excelente (João 2:1-11)

vemos que Jesus transformou água em “vinho” nas bodas de Canaã. Que tipo de vinho era esse? 

A resposta deve ser determina­da pelos fatos contextuais e pela probabilidade moral.

A posição  é que Jesus fez vinho  suco de uva integral e sem fermentação.

 Os dados que se seguem apresentam fortes razões para rejeição da opinião de que Jesus fez vinho embriagante.

Muitos falsos pastores e profetas  ensina a  essa geração  do século  21 que pode beber vinhos alcoólico que Deus aprovar  e mentira do diabo para enganar vocês vigia :

Oséias 4:6 O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento.

O objetivo primordial desse milagre foi manifestar a sua glória de modo a desper­tar fé pessoal e a confiança em Jesus como o Filho de Deus, santo e justo, que veio salvar o seu povo do pecado,

Portanto, esse milagre destaca a soberania de Deus no mundo natural,

 tornan­do-se um símbolo de Cristo para transformar espiritualmente pecadores em filhos de Deus 

 Devido a esse milagre, vemos a glória de Cristo “como a glória do Unigênito do Pai”

Contraria a revelação bíblica quanto a perfeita obediência de Cristo a seu Pai celestial Jesus  nunca ia desobedece ao mandamento moral do Pai:

Que a biblia  diz..

“Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelhos se escoa suavemente”, i.e., quando é fermenta­do (Pv 23.31)

Cristo por certo nunca ia contra a palavra de Deus  que condenam o vinho embriagante como escarnecedor e alvoroçador

Provérbios 20:1 O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio.

bem como as palavras de Habacuque 2:15 Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro, misturando à bebida o seu furor, e que o embebeda para lhe contemplar as vergonhas!

 Sabemos que os convidados já tinham consumido todo o vinho da festa.

Isaías 28:7 Mas também estes cambaleiam por causa do vinho e não podem ter-se em pé por causa da bebida forte; o sacerdote e o profeta cambaleiam por causa da bebida forte, são vencidos pelo vinho, não podem ter-se em pé por causa da bebida forte; erram na visão, tropeçam no juízo.

Necessitando, assim, da intervenção divina de Jesus, na produção de mais vinho,

Romanos 14:17 Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.

 Imaginemos que o vinho consumido fosse alcoólico.

Possivelmente algumas pessoas já estariam embriagadas, então, se Jesus produzisse mais vinho alcoólico,

Ele estaria promovendo se pecado,

pois está escrito:

“Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro… e o embebedas” 

A bíblia expressamente nos diz que a bebedeira é obra da carne e quem praticá-la não herdará o Reino de Deus, está escrito:

1 Coríntios 6:10 nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.

Jesus nunca ia contra a palavra de Deus

Gálatas 5:21 invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.

 Caso Jesus estivesse promovendo a desobediência,

 Então  Ele seria participante do mesmo cometendo, assim pecado também e já não mais serviria como Cordeiro de Deus imaculado,  sem Mácula e sem Pecado,

No entanto a Bíblia diz:

“Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se de nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado ” Hb 4:15

A Palavra de Deus afirma que Jesus viveu uma vida de obediência total a Deus. Promovendo, assim, somente a Justiça e a Santificação.

IMPORTANTE:

 Lembremo-nos que, de acordo com as regras de hermenêutica, a Bíblia é INERRANTE, INFALÍVEL e não possui CONTRADIÇÕES!

Finalmente, a Bíblia declara de modo inequívoco que para evitar ais e pesares em lugar disso, fazer a vontade de Deus, os justos não devem admirar, nem desejar qualquer vinho fermentado que possa embriagar e viciar

Devido ao potencial das bebidas alcoólicas para corromper,

Deus ordenou que todos os sacerdotes de Israel se abstivessem de vinho e doutras bebidas fermentadas, durante sua vida ministerial.

 Deus considerava a violação desse manda­mento suficientemente grave para motivar a pena de morte para o sacerdote que a cometesse :

Levítico 10:9 Vinho ou bebida forte tu e teus filhos não bebereis quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações,

10 para fazerdes diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo

11 e para ensinardes aos filhos de Israel todos os estatutos que o Senhor lhes tem falado por intermédio de Moisés.

Olha bem Deus  já toma uma decisão de proibir o uso  de bebida alcoólica:

Salomão, na sabedoria que Deus lhe deu, escreveu:

Provérbios 20:1 O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio.

 As bebidas alcoólicas podem levar o usuário a zombar do padrão de justiça estabelecido por Deus e a perder o autocontrole no tocante ao pecado e à imoralidade.

CAPÍTULO 3 A BÍBLIA   AVISA NÃO EMBRIAGA COM VINHO DA CONTENDAS ?

A Bíblia traz uma  ordem contrastante para todos o Mundo é  para nós Cristão que  realmente que te uma vida Cheia do Espírito Santo:

Efésios 5:18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há Contenda, mas enchei-vos do Espírito,

Muitas pessoas procuram as bebidas alcoólicas para fugirem de seus problemas e se sentirem alegres, desinibidos e confiantes. No começo, tudo parece promissor.

 Mas no final a alegria dá lugar ao pesar, a desinibição dá lugar à vergonha, e a confiança dá lugar à dissolução.

Por fim, os problemas permanecem.

A Bíblia des­creve os maus efeitos do vinho embriagante 

Provérbios 23:29 Para quem são os ais? Para quem, os pesares? Para quem, as rixas? Para quem, as queixas? Para quem, as feridas sem causa? E para quem, os olhos vermelhos?

 30 Para os que se demoram em beber vinho, para os que andam buscando bebida misturada.

31 Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente.

32 Pois ao cabo morderá como a cobra e picará como o brasílico.

33 Os teus olhos verão coisas esquisitas, e o teu coração falará perversidades.

34 Serás como o que se deita no meio do mar e como o que se deita no alto do mastro

35 e dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando despertarei?

Então, tornarei a beber.

E uma ordem bíblica que não apenas mostra o perigo e o malefício da embriaguez, mas também contrasta o modo de vida terreno de pessoas que não vigia  com sua própria  vidas,

Mas os verdadeiros cristãos, por outro lado, jamais devem procurar no vinho sua fonte de contentamento.

 Para eles, o segredo para a verdadeira alegria é encher-se do Espírito

Então a ordem: “enchei-vos do Espírito” implica na verdade de que a alegria do Espírito não é superficial e momentânea como alegria da embriaguez.

A desinibição promovida pelo Espírito na vida do crente não o conduz à vergonha.

A confiança resultante do enchimento do Espírito jamais resulta em contenda.

 Diferentemente dos efeitos do álcool com sua alegria passageira, a presença do Espírito Santo faz com que os crentes sejam exultantes mesmo em meio à dor e o sofrimento.

 Paulo escreveu: “não vos embriagueis com vinho”?

apóstolo Paulo escreveu não vos embriagueis com vinho” em sua Carta aos Efésios numa seção em que ele fala sobre a necessidade de os crentes viverem de forma compatível à sua nova posição em Cristo.

 Os crentes formam a gloriosa Igreja de Cristo; eles foram eleitos desde a fundação do mundo;

 foram ressuscitados de seu estado de morte espiritual e feitos herdeiros da bênçãos espirituais em Cristo para a glória de Deus.

Então eles devem andar de forma adequada a essa realidade.

Mas parece que o abuso do álcool era um perigo na Igreja Primitiva.

Inclusive, a igreja de Corinto chegou a levar esse perigo para dentro das reuniões cristãs (1 Coríntios 11).

Não por acaso há várias restrições claras quanto ao abuso de bebidas alcoólicas no Novo Testamento 

(1 Timóteo 3:3-8; Tito 1:7; 2:3; etc.).

Além disso, naquele tempo a embriaguez estava muito associada à vida religiosa. Na cultura pagã do mundo greco-romano, frequentemente as pessoas usavam o vinho para entrar num estado de êxtase no qual supostamente podiam ter comunhão com os deuses e receber um tipo de conhecimento estático que era inalcançável num estado de sobriedade.

Também é interessante notar que imediatamente após dizer: “não vos embriagueis com vinho”, o apóstolo completa: “onde há contenda”

 A palavra “contenda” traduz um termo grego que indica um comportamento dissoluto, incluindo as ideias de “falta de controle” e “desperdício”.

O contentamento trazido pelo álcool é apenas momentâneo e não vale o descontrole e o desperdício que o acompanham.

 Não há nada de proveitoso naquilo que uma pessoa embriagada faz.

Essa pessoa perde o controle de sua razão e desperdiça sua dignidade.

O consolo do álcool não é real!

Por tudo isso a embriaguez jamais deve estar presente na vida cristã.

Um caminho mais excelente em lugar da embriaguez

O mundo oferece muitas formas de alegria, mas todas elas são superficiais e passageiras.

O álcool é só mais um instrumento para alcançar esse tipo de alegria sem valor.

 Mas a Palavra de Deus oferece uma alternativa apropriada que conduz à verdadeira alegria: a plenitude do Espírito Santo.

A alegria provida pelo Espírito Santo que habita na vida do crente é indizível e gloriosa (1 Pedro 1:8)

A fonte da verdadeira alegria não está no vinho, mas no Espírito de Deus que enche a vida dos redimidos.

 Essa alegria é tão imbatível que ela não significa ausência de problemas, mas significa contentamento mesmo em meio ao sofrimento.

O  interessante ao dizer que a pessoa embriagada está sob o controle de outra força — o álcool.

 Ele experimenta uma sensação de alívio e não tem vergonha de se expressar.

Mas o cristão, pleno do Espírito, tem sua vida controlada por Deus.

Ele experimenta uma alegria profunda e não tem medo de se expressar para a glória de Deus.

 Diferentemente do embriagado que faz papel de tolo e causa embaraço para si mesmo, o cristão experimenta um maravilhoso domínio próprio.

Observa que a pessoa embriagada chama a atenção para si mesma,

Enquanto o cristão pleno do Espírito Santo dá testemunho de Cristo.

Os bêbados costumam cantar, mas suas canções revelam o estado corrompido de seus corações.

Já o cântico do cristão vem de Deus e não pode ser entoado sem o poder do Espírito

Portanto, a exortação: “não vos embriagueis com vinho” indica que esse tipo de prática não pode nos levar a nada de positivo.

Como diz embriaguez não pode colocar o crente de posse dos prazeres concretos e duráveis, nem do conhecimento aproveitável e nem da alegria perfeita

E de fato os crentes não precisam da embriaguez ou de qualquer artifício do mundo para encontrar conforto e contentamento, pois o Espírito de Deus é tudo o que eles precisam.

CAPÍTULO 4 CUIDADO COM AS MÁS  COMPANHIAS ?

A Bíblia ensina que nossas amizades podem nos influenciar de muitas maneiras.

 Quando passamos muito tempo com más companhias, podemos adquirir seus maus hábitos.

Por isso, precisamos tomar cuidado com nossas amizades.

Não podemos evitar as amizades com pessoas que não são crentes.

1 Coríntios 15:33 Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.

As más companhias estão em todo lado!

trata principalmente dentro da igreja entender melhor as más companhias.

As amizades que devemos evitar são com pessoas que dizem seguir a Cristo mas não mostram isso em suas vidas.

 Essas pessoas são muito perigosas para a vida espiritual dos crentes.

Maus princípios são más companhias

1 Coríntios 5:11 Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais.

12 Pois com que direito haveria eu de julgar os de fora? Não julgais vós os de dentro?

 13 Os de fora, porém, Deus os julgará. Expulsai, pois, de entre vós o malfeitor.

Em um mundo dominado pelo pecado, 

os cristãos devem ser diferentes.

Suas vidas devem ser um exemplo de como Jesus nos transforma.

 Quando uma pessoa diz ser cristã mas vive no pecado e promove maus comportamentos entre outros crentes, isso não é nada bom.

 Essa pessoa poderá destruir muitos crentes, que podem ser enganados a seguir seu exemplo.

Se uma pessoa que faz parte da igreja vive no pecado e ninguém diz que isso é errado, outros crentes poderão achar que não tem problema.

Assim, por causa de uma má companhia, várias pessoas poderão cair no pecado.

O ensinamento que receberam do evangelho será corrompido por práticas erradas.

 Por isso, é muito importante entender quando algo é errado e, se a pessoa insiste no pecado sem querer mudar, é melhor manter distância, para não ser influenciado.

Nas nossas amizades com descrentes, sabemos que devemos estar de alerta, para não recebermos influências erradas.

 Mas, nas amizades com cristãos costumamos baixar a guarda.

 O ambiente cristão deve ser um ambiente seguro, onde as pessoas sabem que não vão aprender hábitos errados.

As más companhias entre cristãos corrompem essa segurança.

A Bíblia nos ensina o caminho correto para nossa vida.

Se nossas companhias nos corrompem e desviam do caminho de Deus,

Devemos procurar companhia melhor.

Eu como pastor Carlos  vou da um aviso para vocês  evitar amizades falsas

Quem não gosta de ter amigos?

Nós fomos criados por Deus como seres sociais, que vivem em interação uns com os outros.

 Um amigo verdadeiro é um bênção nas nossas vidas, pois nos ajuda a suportar os dias mais difíceis da vida.

Provérbios 17:17 Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.

Mas infelizmente, como este mundo está cheio de pecado,

  pessoas com más intenções ou pessoas com problemas e que são amigos falsos.

Se uma amizade verdadeira é uma grande ajuda, uma amizade falsa pode ter um efeito negativo nas nossas vidas.

Por esse motivo,

Vou da 4 conselhos baseados na Bíblia que vão te ajudar a evitar amizades falsas.

 Não queira ter  1 milhão de amigos"

Ter muitos amigos pode ser negativo

Na Bíblia nós aprendemos que nem sempre ter muitos amigos é um bom sinal.

Provérbios 18:24 O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado do que um irmão.

A Bíblia é clara: nós devemos amar a todas as pessoas, incluindo os nossos inimigos

Mateus 5:43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo.

 44 Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;

Mas uma coisa é amar uma pessoa, outra coisa é ser amigo dela.

Uma relação de amizade implica intimidade, partilha de informações, de desejos, sonhos.

 Com os nossos amigos verdadeiros nós podemos revelar as nossas fraquezas, nossos segredos, porque existe uma relação de confiança.

Vemos na Bíblia que o próprio Jesus não tinha muitos amigos,

Ele escolheu apenas 12 pessoas para o acompanharem diariamente, e tinha outros amigos, como Lázaro, Marta e Maria. Apesar de ser seguido por multidões,

Jesus não tinha muitos amigos, mesmo porque muitas das pessoas que O seguiam, seguiam por interesse, pois queriam ver milagres.

O mesmo acontece conosco, por vezes algumas pessoas podem se aproximar de nós por interesse, e não querem partilhar a sua vida com outra pessoa.

Não se esqueça que uma amizade é como uma rua de mão dupla, ou seja, você vai receber, mas também tem que dar.

Quem é egoísta e quer um amigo apenas para receber e para desabafar não é um amigo verdadeiro.

Seja seletivo

As más companhias podem nos tirar do caminho certo

Você sabia que as más companhias podem nos influenciar a fazer coisas erradas?

Isso é o que a Palavra de Deus nos indica em 1 Coríntios 15:33.

Hoje em dia passamos muito tempo escolhendo a nossa casa, o nosso carro, o nosso emprego, as nossas roupas, mas muitas vezes não temos atenção na hora de escolher os nossos amigos.

Sabemos que algumas pessoas têm uma grande capacidade de influenciar outros.

 Quando duas pessoas convivem durante algum tempo, muitas vezes vemos que elas começam a ter os mesmos hábitos ou até a usar as mesmas expressões.

Desta forma, se temos como amigo alguém que tem maus hábitos e que não segue os ensinamento da Bíblia, podemos sofrer graves consequências (Provérbios 22:24-25).

Quando somos amigos de pessoas que não têm o objetivo de seguir a Palavra de Deus, muitas vezes podemos ser influenciados e começamos a ter atitudes que nos afastam de Deus.

Mas atenção! Isso não significa que você deve evitar essas pessoas, nem tratá-las mal: nós somos encorajados pela Palavra de Deus a orar por elas, a aconselhá-las a mudarem os seus caminhos.

É preciso entender que nós podemos amar as pessoas sem ser “amigos” delas.

O fato de não ser amigo de alguém, não significa que você é inimigo, mas que você não vai abrir a sua vida para essa pessoa nem confiar nela.

3)Tenha astúcia em relação às pessoas que se aproximam de você

Nem todas as pessoas que se aproximam de nós têm boas intenções

Jesus disse em Mateus 10:16 que nos enviaria como ovelhas no meio de lobos.

Vivemos em um mundo complicado que foi desvirtuado e corrompido pelo pecado.

Por esse motivo, vamos conviver com pessoas que são como “lobos”, ou seja, que são oportunistas que procuram sempre uma oportunidade para se aproveitarem das “ovelhas”

 Mas isso não é uma desculpa para nos afastarmos das pessoas. Precisamos ama-las, mas amar de olhos abertos.

Ter “astúcia de serpente”, como Jesus mencionou, não significa que temos que enganar as pessoas ou ter “segundas intenções”

Mas devemos estar atentos àqueles que se aproximam de nós com essas “segundas intenções”

Jesus não era bobo,

Ele não deixava que as pessoas se aproveitassem d’Ele, pois tinha essa astúcia e estratégia de uma “serpente”

Ao mesmo tempo, enquanto esteve fisicamente na terra,

Ele tinha a simplicidade e a doçura de uma pomba, características morais e psicológicas que O tornavam numa pessoa irresistível.

Jesus é descrito na Bíblia como Cordeiro de Deus, ou seja, Ele é manso e pacífico mas também é o Leão da Tribo de Judá.

Certas vezes Jesus teve que rugir para mostrar que Ele é o Filho de Deus, com poder e autoridade sem igual.

Neste mundo cheio de lobos, aprenda a ter a astúcia de serpente, sem esquecer de manter a simplicidade de uma pomba.

Olhe para as pessoas que vão aparecendo na sua vida e aprenda a se “distanciar” emocionalmente daquelas que têm a intenção de te prejudicar

4. Observe como essa pessoa se relaciona com os outros

Para conhecer alguém, veja como essa pessoa trata os outros

Somos encorajados em Colossenses 4:6 a falar palavras que edificam, e não palavras que magoam e destroem os outros.

Uma das melhores estratégias para conhecer uma pessoa é ver como ela se comporta em relação aos outros.

 Se você conhece alguém que passa a vida falando sobre a vida dos outros, provavelmente ela vai falar da sua vida com outras pessoas.

Se ela for sua amiga, você seria capaz de compartilhar algum segredo com ela, sabendo que ela tem o costume de falar sobre a vida dos outros?

Da mesma forma, se alguém não tem paciência e reage com raiva sempre que é confrontada ou corrigida por causa de alguma conduta, isso significa que ela não aceita a instrução.

A Bíblia ensina em Provérbios 27:17 que assim como o ferro afia o ferro, o homem “afia” o seu amigo. Um amigo deve nos tornar pessoas melhores, mais próximos de Deus.

Aprenda a analisar as atitudes das pessoas antes de ter um relacionamento de amizade com elas.

Certos defeitos e falhas de caráter podem nos influenciar e até mesmo nos afastar de Deus e do que Ele tem para as nossas vidas.

Para refletir

Você quer evitar amizades falsas? Temos algumas perguntas sobre pessoas que você conhece e que podem te ajudar:

Como você se comporta quando está com essa pessoa?

Essa pessoa te aproxima de Deus?

Ela se alegra com as tuas conquistas e te conforta nos momentos difíceis?

Ela tem o hábito de falar mal dos outros?

Ela pede ajuda mas também está disponível para te ajudar quando você precisa?

CAPÍTULO 5 O CRISTÃO  PODE BEBER VINHO OU BEBIDA ALCOÓLICA?

A Bíblia realmente diz sobre o consumo de bebidas alcoólicas? Cristão pode beber vinho, 

Como quase todos devemos saber, o vinho era uma bebida cultural do Oriente Médio e por isso em Israel também, nos tempos de Cristo, antes dele e talvez ainda hoje.

Havia certo estado de fermentação da uva em que se fazia um vinho que embriagava mais do que outro se ingerido em quantidades maiores.

A Bíblia afirma que o grande problema está na embriaguez, que causa muitos prejuízos ao próprio ser humano e torna-o estúpido.

Oséias 4:11 A sensualidade, o vinho e o mosto tiram o entendimento.

A Bíblia é cheia de passagens em que o uso do vinho causou vários prejuízos, e recomenda não bebê-lo em outras (aplica-se às demais bebidas alcoólicas)

como Provérbios 23:29-35Isaías 5:1128:7, etc.

Mas talvez alguém ainda se pergunte…

“Se o cristão pode beber vinho? Jesus transformou água em vinho para as pessoas beberem, então por que não?“

Se você tem maturidade, domínio próprio para não embriagar-se e tem a consciência limpa de que não está pecando ao beber vinho, e se tem domínio próprio para não embriagar-se, então beba, é por sua própria conta.

Sabendo que você  mesmo vai determina  para onde vai sua ALMA tá Como está escrito  os bêbedo  não vão  entrar  no céu como a palavra  de Deus  falar..

1 Coríntios 6:10 nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.

Entretanto, considere também que a água transformada em vinho nas bodas, em João 2:1-10, pode referir-se a um sinal profético acerca da nova aliança feita por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, pois o mestre-sala ao provar o vinho que Jesus fizera disse:

Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. (João 2:10)

Podemos comparar isso com as palavras de Cristo em Lucas 5:36-39, sobre o vinho novo em odres velhos, que diz respeito diretamente ao Seu evangelho/nova aliança.

Leia com atenção e guarde consigo essas palavras do apóstolo Paulo em Romanos 14, que fala sobre a maturidade e a liberdade cristã.

Eu sei, e estou convencido no Senhor Jesus, que não há coisa alguma imunda em si mesma, mas para aquele que pensa que alguma coisa é imunda, para esse é imunda.

Mas, se teu irmão se entristecer com o teu alimento, tu já não andas em amor. Não destruas com o teu alimento aquele por quem Cristo morreu.

Não seja, pois, blasfemado o vosso bem. Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Porque quem nestas coisas serve a Cristo, é aceitável a Deus, e aprovado pelos homens.

Sigamos, pois, as coisas que contribuem para a paz e as coisas que são para a edificação de uns para com os outros. Não destruas por causa do alimento a obra de Deus.

Todas as coisas são de fato puras, mas são más para o homem que come com escândalo. Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem alguma coisa que teu irmão tropece, ou se ofenda, ou se enfraqueça.

Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Feliz é aquele que não se condena a si mesmo nas coisas que aprova.
Mas aquele que tem dúvidas, é condenado se comer, porque ele não come por fé; pois tudo o que não provém de fé é pecado. (Romanos 14:14-23

Por causa da incontinência do ser humano, eu não aconselho ninguém a beber vinho ou qualquer outro tipo de bebida alcoólica.

A não ser por razões medicinais sob orientação médica (no caso do vinho) como o apóstolo Paulo orientou ao Timóteo certa vez (1 Timóteo 5:23). Mas creio que hoje há medicamentos que podem substituir isso.

Agora vocês entendeu  onde eu quero chega  e bom nem coloca nada em sua boca a não sê  a palavra de Deus  em sua vida.

 

ASSEMBLÉIA  DE DEUS

PASTOR CARLOS ALBERTO C DA SILVA

CONTATO  (11)95725-5927

Um comentário:

APOSTILA A MINHA ESPOSA NÃO ME AMA MAIS

  INTRODUÇÃO 1 CAPÍTULO QUANDO A ESPOSA NÃO PROCURA MAIS O MARIDO... CAPÍTULO 2 AS 10 OPÇÃO PORQUE A ESPOSA NÃO PROCURA MAIS O MARIDO....