Editora
Central Digita Global Ltda
LIVRO
MANUAL DO TRABALHADOR
São
Paulo 14/07/2009
29
Páginas
Escritor
: Carlos Alberto c da silva
1º edição 2010
Celular
: (11)95725-5927
Pastor Prof. Carlos Alberto C da Silva Mestre em psicologia . Psicanalise, Bacharel em Teologia, Graduado em Filosofia, Graduado em História, Graduado em Pedagogia, Pós graduado em Docência do Ensino Superior, Pós graduado em Gestão e Administração Escolar ABD ....
Editora Global
A
Books tem consciência ambiental e só trabalha com empresas que utilizam
papel
de reflorestamento, fazendo com que os seus livros não agridam à natureza.
Copyright
© 2011 Global
INTRODUÇÃO
Capítulo 1 Como administrar
bem um ambiente de trabalho?
Capítulo 2 Trabalho como dar para receber
Capítulo 3 Como lidar com conflitos no trabalho
Capítulo
4 Compreendendo Emocional ?
Capítulo 5 Como desenvolver seus funcionários
Capítulo 6 Aplicando a Gestão de Equipes ?
Capítulo 7 Participativa – Integrando toda a sua equipe
Capítulo 8 Dicas para manter a motivação no trabalho?
Capítulo 9 Brincadeiras no ambiente de
trabalho atrapalham!
Conclusão
Temos de Deus
e a Felicidade no Lar
Salmos
128:1 Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos!
2 Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz
serás, e tudo te irá bem.
3 Tua
esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos,
como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa.
4 Eis
como será abençoado o homem que teme ao Senhor!
5 O Senhor te abençoe desde Sião, para que
vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida,
6 vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre
Israel!
INTRODUÇÃO
O
que leva a uma preocupação, quanto à qualidade de vida no trabalho de
cada profissional alias trabalhado,
afinal
trata-se de um ser humano que precisa de um bem estar físico e emocional para
que dessa maneira possa ter uma boa produtividade no ambiente de trabalho.
Pensando nisso para
auxiliar o profissional trabalhando para te melhores resultados,
porém sem esquecer de que cada profissional é uma pessoa que
precisa de atenção,
Um dia contém 24 horas, sendo que pelo menos um terço deste
tempo é utilizado para trabalhar. Ao usar como embasamento a margem de 8 horas
de trabalho diário,
Uma semana resultará em um montante de 56 horas e em um mês
serão em média 224 horas em um ambiente de trabalho,
A parte maio da sua vida toda e
no trabalha e tem 8 hora junto com seu colegas de profissão eu quero dizer que
vocês passa mas tempo no emprego do que junto com sua família?
Capítulo 1 Como administrar bem
um ambiente de trabalho?
O mundo está em constante desenvolvimento e é necessário que
você acompanhe essa mudança. Impulsione sua empresa para que ela não fique
parada no tempo. Mostre que mudanças e inovações são super.
válidas também para
suas equipes e profissionais.
1. Dê o exemplo
Um bom
líder passa confiança aos seus subordinados e encoraja- os a buscar sempre
novos objetivos. Cumpra suas atividades, incentivando as pessoas e
auxiliando-as em direção ao sucesso.
2. Seja flexível
Saiba
ouvir seus contribuintes, pois é essencial um bom diálogo para um melhor
alcance de metas.
3. Promova o
crescimento profissional do colaborador
Incentive
e promova capacitação e treinamentos para sua equipe. Ao promover cursos,
debates, workshops e diversas outras opções de desenvolvimento profissional,
você alcançará benefícios tanto para sua organização, que terá uma equipe mais
capacitada, como também para os seus profissionais que ganharão experiência e
mais produtividade no trabalho.
4. Reconheça o
bom trabalho
Parabenize
e celebre os momentos especiais, sejam individuais ou que englobe toda a
equipe. Essa é uma ótima maneira de unir as pessoas e motivá-las.
5. Seja
transparente
Com
transparência cria-se confiança. A melhor maneira de atrair a credibilidade é
sendo sincero com os seus profissionais.
6. Crie um
ambiente eficaz
Construir
boas relações é importantíssimo para o ambiente de trabalho. Um local no qual
as pessoas e suas opiniões são valorizadas é importante e o resultado é: o
profissional se sentirá mais confortável e isso ajudará que este se torne ainda
mais produtivo.
7. Seja educado
Um bom
dia, boa tarde e boa noite são sempre bem vindos. A qualidade de vida no
trabalho também está ligada ao se sentir notado no ambiente e saber que sua
presença ali faz a diferença.
8. Desafie
Uma das
melhores maneiras de empoderar a empresa diariamente é desafiando e
incentivando a criatividade dos colaboradores.
10.
Crie novos
líderes
Passe
adiante o que você sabe e ajude as pessoas a descobrirem suas habilidades. Crie
verdadeiros profissionais. Mostre a eles, suas capacidades.
Após ler o livro que tal colocá-las em prática? Crie na sua
empresa um ambiente de trabalho em que a qualidade de vida de cada trabalhador é valorizada e assim se sentirão motivados
para trabalhar dia após dia,
levando a sua empresa
a atingir patamares mais altos de excelência.
Capítulo 2
Trabalho como dar para receber
principal ferramenta de
desenvolvimento para uma pessoa, tanto para o seu lado profissional, quanto
como um ser humano que deseja crescer e evoluir em todas as áreas da vida.
Porém, é um momento tenso, pois e dando para
receber o meio em geral, caiu no
conceito mental para as pessoas, de que é uma ferramenta voltada somente para o
lado negativo.
Por isso, para esse momento deixar de ser tão tenso, é
essencial você perceber que o feedback é um presente, e deixar de lado a ideia
de que todo identificará ou ressaltará
algo negativo
Então, qual a melhor maneira de usar
Quando
alguém quer te dar um uma ferramenta ela
deseja que você aprimore/otimize algo, em algum aspecto.
Então, é
essencial aproveitar essa oportunidade de melhoria e crescimento da sua
carreira.
Durante essa
oportunidades suma importância, que você pare para ouvir com atenção tudo que
está sendo dito,
não tente arrumar justificativas e desculpas,
não tente discutir e escute as informações que estão sendo passadas, reflita e
só então faça uma devolutiva.
Ao final,
diga obrigado à opinião da pessoa.
Seja esta
voltada para o lado positivo, quanto para os pontos que precisam ser
melhorados. Agradeça sempre, isso é um sinal de que você está sempre aberto a
receber feedbacks e aberto a conversar com quem está te dando o mesmo.
Essa
pessoa também vai ter sempre interesse em continuar te dando oportunidade quando estes forem necessários, e a partir
daí, esse momento passará a ser ainda mais prazeroso e menos tenso para ambos.
Depois de
ouvir, execute. Colocar em ação é um ponto muito importante para quem aprendeu
a ver como um presente. Passe a gerar ações com base naquilo que você ouviu e
em suas reflexões.
Nem
sempre o que ouvimos fará sentido, por isso, busque refletir sobre o que foi
passado a você e produza alterações, para que isso seja colocado em prática, em
sua vida.
Fazendo
tudo isso que falei acima, você demonstrará que está interessado em aprender e
evoluir cada vez mais e em crescer tanto profissionalmente, quanto em sua vida
pessoal.
O
crescimento é acima de tudo, aprendizado. E se você pode utilizar em sua vida,
uma ferramenta do seu trabalho que é tão
poderosa, use-a para que você possa crescer e atingir patamares ainda mais
altos e ser um verdadeiro vencedor.
Capítulo 3 Como lidar com conflitos no
trabalho?
Locais
onde é possível encontrar duas ou mais pessoas, com certeza estão sujeitos a
conflitos, já que estamos lidando com perfis diferentes e formas distintas de
enxergar o mundo ao redor. Neste sentido,
é preciso
bastante habilidade, sem esquecer-se da inteligência para resolver situações conflituosas,
principalmente no ambiente de trabalho, que necessita de harmonia para que tudo
se desenvolva da melhor maneira possível.
Ressalto isso porque construir um ambiente de trabalho com qualidade é um ponto
chave para o sucesso da equipe,
já que
ninguém deseja sair de casa e se deparar com um clima e uma energia pesada e
negativa na empresa. E se harmonia gera harmonia, conflito gera mais conflitos.
Portanto, é sempre melhor evitá-los!
Todos nós já nos vimos diante de situações assim e até atuamos em algumas delas
como personagens principais, porque por mais que tenhamos de ser resilientes e
pacientes,
não
estamos livres de perdemos o controle das emoções em algum momento,
principalmente aqueles de maior pressão.
No entanto, o que nós fazemos para solucionar
e lidar com os conflitos diante de nós deve ser um exemplo aos demais, pois
também é o que nos torna líderes cada vez melhores.
Por isso,
acima de tudo, devemos respeitar todos aqueles que estão ao nosso redor,
trabalhando da melhor maneira em equipe e obtendo resultados sempre acima da
média.
Neste sentido, alguns comportamentos e mecanismos são essenciais para que você
se saia muito bem nesta missão.
Por que os conflitos
acontecem?
A convivência diária com outras pessoas, outras formas de pensamentos, opiniões
diferentes das nossas, bagagens culturais distintas, entre outros fatores
sociais, por vezes, mexem com as nossas emoções, nossas convicções, e nos levam
a entrar em conflito com aqueles que nos rodeiam. Em alguns momentos a gente
nem quer discutir com ninguém, mas quando percebemos,
já
estamos discutindo, sem entender como chegamos nesta situação.
Isso acontece, devido a elementos como orgulho e ego feridos, que nos levam à grande
necessidade de autoafirmação perante os outros, por exemplo.
Muitas
vezes, fazemos questão de sermos os melhores em tudo, de impor nossas opiniões
e de julgarmos as atitudes e comportamentos das pessoas, como se tivéssemos
esse direito, sendo que o que precisamos entender é que devemos cuidar apenas
da nossa própria vida, respeitando, assim, as escolhas, espaço e decisões de
cada um.
O que fazer para
solucionar o problema?
Muitas vezes não é nada fácil lidar com conflitos no trabalho ou em qualquer
outro lugar, já que eles exigem um nível de maturidade e energia, que nem
sempre as pessoas têm. Mas algumas dicas e atitudes simples podem ajudá-lo a
resolver da melhor maneira possível estes problemas Confira quais são elas:
Você não é o centro do
universo
Primeiro e importantíssimo ponto que acho primordial falar: precisamos entender
que o mundo não gira só em torno de nós,
que cada pessoa que nos cerca, tem suas próprias convicções e anseios e, muitas
vezes, eles podem ser completamente diferente dos nossos. Seria muito egoísmo
de nossa parte querer que tudo acontecesse do jeito que desejamos que todos
pensassem como nós, e fizessem tudo por nós e para nós.
Sabemos que vida não é bem assim, e que não há problema algum em aceitar o
outro como ele é; bem como suas opiniões.
Precisamos parar de nos sentirmos feridos
pelos pensamentos e atitudes diferentes dos nossos, pois assim, teremos mais
paz, não só no trabalho, mas aonde quer que circulemos.
Não dê ouvidos a fofocas
Outro ponto fundamental que merece toda atenção, no sentido de ser eliminada, é
a fofoca. Acredito que não há combustível maior para um conflito do que boatos
sem fundamento, cochichos e muito coisa e conversando e faça-os entender que alimentar fofoca, vai
prejudicar o progresso da empresa e vai minar o ambiente harmônico que você
deseja lhes oferecer, para desenvolverem um trabalho com prazer e satisfação.
Mostre-lhes que o ideal é deixar a fofoca de lado e não dar ouvidos a ela. Diga
que eles têm duas opções diante dos boatos: ouvir e simplesmente deixá-lo
morrer ali mesmo, sem passá-lo para frente, ou não permitir que a pessoa
fofoqueira tente espalhar uma notícia maldosa pela empresa, dizendo a ela que
não tem interesse em saber sobre a situação.
O diálogo é o melhor
caminho
Se a confusão já foi instalada, uma boa maneira de solucioná-la é através do
diálogo, pois não existe gestão de conflitos, sem que as partes envolvidas se
coloquem frente a frente e resolvam a situação como adultos, ou seja,
conversando.
Primeiro, fale com cada um e entenda o que
está acontecendo e depois seja o intermediador da conversa resolutiva entre
eles, mostrando-lhes que, acima de tudo, eles estão é um ambiente profissional,
e que é preciso que todos tenham maturidade para olhar no olho do outro e ser
capaz de resolver os problemas existentes.
Respeito
Uma boa administração de conflitos tem como princípio fundamental o respeito e
o não julgamento. O que isso quer dizer?
Que o
melhor é aceitar as pessoas simplesmente como elas são; assim como é nosso
dever não nos metermos ou nos importarmos tanto com as escolhas pessoais que
cada um faz para si.
A partir
do momento que entendemos isso, paramos de sofrer e, consequentemente, deixamos
cada vez mais de lado os conflitos, que só nos afastam da possibilidade de
sermos seres cada vez melhores nos ambientes em que vivemos.
No final das contas, como diz uma canção de um cantor – “Cada um sabe a dor e a
delícia de ser o que é”, ou seja, nenhum de nós tem o direito de julgar
ninguém, pelo simples fato de não sabermos o que o outro vive ou passa em seu
íntimo. Nosso papel enquanto seres em evolução é apenas compreender, acolher e
aceitar.
Ponto
final.
Espero tê-lo ajudado no caminho para gerenciar da melhor maneira os conflitos
dentro de sua empresa,
Capítulo 4 Compreendendo O
Emocional ?
Trata-se de saber reconhecer as próprias emoções e sentimentos no momento em
que eles são acionados internamente.
Isso quer dizer que, quando você fica com
raiva, triste, feliz ou chateado com algo ou alguém,
por exemplo, consegue entender os motivos que
o levaram a acionar aquele sentimento, buscando não se julgar por alguma
atitude que tenha ocorrido no momento em que estas emoções surgiram.
A importância disso para o empreendedor é que ele passa a sofrer menos, pois se
conhece melhor, se aceita mais e se pune menos quando tiver de tomar decisões
importantes para sua vida,
Controle Emocional
Compreender a melhor forma de lidar com os próprios sentimentos e emoções,
canalizando-os e adequando-os a cada situação ou experiência que acontece na
vida, é fundamental para um profissão de sucesso.
Isso
porque você passa a entender como deve agir em determinadas situações,
principalmente aquelas que lhe causarem mais estresse.
O controle emocional evita também que você perca tempo com
alguma coisa ou com pessoas que consomem a sua energia e que despertam emoções
negativas em você.
A partir do momento que você entende como deve
se comportar e quais sentimentos acionar ao longo do dia, passa a viver,
trabalhar e conduzir seu trabalho de
forma ainda mais efetiva e evita descontroles e maus exemplos.
Automotivação
A habilidade de encontrar as emoções necessárias que o farão acordar todos os
dias em busca do sonho de fazer o seu trabalho ter ainda mais sucesso, é o que podemos chamar
de automotivação.
Quando
você entende os sentimentos que precisa acionar para alcançar as metas e os
objetivos propostos para que você e a sua empresa prosperem, você não descansa
até conseguir, pois sabe exatamente os ganhos que vai obter em curto, médio e
longo prazos.
A automotivação lhe faz lembrar constantemente que as suas conquistas, dependem
mais de você do que de fatores externos.
Reconhecimento de
emoções em outras pessoas
Quando você entende porque uma pessoa age de determinada forma ou de outra,
você desenvolve formas e mecanismos para lidar com ela, aumentando também a
empatia necessária para compreender seu universo.
Além disso, passa a aceitá-la, sem julgamentos, o que melhora ainda mais os
relacionamentos interpessoais que você precisa desenvolver para ter um
empreendimento bem-sucedido.
Habilidades em
relacionamentos interpessoais
Saber se relacionar com as pessoas ao seu redor é uma das habilidades mais
importantes para sua habilidade profissional de sucesso.
Mais do
que técnica e conhecimento, você vai precisar compreender como cada um que
cruza o seu caminho trabalha e funciona, para que, juntos, vocês alcancem os
resultados positivos para a organização.
O trabalhador quem desenvolve neste
sentido, trabalhando com a inteligência emocional com seus sócios,
colaboradores, com os gestores que fazem parte da sua empresa, tem maiores
chances de tornar o seu trabalho ainda mais competitivo.
Antigamente, um indivíduo para ter sucesso na vida, precisava desenvolver
habilidades matemáticas, de raciocínio lógico,
que lhe permitiam evoluir pessoal e profissionalmente.
Hoje,
isso ainda é importante, porém, uma pessoa precisa desenvolver também o seu
Quociente Emocional (QE), que nada mais é do que a sua capacidade de avaliar,
compreender, controlar as suas emoções e as emoções das pessoas ao seu redor,
melhorando assim seu relacionamento interpessoal e consigo mesma.
Isso fez com que a Inteligência Emocional no trabalho passasse a ser muito mais
valorizada do que os conhecimentos técnicos e operacionais.
Devido a isso, ela passou a ser tão importante
para o sucesso também de todo tipo de
trabalhadores pois faz com que este tenha um diferencial a oferecer a
seus, bem como seja ainda mais competitivo no mercado.
Sendo assim, é fundamental que, tanto você,
quanto seus colaboradores invistam no desenvolvimento de determinadas
habilidades emocionais, a fim de se tornarem indivíduos e profissionais mais
bem-sucedidos.
O que você achou claro leitores do meu
Conselhos Acredita que podem ajudá-lo a tornar ainda mais próspero?
Então
continue todos os dias eu trago para
você que Deus sempre esteja com todos
nós amém
Capítulo 5 Como desenvolver seus funcionários?
agora é
hora de saber o que você precisa fazer para transformar o trabalho dos seus
funcionários no melhor Equipe ,
Vamos
aprender aqui uma pergunta que vai te
ajudar drasticamente a desenvolver seus colaboradores.
Uma pergunta que se você colocar em prática
com disciplina, isso vai gerar um grande desenvolvimento de equipe, grande
transformação dentro do seu time de funcionários.
Afinal, muitas vezes é o simples que faz a
diferença.
Então,
quando se quer desenvolver pessoas, as ferramentas mais poderosas têm custo
absolutamente zero.
Tudo é
uma questão de comunicação, questão de liderança, de linguagem.
É assim
que o fiscal ou um chefe consegue desenvolver seus funcionários em
colaboradores mais engajados: quando a empresa oferece oportunidades de
crescimento.
A ideia
principal dessa ação é manter os funcionários sentindo-se desafiados e
motivados dentro de sua empresa.
Ter esse
sentimento de desafios a frente é uma necessidade básica.
Ele mexe
com nossa vontade de ser mais e assim, a gente vê que é uma oportunidade para
se colocar tudo que se tem de melhor para cumprir aquilo.
A
sensação de ter conquistado algo,
entregue
algo, te traz um sentimento bom de autorrealização.
Esse sentimento não tem preço!
Quando se bate uma meta, se executa bem uma
tarefa, quando a gente vê a própria empresa crescendo.
A autorrealização é um combustível muito
forte, tão forte quanto o lucro que se recebe.
Mas para
isso tudo acontecer, qual é a pergunta
para desenvolver a sua equipe?
você sabe
também que um profissional tem inúmeras
situações para lidar no dia a dia do seu trabalho .
E por
isso, é importante desenvolver os funcionários para que eles saibam resolver os
problemas sozinhos,
deixando assim, que entenda que a união mais livre para sua Equipe da certo?
Então, a
pergunta que deve ser feita sempre que um colaborador pergunta como resolver
uma situação é: se você fosse eu, o que você faria?
Eu
garanto que você vai se surpreender com as soluções e o sentimento que as
pessoas têm!
Você vai desafiá-las!
Não significa que o funcionário vai fazer o
que ele quer, afinal, você vai validar as ações no fim, mas esse é o momento de
dar a oportunidade para a pessoa pensar por si só, de criar soluções e não só
buscar respostas prontas.
Em alguns
momentos é importante dar a direção, mas em outros momentos, você tem que
estimular a equipe a ser mais independente.
Com
certeza, com essa pergunta você fará toda a diferença no desenvolvimento de
seus funcionários.
Quando
mais desafiados, mais engajados estarão e você passará a ter mais que
funcionários e sim colaboradores!
Aplique
essa estratégia sempre que achar válido e transforme a sua empresa!
E aí, o
que você achou ? Interessante? Desafiador?
Conte
para gente tudo que passou na sua cabeça quando você lê esse livro do pastor
Carlos um líder que já tomou conta de mas de 3 igrejas..
Capítulo 6 Aplicando a Gestão de Equipes ?
Você já
ouviu falar sobre gestão de
equipes
Esse conceito tem ganhado cada vez mais espaço
no mundo como
importante diferencial competitivo.
Muitos são os caminhos para alcançar desenvolvimento organizacional, mas há
quem defenda que o ponto de partida esteja mesmo dentro de casa, mais
precisamente,
no
desempenho dos colaboradores. E eu sou um deles.
Sempre digo que os colaboradores são um dos principais parceiros mais importantes.
Eles que
fazem a empresa funcionar!
Como
no entanto, noto que um modo geral têm
dificuldade em administrar
seus recursos humanos.
Isso
acontece principalmente porque grande parte dos líderes não sabe direcionar bem
sua Equipe, mas não tem esse mesmo sucesso enquanto gestores de pessoas.
Alguns,
inclusive, nem ao menos entendem a importância dessa ação.
Lidar com pessoas realmente é um desafio que exige preparo. A gestão de equipes
é fundamental Ao aplicá-la em sua empresa, você garantirá a construção de uma
equipe sintonizada, engajada e mais motivada.
E o
melhor é que essa iniciativa está nas mãos de qualquer empresa
(principalmente os donos de pequenas e médias
empresas): na proximidade com sua equipe! Sabe do que estou falando aqui? De
liderança!
Liderança é gerar resultados. 95% das pessoas precisam de gerenciamento e é
justamente por isso que existem diversos seguidores e poucos líderes. Os
indivíduos costumam se perder no seu dia a dia, na sua rotina.
Quem
organiza tudo isso? O líder!
Ele tem o papel de intervir, cobrar,
estabelecer processos, ou seja, puxar e orientar a equipe rumo ao resultado,
fomentar sua produtividade, desenvolvimento e alta performance.
Isso sem contar que diversos colaboradores pedem demissão não exatamente de
sua empresa, mas de seus gestores.
Sem
gestão de equipes adequada, a empresa sofre também com turnover, ou seja, a
alta rotatividade.
Gestão de equipes: por
onde começar?
Para aplicar a gestão de equipes na sua empresa, comece a investir em
aperfeiçoamento da liderança. Liderar pessoas é extrair o máximo o potencial de
cada uma para gerar resultados, além de criar um clima de inspiração na equipe
para que todos possam participar e se responsabilizar.
Dessa
forma, sobra tempo para se dedicar à expansão dos negócios e não somente às
problemáticas do dia a dia.
Permita-se conhecer melhor as técnicas de liderança para
gerir adequadamente o ativo humano de sua empresa e invista em treinamentos
para seus gestores.
Para
obter um bom trabalho em equipe se fazem necessárias competências fundamentais
que podem ser desenvolvidas por meio de capacitações.
Destaco
aqui as técnicas para motivar e gerar comprometimento em cada liderado e
capacidade de ouvir e dar adequadamente.
Diante de um mercado globalizado e dinâmico como o atual, não podem se dar ao
luxo de esperar que seus colaboradores se desenvolvam por conta própria.
A forma de se movimentar para garantir o
preparo de cada membro de seu é por meio da gestão de equipes.
Você só
tem a ganhar com isso, porque começa a contar com profissionais capacitados
adaptados à sua cultura organizacional.
E existe
arma mais poderosa do que essa para garantir a competitividade e colocar novas
estratégias em ação?
Praticando a gestão de
equipes
Os líderes,
portanto, têm papel fundamental na gestão de equipes. Para colocá-la em
prática, considero algumas atitudes muito importantes:
Lembrar que seus
liderados são seres humanos
A rotina de trabalho faz com que muitos se esqueçam de que estão lidando com
seres humanos.
Os
líderes, que precisam cobrar resultados e demandas, ficam ainda mais sujeitos a
cometer esse erro e tratar seus subordinados como máquinas.
Se
souberem aplicar adequadamente a gestão de equipes, no entanto, procurarão
compreender os problemas e motivações de cada membro de seu time para que possa
ajudá-los sempre que for preciso, sem comprometer os resultados.
Deixar de ser o dono da
verdade
Ainda existem muitos gestores que seguem a linha “mando e você obedece”. Não é
como se comporta o líder que pratica corretamente a gestão de equipes. Ele
deixa os subordinados à vontade para exporem sua opinião e as coloca em prática
sempre que possível.
Saber delegar com
confiança
Sem confiança não há trabalho em equipe. E para exercer a
confiança, os líderes precisam saber delegar adequadamente as tarefas. Mais uma
vez, conhecer cada membro de sua equipe é fundamental para distribuir as
demandas com assertividade, além de explorar e desenvolver o potencial de cada
um.
Fazer constantes
O não ficam de fora da gestão de equipes. Como já mencionei, essa ferramenta se
faz extremamente necessária por permitir que o líder dê retornos objetivos aos
seus liderados.
Isso é
fundamental para aumentar a produtividade e melhorar seu desempenho individual
e o trabalho em equipe.
Selecionar novos
colaboradores dentro do perfil da equipe
A gestão de equipes também é importante no momento da contratação. Por
conhecerem melhor o perfil de seu time, os líderes escolhem com mais
assertividade os profissionais, que se adaptam mais rápido e com facilidade à
equipe.
Descentralização: a
chave do negócio
Outro grande desafio para que acaba
prejudicando a gestão de equipes é centralização de tudo em suas mãos.
Não à
toa, isso acontece em empresas de pequeno e médio porte. Seus donos acreditam
que tudo precisa passar por sua aprovação, muitas vezes, somente como forma de
demonstrar o quanto são imprescindíveis para o funcionamento de seu negócio.
Se você se identificou com esse perfil, melhor começar a rever suas atitudes.
A gestão
centralizadora é totalmente contrária à gestão de equipes. Se você continuar
fazendo as atividades rotineiras de sua empresa, quem será o responsável por
avaliar o mercado, elaborar estratégias, trazer inovação?
Levar seu negócio a outro nível, este é o seu
papel! Divida o restante das tarefas com outros líderes e colaboradores.
Invista na formação de gente boa, treine-as para se tornarem verdadeiras lideranças e
confie nelas para tocar o seu projeto.
Elas, por sua vez, acreditarão em outros
colaboradores para que dê em o máximo de contribuição.
Somente
trabalhando em equipe que a empresa conseguirá alcançar resultados
extraordinários.
Capítulo 7 Participativa – Integrando toda a sua equipe
Você sabe
se sua equipe está integrada?
Há algum
tipo de frustração constante entre
Eles Existe falta de motivação,
interesse e ânimo para alcançar as metas e objetivos da empresa?
Se a resposta for sim, há algum tipo de erro na gestão da sua equipe. Dentre
tantos motivos que podem ocasionar esse problema, o excesso de tarefas, má
remuneração, falta de reconhecimento, existe um maior: a falta do sentimento de
pertencimento.
Uma das maiores frustrações dos colaboradores é não se sentir parte da empresa.
É não se sentir importante nos processos e resultados.
Isso
acontece quando há falta de autonomia, reconhecimento e poder de decisão.
Os
funcionários só obedecem às ordens, porém não são questionados ou levados em
consideração para tomar nenhuma decisão ou não têm abertura para dar sugestões
e apresentar ideias.
Por conta dessa realidade, a gestão participativa tem se tornado cada vez mais
comum, porque é uma prática muito importante para integrar toda a equipe e
fazer nascer o sentimento de pertencimento.
O que é gestão
participativa?
Como o próprio nome já faz entender, a gestão participativa é quando todos
participam. O papel do líder é mantido, ele continua exercendo a função de
gerir, porém, nesse modelo, a equipe passa a ser integrada ao processo também
nas decisões e não só na execução, como antigamente.
Há abertura para que possíveis ideias, soluções e sugestões sejam apresentadas
e, avaliadas e colocadas em prática.
Há interesse por parte do gestor em questionar a equipe sobre o que eles
consideram interessante fazer para aquele , projeto, tarefa.
Na gestão participativa, os colaboradores são fundamentais na tomada de decisão.
Nem
sempre a decisão do gestor é a mais adequada. Por isso, com certeza, a equipe
que teve mais contato com determinado projeto deve ser consultada para que o
gestor tome a melhor decisão final.
Quais os benefícios de
adotar uma gestão participativa?
A empresa que decidir adotar uma gestão participativa tem a garantia de muitos
benefícios. Em primeiro lugar, funcionários que se sentem parte da empresa, importantes
para o negócio, trabalham mais motivados, o que interfere, positivamente, na
maneira como eles se dedicam ao alcance efetivo das metas e objetivos.
Integrando toda a sua equipe, você vai perceber que, com a gestão
participativa, boas ideias podem surgir o tempo todo e isso contribui para o
crescimento da empresa, seja para conquistar colaboradores mais produtivos,
para impulsionar o negócio, para gerar mais lucratividade, criatividade e
dinamismo nos processos ou comprometimento para entregar projetos melhores.
Outro grande benefício, é que a gestão participativa contribui fortemente para
a retenção de talentos. Quando eles começam a se sentir parte da empresa, não
há motivos para deixá-la. E a razão é simples – quando toda a equipe está unida
pelo mesmo objetivo, fica muito mais fácil de alcançá-lo. Não é mesmo?
Como colocar a gestão
participativa em prática?
Para aderir à gestão participativa e colocá-la em prática na sua empresa não
vai ser difícil.
Você só
precisa adotar atitudes diferentes para lidar com os colaboradores e
conseguir integrar
toda a sua equipe.
Para te ajudar nessa tarefa, separei alguns
tópicos que você deve ter atenção. Olha só!
Atitudes do gestor
As atitudes do gestor são as primeiras características que devem ter atenção.
Tudo vai girar em torno delas e as coisas só
vão começar a mudar quando elas também mudarem. Sendo assim, o comportamento do
líder deve transmitir aquilo que ele espera da equipe.
Não dá
para ser – autoritário; impositivo e viver mandando e desmandando.
Na
verdade, o gestor precisa estimular a equipe, valorizá-la de forma que envolva
seus profissionais, comunique-se com clareza e esteja aberto a receber
sugestões.
Conhecer os colaboradores é, também, essencial
para transformar suas relações e impulsionar suas ações conjuntas e
individuais.
Hierarquia
Por quantos “chefes” a equipe precisa passar para dar uma sugestão?
A quantos
líderes ela precisa dar satisfação do seu trabalho?
Às vezes, o excesso de hierarquias pode
atrapalhar a implantação de uma gestão participativa.
Se esse for o caso, é preciso reaver as
estruturas de cargos dentro as empresa para que haja menos concentração de
poder e mais união, integração e envolvimento.
Resultados
A melhor forma de adotar uma gestão participativa e, ainda, avaliar se ela está
sendo bem feito dentro da empresa é, sem dúvidas, avaliando os resultados.
O caminho
que deve ser seguido estará descrito em sua mensuração e relatório de
resultados. Tenha em mente que esse processo deve ser feito constantemente.
Afinal,
só assim é possível avaliar se você e a equipe estão alcançando os objetivos
esperados.
Viu só?!
A
estrutura da empresa, o comportamento dos gestores e tantos outros fatores
podem ser os motivos pelos quais sua equipe ainda não está integrada.
Se você
sente que esse é o caso da sua empresa, não perca mais tempo!
Agora que
você já sabe o que é, quais são os benefícios e como implantar, está na hora de
adotar uma gestão participativa.
Capítulo
8 Dicas para manter a
motivação no trabalho?
Provavelmente,
todos os dias seu despertador toca às 6h da manhã, você vai para o trabalho e
cumpre suas atividades diárias.
A rotina
começa a ficar monótona e você fica entediado por ter que fazer a mesma coisa
todos os dias.
E a sua motivação no trabalho some.
É chato
não é?
Mas não precisar ser. Se você buscar no lugar
certo a motivação e aprender a ver com bons olhos o trabalho que exerce, não só
terá mais produtividade como também viverá de forma mais leve.
Então, como fazer para ter motivação no
trabalho?
Pensando
no bem estar, escolhi 5 dentre tantas dicas, para que você possa terminar seus
dias de maneira mais feliz e mais satisfeito com tudo o que realiza.
Aprenda a gostar do que faz
Passamos
a maior parte do tempo trabalhando e por isso é muito importante ter prazer
naquilo que fazemos.
O problema é que boa parte das pessoas não tem
a oportunidade de escolher no que trabalhar, pois existem contas e contas para
apagar, aceitando assim qualquer oportunidade de emprego.
Se você
se encontra nessa situação, busque algo na sua função que você goste e procure
focar nisso. Sê você é um varredor de ruas, deve querer ser o
melhor varredor de ruas do mundo”. Quando realmente procuramos fazer o nosso
melhor não importando a função que exercemos, passamos a ver nosso trabalho com
bons olhos e encontramos satisfação nisso.
Evite comparações
Seu
colega de trabalho recebeu uma promoção primeiro que você ou aparentemente tem
um rendimento melhor?
Releve e não se importe! Você está ali para
fazer o seu trabalho e dando seu melhor o reconhecimento virá mais cedo ou mais
tarde. Ninguém é igual, portanto trabalhe suas habilidades e concentre-se em
seu trabalho. Tenho certeza de que trabalhará muito mais relaxado e focado.
Cuide da sua saúde
A falta
de motivação pode estar ligada à falta de energia. Muitas vezes o funcionário
está cansado, com fome ou com alguma dor, refletindo uma total desmotivação.
Para
extinguir isso é necessário, primeiramente, ter uma boa noite de sono, de no
mínimo 6 horas bem dormidas por noite.
Ao fazer
isso você já sentirá mais disposição no dia seguinte.
Um
segundo passo é cuidar da alimentação, balanceando e tentando manter um
cardápio saudável.
Lembre-se
também de se hidratar.
Tomar
água é muito importante!
Com essas
3 medidas, você sentirá o corpo menos cansado, sentirá menos dores e terá mais
disposição, pois estará com uma boa saúde física.
Comemore as conquistas
É
bastante satisfatório alcançar os objetivos e quando vemos nossas metas serem
atingidas, sentimo-nos mais determinados, com vontade de alcançar mais e mais.
Por isso,
não deixe suas conquistas passarem em branco. Comemore-as!
Você terá
a sensação de dever cumprido e terá mais motivação pra atingir a próxima meta.
Seja simpático
O
ambiente de trabalho pode influenciar diretamente no seu humor.
Por isso, seja educado e cortês com seus
colegas de trabalhando, criando assim uma atmosfera de parceria.
Ao você
se relacionar bem com quem trabalha ao seu lado, tanto você como os outros, se
sentirão mais à vontade e bem-vindos no ambiente.
Um sorriso pode mudar seu dia de trabalho.
Após
refletir sobre essas 5 dicas, saia da teoria e parta pra prática.
Tenho
certeza de que com esses passos simples você saberá como se manter motivado para
chegar ao fim de cada dia e quando seu despertador tocar amanhã às 6h você
estará disposto para mais um dia.
Capítulo 9 Brincadeiras
no ambiente de trabalho atrapalham!
Não quero ser chato e dizer
aqui que você não deve, de maneira alguma, fazer uma brincadeira ou outra com
seus colegas de trabalho.
O que quero dizer e alertar é
que é fundamental que se tenha respeito e que tais brincadeiras não sejam
exageradas.
Caso contrário, elas podem
causar um constrangimento desnecessário a todos que estão participando da
“zoação”, pois, em algum momento, alguém não vai gostar e vai perder a
paciência.
Entenda um pouco mais como as
brincadeiras em excesso podem atrapalhar o dia a dia em sua empresa eduque seus
colaboradores, para evitar que eles acabem exagerando tipo de pessoas brincalhão que vai acabar Atrapalham e muito,
pois todos nós precisamos ter limites e saber quais são os limites das pessoas
ao nosso redor, já que não é todo mundo que tem o perfil brincalhão, nem dentro
e nem fora do ambiente de trabalho.
Sendo assim, nestes casos, ter uma boa postura
profissional é fundamental para não ofender ninguém.
Brincadeiras têm limite e a paciência das pessoas também!
Para que possamos desenvolver as nossas atividades profissionais com
excelência, é essencial que a convivência com nossos colegas de trabalho seja
harmônica, que o clima seja alegre e motivador, pois quando isso não acontece,
a nossa produtividade e entrega à empresa são afetadas consideravelmente.
É por
isso que ter bom senso e saber medir a dose certa de brincadeiras que você pode
fazer com as outras pessoas, vai evitar diversas dores de cabeça, não só para
você, mas para todos que desejam trabalhar da melhor maneira possível e
entregar os resultados que a empresa busca.
Para isso, é necessário entender que todos os dias nós estamos diante do mais
diversos tipos de pessoas, que têm pensamentos diferentes, comportamentos,
atitudes e formas distintas de enxergar o mundo ao seu redor.
Sendo
assim, a brincadeira que você faz com o seu colega do lado e ele aceita, pode
não ser bem recebida pelo colaborador de outro departamento, que você mal
conversa no dia a dia.
Fique
atento!
Neste, e em muitos outros casos, ter noção, para não desrespeitar ninguém e não
se prejudicar profissionalmente é fundamental em todos os ambientes de
trabalho, de qualquer tipo de empresa.
De que forma as brincadeiras atrapalham?
Até aqui já conseguimos entender que brincadeiras no trabalho, quando feitas em
excesso, ao invés de trazerem alegria, podem impactar negativamente no clima
organizacional e nas relações interpessoais também.
Por isso,
trago para você alguns exemplos de como elas podem atrapalhar a convivência em
harmonia de todos, confira:
Gera desconforto no
ambiente de trabalho
Se você é daqueles que fica pegando demais no pé dos seus colegas e não entende
que para tudo tem uma hora, inclusive para brincar, tenha certeza que em algum
momento alguém vai perder a paciência com você e o conflito vai ser inevitável.
Em situações como estas, para evitá-las, é
necessário que você entenda que, no caso de uma briga, o desconforto vai ser
geral e não vai atingir só a você e à pessoa que não aceitou a brincadeira.
Por isso, faça uma autoanálise e verifique se você não está exagerando demais.
Se
estiver, pare agora e mude a sua postura, para não se prejudicar e não
prejudicar a mais ninguém.
Impacta na produtividade
Quando estamos em algum lugar em que não nos sentimos confortáveis, a tendência
é que o nosso desempenho seja altamente prejudicado. No ambiente de trabalho
não é diferente, já que, a partir do momento em que o desconforto foi
instaurado, por conta de brincadeiras em excesso, as pessoas passam a ser
impactadas pelo clima e, consequentemente, não conseguem desenvolver suas
atividades a contento.
Sendo
assim, saber qual é a dose certa e a hora de parar é fundamental para que tudo
continue correndo da melhor maneira possível e os resultados sejam alcançados.
Pode deixar o colega
doente
Hoje em dia, vivemos em uma sociedade em que “a zoeira não tem limites”, e por
isso, muitas pessoas acabam acreditando que podem ficar zombando eternamente
quem quer que seja com a desculpa de que tudo não passa ou não passou de uma
inocente brincadeira.
O
problema é quando a “zoeira” passa dos limites e se transforma em mobbing, que
o bullying no trabalho entre adultos, causando algo que vai muito mais além do
que um “mero” desconforto no ambiente organizacional.
Assim como nas escolas, este assédio pode acontecer nas empresas também e pode
prejudicar a saúde de muitas pessoas que não sabem ou não conseguem lidar com
as constantes “brincadeiras” sem limite dos colegas.
Muitos passam a ficar desmotivados e perdem o
interesse pelas coisas ao seu redor, sem saber o porquê.
E,
conforme o tempo passa, podem acabar desenvolvendo doenças como ansiedade e
depressão.
É por
isso que, respeitar a forma como cada um age e se comporta, faz com que
tenhamos uma convivência harmoniosa, não só no ambiente de trabalho, mas também
fora dele.
E se você perceber que seus colegas estão exagerando, não hesite em contribuir com um feedback para
que eles entendam que tudo tem um limite e que brincadeiras em excesso
realmente atrapalham o bom andamento do trabalho e dos resultados nas empresas.
Caso isso
não surta nenhum efeito, comunique ao seu gestor ou ao departamento de Gestão
de Pessoas, para que possam tomar as devidas providências.
Com
certeza, isso vai ajudar a melhora a qualidade das relações no trabalho e
conferir o limite certo ao que já passou dos limites.
No
futuro, seus colegas fanfarrões vão lhe agradecer.
E você já sofreu com algum tipo de brincadeirinha de mau gosto em seu trabalho?
E em sua empresa
a meio coisa ser afasta desse tipo de pessoas que não te respeita....
Conclusão
Porém, é muito importante que
o trabalhador olhe com cuidado para os problemas de sua empresa
Faço este alerta porque
quando um problema é resolvido e mais dois aparecem, algo deve estar errado em
sua empresa.
Isso geralmente acontece,
porque a maioria dos trabalhadores resolve ou dá foco aos sintomas, “apagam o
incêndio”, mas não buscam eliminar a causa real daquele problema.
Num primeiro momento, resolva
chamar para profissional estivesse ali
para ajudar.
Porém, aconteceu de que, em
alguns momentos de folga ou atestado, essa atendente reserva estava ausente e,
daí, o problema continuava Essa foi
somente uma solução remediativa.
Buscando
o porquê do por que, assim você chega à “causa raiz”.
Eliminar
a causa raiz é o que, de fato, vai fazer você eliminar os problemas. De outra
forma, o trabalhado só está “apagando”
os sintomas. Quanto mais sua empresa cresce, mais problemas aparecem e mais
causas raiz você terá que procurar.
O seu
trabalho é prestar atenção no seu negócio, você precisa de Habilidade E um desses cuidados, é quando se identifica a
raiz de algum de seus problemas. Isso faz com que ele não se repita e,
consequentemente, seja eliminado por completo.
Novos
problemas vão aparecer, mas esses serão novos desafios, não recorrentes.
para transformar sua empresa
no local onde seus funcionários querem crescer.
É preciso identificar, agir e
resolver aquilo que não está funcionando para que sua organização promova mais qualidade
de vida aos seus colaboradores e lucro aos seus investidores.
Carlos Alberto c da Silva
Contato (11)95725-5927
EDITORA GLOBAL 🌐 2009
Paz do Senhor Jesus para todos irmãos e amigo aqui vcs vao apreende algo novo para sua vida
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