Editora Central Digital Editora Global Ltda
APOSTILA DE
PERGUNTA DO BATISMO PARA NOVOS
CONVERTIDOS VOLUME.3
Data 22/03/2010
1º edição 2010
27 Páginas
Escritor : Carlos Alberto c da silva
Celular: (11)95725-5927
Pastor Professor. Carlos Alberto Candido da
Silva Mestre em psicologia .
Psicanalise, Bacharel em Teologia, Graduado em Filosofia, Graduado em História,
Graduado em Pedagogia, Pós graduado em Docência do Ensino Superior, Pós
graduado em Gestão e Administração Escolar ABD ....
Editora Global
INTRODUÇÃO
PERGUNTA 1 COMPREENDENDO É UMA
IDENTIFICAÇÃO COM CRISTO
PERGUNTA 2 QUANDO SE
BATIZA O NOVO CONVERTIDO?
PERGUNTA 3
COMPREENDENDO BATISMO NAS ÁGUAS SIGNIFICADO?
PERGUNTA 4
BATISMO DE JOÃO?
PERGUNTA 5 BATISMO DE
JESUS?
PERGUNTA 6
COMPREENDENDO O BATISMO E A SALVAÇÃO?
PERGUNTA 7 COMPREENDENDO UM
SÓ BATISMOS ?
CONCLUSÃO SOBRE O
BATISMO NAS ÁGUAS
PERGUNTA E RESPOSTA: CONHECENDO O BATISMO NAS ÁGUAS,
QUE É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA OS NOVOS CONVERTIDOS.
INTRODUÇÃO
O batismo é o primeiro passo importante na vida de um novo
convertido, o verdadeiro cristão deve conhecer o verdadeiro significado do
batismo.
Como sabemos a palavra batismo é um vocábulo que vem do
original grego “BAPTIZO” que significa “Mergulhar” ou “imergir”.
Segundo as Sagradas Escrituras o batismo simboliza a morte
de uma vida de incredulidade e pecados e a exigência simbólica que a pessoa
passa sob a água e ao emergir dela simboliza a ressurreição para uma vida nova
com Cristo Jesus.
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações,
batizando-os em nome do Pai, e do filho, e do Espírito Santo. (Mateus 28.19). E
disse-lhes, ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e
for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. (Marcos
16.15.16).
O BATISMOS PARA VOCES
NOVOS CONVERTIDOS ?
0 Batismo nas águas significa uma cerimônia em que se usa e por meio da qual uma pessoa
se torna membro de uma igreja cristã.
PERGUNTA DO
PROFESSOR AO ALUNOS:
O que vocês novos
Convertido entende o significado do batismo e o que ?
A)
Libertação
B)
Perdão
C)
Água
É UMA
ORDENANÇA DE JESUS
O batismo é
uma ordenança clara de Jesus para todo aquele que Nele :
PERGUNTA DO PROFESSOR
AO ALUNOS:
Jesus deu uma onde clara para todos nós?
A)
Aceita
B)
Recebe
C)
Crê
“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações,
batizando-as em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28.19)
SELO
DA FÉ
O batismo deve ser visto como um selo da
justiça que vem pela ,
PERGUNTA DO PROFESSOR
AO ALUNOS:
O que vocês entende a respeito do Selo?
A)
Libertação
B)
Perdão
C)
Fé
e evidentemente deve seguir a fé,
como determinam as palavras finais de Jesus que se encontram registradas no
evangelho de Marcos:
“E disse-lhes: Ide por todo o
mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será
salvo; quem, porém, não crer será condenado” (Mc 16.15,16).
Esta é a razão porque não
batizamos e nem tampouco validamos o batismo de crianças; é necessário crer
primeiro e então se batizar. Obedecemos o princípio bíblico de consagrar os
filhos ao Senhor,
Lucas 2:22 Passados os dias da
purificação deles segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentarem
ao Senhor, 23 conforme o que está escrito na Lei do Senhor: Todo primogênito ao
Senhor será consagrado;
mas só os batizamos depois que puderem crer e
professar sua fé.
É
A CIRCUNCISÃO DO CORAÇÃO
No Velho Testamento, os judeus
tinham como a circuncisão;
PERGUNTA DO PROFESSOR
AO ALUNOS:
Os Judeus tinha um entendimento no Velho Testamento do que?
A)
Sua transformação
B)
Selo de sua FÉ
C)
Sua obediência
Novo Testamento a circuncisão foi
suprimida, sendo vista simbolicamente no batismo:
“Nele também fostes
circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da
carne, que é a circuncisão de Cristo; tendo sido sepultados juntamente com ele
no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados ,
PERGUNTA DO PROFESSOR
AO ALUNOS:
Mas Novo Testamento a circuncisão foi mudada no sepultamento e na
ressurreição de Jesus?
A)
Em vida
B)
No novo mundo
C)
pela fé no poder de
Deus,
que o ressuscitou dentre os
mortos” (Colossenses 2.11,12)
Hoje, esta circuncisão acontece
no coração.
(Rm 2.28,29), e Paulo a relaciona
com o batismo.
PERGUNTA 1
COMPREENDENDO É UMA IDENTIFICAÇÃO COM CRISTO
O batismo tem um significado;
além de ser um testemunho público da , ele fala algo. Na verdade é o meio através do qual externamos que tipo
de fé temos depositado em Jesus Cristo.
São duas coisas completamente
diferentes; o que nos salva da perdição eterna e da condenação dos pecados é a em nosso lugar. Ao morrer na cruz, o Senhor
Jesus não morreu porque mereceu morrer; pelo contrário, como justo e inocente,
Ele nos sofrendo o que
nós deveríamos sofrer a fim de que recebêssemos a salvação de
Deus.
PERGUNTA DO PROFESSOR
AO ALUNOS:
Novos convertido o
que significa de se uma testemunha no Batismo público
A) Para
a igreja vê
B) Mostra
uma vida nova
C) nossa
fé em Jesus
Tem duas coisas que
nós salva da perdição?
A)
obra de Cristo na
Cruz
B)
perdão dele por nos
C)
Para da uma nova
vida
D)
Ele nos substituiu
Há dois elementos básicos na fé
que nos salva: identificação e apropriação. É importante entender cada
um deles dentro do simbolismo do batismo.
Identificação é o aspecto da
fé que nos faz ver que Jesus assumiu a nossa posição de pecado, para que
assumíssemos a posição de justiça d’Ele (2 Co 5.21). A Bíblia declara o
seguinte:
“Porque morrestes, e a vossa vida
está oculta juntamente com Cristo, em Deus” (Cl 3.3).
Quando Deus nos olha, ou Ele nos
vê sozinhos em nossos pecados, ou nos vê através de Jesus Cristo, que já pagou
por eles.
A nos
coloca com Jesus na cruz, crucificados com Ele; nos coloca no túmulo,
sepultados com Ele; nos coloca ainda nos céus, à direita de Deus, ressuscitados
com Cristo! É quando nos vemos n’Ele, entendendo o sacrifício vicário do Filho
de Deus, que passamos a ter direito ao que Cristo fez; esta é a hora do segundo
passo: apropriação.
Apropriação é o aspecto da
fé que torna meu aquilo que já vi realizado em Jesus. É quando entendemos que
não somos salvos pelas obras mas sim
, mediante a fé e nos apropriamos disto.
Paulo escreveu a Timóteo e lhe disse:
“toma posse da vida eterna” (1 Tm
6.12).
PERGUNTA DO PROFESSOR
AO ALUNOS:
O que faz nos está com Jesus na Cruz?
A)
Renúncia
B)
Vive no céu
C)
Fé
O que faz nos compreendendo o que
não salva ?
A)
Nosso objetivo
B)
pelas obras,
C)
pela graça,
O batismo, é o nosso testemunho
da identificação com Cristo; ele revela não apenas que eu tenho fé, mas que
tipo de fé eu tenho. Veja o que as Escrituras dizem:
“Ou, porventura, ignorais que
todos os que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na sua morte?
Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo, para que, como Cristo
foi ressuscitado dentre os mortos para a glória do Pai, assim também andemos
nós em novidade de vida” (Romanos 6.3,4).
Quando imergimos alguém na água,
estamos simbolicamente declarando que esta pessoa foi sepultada com Jesus, e ao
levantarmos esta pessoa das águas, estamos reconhecendo que ela já ressuscitou
com Cristo para viver uma nova vida. Portanto, o batismo é onde reconhecemos
que tipo de fé temos; uma fé que se identifica com Cristo e sua
obra realizada na cruz.
QUEM
PODE SE BATIZAR?
Para quem é o batismo?
A explicação anterior responde esta indagação:
para todo aquele que se identifica pela fé com o sacrifício de Cristo na cruz.
Depois de ter reconhecido por fé a obra de Cristo, quando a pessoa passa a
estar apta para o batismo? Quanto tempo ela tem que ter de vida cristã para
poder se batizar?
A Bíblia responde com clareza
estas questões. Em Atos 8.30 a 39, lemos acerca do primeiro batismo cristão
apresentado em maiores detalhes na Bíblia. Neste texto, temos um modelo para a
forma de batismo, e ali vemos que já na evangelização o batismo era ensinado
aos novos convertidos, o que nos faz saber que ninguém deve demorar para se
batizar após ter feito sua decisão de servir a Jesus.
Além disso, vemos também qual é o
critério para que alguém se batize; quando o etíope pergunta: “Eis aqui
água, que impede que eu seja batizado?” a resposta de Felipe vem trazendo
luz sobre o requisito básico para o batismo: “É lícito, se crês de todo
coração” (At 8.36,37).
Quando a pessoa foi esclarecida
sobre a obra (e não só a pessoa) redentora de Jesus Cristo, e crê de todo o
coração (sem dúvida acerca disto), ela está pronta para ser batizada.
PERGUNTA 2 QUANDO
SE BATIZA O NOVO CONVERTIDO?
Não há data estabelecida, somente
os critérios que o recém convertido deve apresentar. No caso de Filipe e o
etíope, foi bem rápido!
COMO
SE BATIZA?
A
palavra “baptismos” no grego significa: “ ; colocar para dentro de nós”. No curso da história, por
várias razões, apareceram outras formas de batismo, como aspersão e ablução
(banho); entretanto, como o batismo é uma identificação com , é exatamente isto que a imersão
significa, não praticamos outras formas de batismo.
Quando Felipe batizou o etíope,
eles pararam em um lugar onde havia água. A Bíblia diz que ambos entraram na
água (At 8.38,39). Certamente aquele eunuco viajava abastecido com água
potável; se fosse o caso de praticarem a aspersão havia água suficiente naquela
carruagem para isto, mas batizar é imergir! Não foi à toa que João Batista se
utilizou do rio Jordão para batizar. Depois, mudou o local de batismo para Nos,
perto de Salim, e razão para isto é descrita pelo apóstolo João em seu
evangelho: “porque havia ali muitas águas” (Jo 3.23).
Não há lugar específico para o
batismo. Em nosso templo temos um batistério, mas também batizamos em rios,
piscinas, e onde houver água suficiente para a imersão…
Além da água, é necessário alguém
que ministre o batismo ao novo-convertido, uma vez que não existe auto-batismo
na Bíblia. E quem pode batizar? Quem tem autoridade para isto? Só o pastor?
Não! A ordenança de Jesus é clara:
“Ide, portanto, fazei discípulos
de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho, e do Espírito
Santo”(Mt 28.19).
Jesus mandou fazer A ordem já subentende que quem
faz o discípulo tem autoridade para batizá-lo. Felipe era apenas um diácono,
fazendo o trabalho de evangelista; não era o pastor de igreja nenhuma, e
batizou!
Paulo disse aos coríntios que não
havia batizado quase ninguém entre eles; entendemos que mesmo se tratando de
seus filhos na fé, ele provavelmente tenha passado esta tarefa a outros
cooperadores, que não eram pastores.
Em nossa igreja, os pastores
conduzem o batismo por uma questão de ordem, mas não porque só pastores possam
batizar. Assim como os pastores pregam e isto não quer dizer que só eles possam
pregar, assim também é com o batismo. Num batismo eles podem chamar o líder de
célula ou o discipulador da pessoa para batizar o novo convertido.
Para muitas igrejas, as palavras
de Mateus 28.19 (“em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo”) são a fórmula
a ser seguida no batismo. Vemos nisto um princípio espiritual, mostrando a
Trindade envolvida no batismo, mas a forma como os apóstolos obedeceram esta
ordem nos dá a entender que eles não viram nas palavras de Jesus uma fórmula a
ser repetida. Por quatro vezes, vemos referências claras ao nome usado no
batismo cristão nas páginas de Atos dos Apóstolos:
“Arrependei-vos, e cada um de vós
seja batizado em nome de Jesus Cristo, para a remissão dos vossos pecados, e
recebereis o dom do Espírito Santo”. (Atos 2.38)
“Porquanto não havia ainda
descido sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em nome do Senhor
Jesus”. (Atos 8.16)
“E ordenou que fossem batizados
em nome de Jesus Cristo. Então lhe pediram que permanecesse com eles alguns
dias”. (Atos 10.38)
“Eles, tendo ouvindo isto, foram
batizados em o nome do Senhor Jesus”. (Atos 19.5)
Quando Jesus citou o no batismo, o fez dizendo que em nome deles se deveria praticar o
batismo, e não repetindo sua frase. “Pai” não é nome, é um título que
indica uma posição; “Filho” também não é nome, é um título que indica
uma posição. Qual é o nome a qual Jesus estava se referindo e que representa a
Trindade na terra? É o Seu próprio nome!
Alguns alegam que batizar só em
nome de Jesus é negar a Trindade, mas para os apóstolos era sinônimo de
obediência à comissão de Cristo. Veja bem, quando expulsamos demônios, fazemos
isto em nome de Jesus (Mc 16.17), mas não quer dizer que o Pai e o Espírito
Santo tenham ficado de fora, pois Jesus disse que expulsava demônios pelo dedo
de Deus (Lc 11.20) e também pelo Espírito Santo (Mt.12.28).
Quando uma pessoa é salva, é
salva pelo nome de Jesus (At 4.12), mas não quer dizer que o Pai e o Espírito
Santo não estejam envolvidos nisto. Da mesma forma, quando impomos as mãos nos
enfermos (Mc 16.18), fazemos isto em nome de Jesus. Quando oramos, fazemos isto
em nome de Jesus (Jo 16.23,24).
O
NOME DE JESUS
representa a trindade na terra;
por trás dele estão o Pai, Filho e Espírito Santo. Quando batizamos “em
nome de Jesus”, estamos batizando no nome que representa a .
Por causa da trindade de Deus (um
só Deus em três pessoas), sub-entende-se uma “implicitude” da
Trindade no nome de Jesus.
PERGUNTA DO PROFESSOR
AO ALUNOS:
PERGUNTA: A palavra batismo e
o que?
A)
Entrando no Rio
B)
Banhando na água
C)
Imergir Mergulhar
PERGUNTA batismo é uma identificação?
A)
Jesus pegando a cruz
B) Cristo
em sua morte e ressurreição
C)
Jesus fazendo seguidores
PERGUNTA Jesus mandou fazer?
A)
Ganha almas
B) discípulos
e depois batizá-los.
C)
Fazer os trabalhar
PERGUNTA: O nome Jesus na
terra ?
A)
Jesus
libertando
B)
Jesus
sendo bom
C)
Trindade
PERGUNTA: Quando Jesus citou o que?
A)
Ele veio para os
seus
B)
Veio para Jerusalém
C) Pai,
Filho, e Espírito Santo
PERGUNTA 3
COMPREENDENDO BATISMO NAS ÁGUAS SIGNIFICADO?
O Batismo nas águas significa
também mergulhar ou imergir.
Tais palavras podem significar um
rito religioso, ritual de limpeza.
No Novo Testamento, se tornou o
rito de iniciação na comunidade cristã e era interpretado como .
O batismo nas
águas é sinal de arrependimento e perdão (Atos 2:38) e união com
Cristo (Gl 3.26-27), tanto em sua morte como em sua ressurreição (Rm 6.3-5).
O Batismo nas águas é o
anúncio público de uma experiência pessoal.
É um ato cristão de obediência e
um testemunho público do desejo do crente de se identificar com Cristo e
segui-lo.
Jesus nos deu seu exemplo e
ordenou o ensino sobre o batismo águas.
João Batista batizou Jesus
no Rio Jordão, deixando-nos o exemplo para fazer o mesmo como uma
afirmação pública da nossa fé.
Da mesma forma, Jesus mandou que
seus discípulos batizassem outros crentes (Mateus 28:19).
O batismo nas
águas é, portanto, um símbolo da e ressurreição de Cristo.
É uma visão externa da mudança
interna de uma pessoa.
O crente abandona a velha maneira
de viver em troca de uma nova vida em Cristo.
PERGUNTA DO PROFESSOR
AO ALUNOS:
Novo Testamento, se tornou o que
o ritual era interpretado?
A)
morte e nascimento
em Cristo.
B)
O dia que Jesus
nasceu
C)
Maria recebendo
Jesus
PERGUNTA DO PROFESSOR
AO ALUNOS:
O batismo nas
águas símbolo o que?
1)
morte, sepultamento
2)
Jesus vivo
3)
Jesus andando na água
É símbolo de salvação e não um
requisito para a vida eterna.
Entretanto, como um ato de obediência,
o salvo opta por se batizar.
Portanto, o batismo nas
águas indica nosso desejo de dizer à nossa igreja e ao mundo que estamos
comprometidos com a pessoa de Jesus e seus ensinamentos.
PERGUNTA 4 BATISMO DE JOÃO?
João, o Batista, pregava
o “batismo de
para o dos pecados” (Lucas 3:3).
Todos os evangelistas concordam
sobre isso (Mateus 3:6-10; Marcos 1:4-5; Lucas 3:3-14).
Portanto, reconhecemos
o batismo nas águas como símbolo do nosso redirecionamento na
vida.
Nós nos arrependemos de nossa
velha maneira de viver em pecado e desobediência.
Mudamos a rota e damos uma nova
partida.
Mas as origens do batismo de João
são difíceis de traçar.
Possui semelhanças e diferenças
em relação a obrigações e exigências feitas pelos judeus aos pagãos novos
convertidos, tais como o estudo da Torá, circuncisão e o ritual do banho para
expiar todas as impurezas do passado gentio.
PERGUNTA DO PROFESSOR
AO ALUNOS:
João pregava o que na verdade ?
A)
arrependimento
perdão
B)
Batismo
C)
Mandava o povo vim
até Deus
RESULTADOS
DO BATISMO DE JOÃO BATISTA
A prática
do batismo nas águas de João tinha os seguintes resultados:
1. Era intimamente
relacionado com arrependimento radical, não somente dos judeus, mas também dos
gentios.
2. Indicava claramente ser
preparado para o Messias, que e traria
o batismo de fogo (Mateus 3:11).
3. Simbolizava purificação
moral e assim preparava as pessoas para a vinda do reino de Deus (Mateus 3:2;
Lucas 3:7-14).
A despeito da óbvia conexão entre
o cerimonial de João e a igreja primitiva, o batismo nas
águas realmente desapareceu do ministério direto de Jesus.
De início, Jesus permitiu que
seus discípulos continuassem o ritual (João 3:22), porém mais tarde
aparentemente ele descontinuou essa prática (João 4:1-3), provavelmente pelas
seguintes razões:
A mensagem de João era funcional,
enquanto a de
.
João antecipou a vinda do reino
de Deus, enquanto Jesus anunciou que o Reino já havia chegado.
O rito de João era uma passagem
intermediária até o ministério de Jesus.
PERGUNTA DO PROFESSOR
AO ALUNOS:
batismo nas águas de
João preparado para o Messias que ?
A)
Para servi a Deus
B)
batizaria com o Espírito Santo
C)
Pregar a palavra
PERGUNTA DO PROFESSOR
AO ALUNOS:
João era funcional e Jesus era o
que ?
A)
O Messias
B)
Profeta
C)
Jesus era pessoal
PERGUNTA 5 BATISMO DE
JESUS?
O batismo nas águas de Jesus
marcou o início de seu ministério.
Alguns estudiosos discutem o fato
de João Batista, ter batizado Jesus.
Entretanto, o propósito e
significado do batismo de Jesus permanecem controversos.
João Batista proclamava que o estava próximo e o que o povo de Deus deveria
se preparar para a chegada do Senhor através da renovação da fé em Deus.
Para João, isso significava
arrependimento, confissão de pecados e prática do bem.
Assim sendo, por que Jesus
foi batizado nas águas?
Se Jesus não era pecador, como o
Novo Testamento proclama (II Coríntios 5:21; Hebreus 4:15; I Pedro 2:22), por
que se submeteu ao batismo de arrependimento para perdão dos pecados?
Vamos ver então o que os Evangelhos dizem
sobre isso.
PERGUNTA DO PROFESSOR
AO ALUNOS:
João Batista proclamava que?
A)
Vinda de Jesus
B)
Reino dos céus
C)
Sobre ele
O
EVANGELHO DE MATEUS
Mateus dá mais detalhes sobre
o batismo de Jesus nas águas do que Marcos.
Começa destacando a relutância de
João Batista em batizar Jesus (Mateus 3:14), persuadido somente depois da
explicação:
“Deixa por enquanto, porque assim
nos convém cumprir toda a justiça.” (Mateus 3:15).
Embora o significado pleno dessas
palavras seja impreciso, elas pelo menos sugerem que o batismo de
Jesus nas águas era necessário para cumprir a vontade de Deus.
Tanto no Antigo como no Novo Testamento (Salmo 98:2-3; Romanos 1:17) a
justiça de Deus é vista como a salvação Dele para o Seu povo.
Por isso o Messias é “O
Senhor é nossa justiça” (Jeremias 23:6, Isaías 11:1-5).
Jesus disse a João Batista que
seu batismo era necessário para fazer . em
trazer a salvação sobre seu povo.
Assim a declaração do Pai no
batismo de Jesus nas águas é publicamente.
Enfatizava que Jesus era o servo
ungido de Deus pronto para iniciar seu ministério, trazendo a salvação do
Senhor.
PERGUNTA DO PROFESSOR
AO ALUNOS:
Jesus disse a João Batista que
seu batismo era necessário?
A)
Para seu povo
B)
Vindo avisa sobre Deus
C)
a vontade de Deus
O
EVANGELHO DE MARCOS
Marcos apresenta o batismo de
Jesus nas águas como uma preparação necessária para seu período de tentação e
ministério.
Em seu batismo Jesus recebeu a
aprovação do Pai e a unção do (Marcos
1:9-11).
A ênfase de Marcos na relação
especial de Jesus com o Pai, “Tu és o meu Filho amado, em ti me
comprazo”(Marcos 1:11), aproxima duas importantes referências do Antigo Testamento.
Jesus é apresentado de uma
maneira totalmente nova: o Messias reinante (Salmo 2:7) é também o Servo
Sofredor (Isaías 42:1).
A crença popular judaica esperava
um Messias reinante que estabeleceria o reino de Deus, não um Messias que
sofreria pelo povo.
No pensamento dos judeus a
chegada do reino dos céus estava também associada com ouvir a voz de Deus e com
a dádiva do Espírito de Deus.
PERGUNTA DO PROFESSOR
AO ALUNOS:
Em seu batismo Jesus recebeu a
aprovação do Pai e a unção do ?
A)
De se um profeta
B)
Unção do renovo
O
EVANGELHO DE LUCAS
Lucas menciona rapidamente
o batismo de Jesus nas águas, colocando-o em paralelo
ao batismo de outros que se referiram a João Batista (Lucas 3:21-22).
Ao contrário de Mateus, Lucas
coloca a genealogia de Jesus depois de seu batismo e antes do início
de seu ministério.
O paralelo com Moisés, cuja genealogia
ocorre logo antes do início de seu trabalho (Êxodo 6:14-25), não é mera
coincidência.
Provavelmente pretendeu-se
ilustrar o papel de Jesus ao trazer livramento (salvação) ao povo de Deus assim
como Moisés fez no Antigo Testamento.
Em seu batismo nas
águas, na descida do Espírito Santo sobre si, Jesus estava apto a desempenhar a missão para a
qual Deus o havia chamado.
Após ser tentado (Lucas 4:1-13),
Jesus entra na sinagoga e
declara ungido pelo Espírito para proclamar as boas novas (Lucas 4:16-21).
O Espírito se fez presente no Seu batismo nas
águas para ungi-lo (Atos 10:37-38).
Em seu relato, Lucas identifica
Jesus com as pessoas comuns.
Isso é visto na história (com
Jesus nascido num estábulo e visitado por humildes pastores, Lucas 2: 8-20).
E através da genealogia
(enfatizando a relação de Jesus com toda a humanidade, Lucas 3:38) logo depois
do batismo.
Assim, Lucas via
o batismo nas águas como o primeiro passo de Jesus para se
identificar com aqueles que Ele .
Somente alguém semelhante a nós
poderia nos substituir para morrer pelos nossos pecados.
Evidentemente Lucas, bem como
Marcos e Mateus, estava tentando mostrar que Jesus, como representante divino
do povo, tinha se identificado com ele no batismo nas águas.
PERGUNTA DO PROFESSOR
AO ALUNOS:
Lucas via o batismo nas
águas como o primeiro passo de Jesus para se identificar
A)
Ele é Deus
B)
veio salvar
C)
Veio para fazer
algo novo
O
EVANGELHO DE JOÃO
O Evangelho de
João não diz que Jesus foi batizado, mas que João Batista viu o Espírito descendo sobre Ele (João 1:32-34).
O relato enfatiza que Jesus foi a
João Batista durante seu ministério de pregação e batismo nas águas;
João Batista reconheceu que Jesus
era o Cristo, que o e que era o Filho de Deus.
João Batista também reconheceu
que Jesus, batizava com o Espírito Santo, ao contrário de si mesmo (João 1: 29-36).
E João Batista descreveu Jesus
como o que tira o pecado do mundo” (João 1:29).
O paralelo do Antigo Testamento mais próximo desta afirmação se encontra na passagem
do “servo do Senhor” (Isaías 53: 6-7).
É possível que “Cordeiro de Deus”
seja uma tradução alternativa da expressão aramaica “servo de Deus”.
A ideia de Jesus como aquele que
tira os pecados das pessoas é obviamente o foco desse Evangelho.
Seu escritor sugere que João
Batista entendeu que Jesus era o representante prometido e salvador do
povo
PERGUNTA DO PROFESSOR
AO ALUNOS:
João Batista reconheceu que Jesus
era o Cristo, que o?
1)
Veio para salva
2)
Espírito de Deus estava
sobre Ele
3)
Veio para batizar
PERGUNTA DO PROFESSOR
AO ALUNOS:
João Batista descreveu Jesus como
o que?
A)
O que veio para fazer
tudo novo
B)
Que ele veio para
Judéia
C)
Cordeiro de Deus
AS CONCLUSÕES DOS
EVANGELHOS SOBRE BATISMO NAS ÁGUAS
Nos quatro Evangelhos está
claro que o Espírito Santo veio sobre Jesus no seu batismo nas águas para
capacitá-lo a fazer a obra de Deus.
Os quatro escritores reconheceram
que Jesus foi ungido por Deus para cumprir sua missão de trazer salvação ao
mundo.
Essas ideias são a chave para o
entendimento do batismo de Jesus nas águas.
Naquela ocasião no início de seu
ministério, Deus ungiu Jesus com o Espírito Santo para ser o mediador entre Deus e o seu povo.
No seu batismo nas
águas Jesus foi identificado como aquele que carregaria os pecados das
pessoas.
Jesus foi batizado para se
identificar com o povo pecador.
Da mesma forma, nós somos
batizados para nos identificarmos com o ato de obediência de Jesus.
PERGUNTA 6
COMPREENDENDO O BATISMO E A SALVAÇÃO?
O batismo é um assunto importante
nas Escrituras.
Muitos textos mostram que o
batismo está intimamente relacionado com outros temas fundamentais do
evangelho.
Quando Jesus encarregou os
apóstolos da Grande Comissão, ele fez o batismo ser um elemento central da
mensagem que eles deveriam pregar ao mundo: "Jesus, aproximando-se,
falou-lhes, dizendo:
Toda a autoridade me foi dada no céu e na
terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome
do Pai, e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas cousas que
vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos as dias até à consumação do
século" (Mateus 28:18-20).
Quando Paulo apresentou os sete fundamentos da
unidade cristã, o era um deles: "Há somente um corpo e
um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há
um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é
sobre todos, age por meio de todos e está em todos" (Efésios 4:4-6)
Você pode perceber a importância do batismo
por causa da sua ligação com aqueles outros elementos vitais do cristianismo.
Infelizmente, poucos entendem o que a Bíblia afirma acerca da relação entre
batismo e salvação. O objetivo deste artigo é mostrar que o batismo é um
requisito para a salvação.
PERGUNTA DO PROFESSOR
AO ALUNOS:
Quando Paulo apresentou os sete
fundamentos da unidade cristã o que e?
A)
A missão
B)
Pregação
C)
Batismo
As
Escrituras ensinam que há vários requisitos para a salvação: a graça de Deus, o
amor de Deus, o sangue de Cristo, o ouvir a palavra, o arrependimento, a
confissão, a fé, a obediência, etc.
Nenhum dos elementos acima salva
sozinho; todos são, no entanto, imprescindíveis. Em meio a tudo o que o homem
tem que fazer para ser salvo está o batismo. Ninguém pode ser salvo sem fé, sem
a graça de Deus, sem o sangue de Cristo, sem o arrependimento, etc., mas também
não pode ser salvo sem o batismo.
O batismo é um dos vários
requisitos indispensáveis para a salvação.
O Batismo
é Necessário para a Salvação
Marcos 16:16 "Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer
será condenado."
O texto é claro.
É necessário que creiamos e
sejamos batizados.
Alguns acreditam que o batismo
não é essencial porque na segunda metade do versículo Jesus não disse que
aquele que não crê e não é batizado será condenado.
A questão obviamente é se queremos ser salvos
ou condenados. Para sermos salvos duas coisas são necessárias: a . Para sermos condenados basta uma: a
descrença.
Examine este paralelo: quem for contratado
pela fábrica e trabalhar esforçadamente receberá a promoção; quem não for
contratado não receberá a promoção.
Na verdade, não importa quão
arduamente um homem trabalhe, se nunca for contratado, certamente não receberá
a promoção.
João 3:5 "Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer
da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus."
Não é possível entrarmos no reino do céu sem
nascermos de novo da água e do espírito.
O único nascimento pela água de que falam as
Escrituras é o batismo (veja Romanos 6:3-4).
Nascer do espírito diz respeito à
transformação espiritual que devemos experimentar. Sem o batismo das águas e
sem a mudança espiritual, é impossível entrarmos no reino.
PERGUNTA DO PROFESSOR
AO ALUNOS:
Para sermos salvos duas coisas
são necessárias?
A)
Aceita o batismo
B)
Não aceita
C)
crença e o batismo
Atos 2:38 "Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja
batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis
o dom do Espírito Santo."
O contexto aqui é muito importante. Pedro
tinha acabado de pregar um sermão no qual acusava os que o ouviam de haverem
assassinado ao Senhor.
Seus ouvintes perguntaram o que
tinham que fazer então para serem salvos. Pedro mandou que se arrependessem e
fossem batizados para receber o perdão dos pecados e o dom do Espírito Santo.
Sem arrependimento e sem batismo, permanecemos
perdidos, sem perdão.
Atos 22:16 "E agora, porque te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e
lava os teus pecados, invocando o nome dele." Esse texto nos mostra como
invocar o nome do Senhor e ser salvo.
Certamente devemos invocar o nome do Senhor
para sermos salvos (Romanos 10:13; Atos 2:21). Mas isso significa mais que
simplesmente gritar "Jesus" (Mateus 7:21-23; Lucas 6:46; Atos
19:13-16; Romanos 10:1-3). Invocar o nome do Senhor significa voltar-se para
ele e submeter-se a ele para receber a salvação.
O modo pelo qual fazemos isso é
para ser batizados e lavar os pecados. Uma vez que não é possível sermos salvos
tendo ainda o pecado e uma vez que o batismo é exigido para ser lavado dos
pecados, fica claro que o batismo é necessário para a salvação.
Romanos 6:3,4 "Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados
em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?
Fomos, pois, sepultados com ele
na morte pelo ; para que, como Cristo foi
ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em
novidade de vida."
Essa passagem compara o batismo
do cristão com a morte, o sepultamento e a ressurreição de Cristo. Jesus
morreu.
Nós temos que morrer com respeito ao pecado.
Jesus ressuscitou; devemos também ressurgir do nosso sepulcro do batismo para
vivermos uma vida nova.
Está claro que a nossa nova vida
segue o nosso batismo. Como não se enterra ninguém vivo, mas sim os mortos,
assim também os batizados são aqueles que estão mortos no pecado e não os que
já estão vivos em Cristo.
A vida nova é recebida após o
batismo.
1 Pedro 3:21: "A qual, figurando o batismo, agora também vos salva, não
sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de um boa consciência
para com Deus, por meio da ressurreição de Jesus Cristo."
O batismo compara-se ao dilúvio
dos dias de Noé. O dilúvio salvou a Noé da corrupção e da perversidade do velho
mundo.
O batismo nos salva da corrupção e do pecado
de nossa velha vida. Uma vez que o texto afirma que o batismo nos salva, a
questão é indiscutível.
PERGUNTA DO PROFESSOR
AO ALUNOS:
Fomos, pois, sepultados com ele
na morte pelo?
A)
Na nova geração
B)
Uma coisa diferente
C)
Batismo
Objeções
"O batismo não é batismo de fato." Algumas pessoas tomam os textos
acima e tentam desidratá-los, dizendo que não se referem ao batismo nas águas.
Isso é difícil fazer de forma convincente. João 3:5, por exemplo, afirma
claramente: "nascer da água e do espírito".
As pessoas tentaram dar toda
sorte de significados à água nesse texto. Algumas dizem que Jesus estava
falando do nascimento físico e que a água é o líquido amniótico de que tratamos
quando dizemos que rompeu a bolsa d'água de uma grávida.
Mas seria um pouco estranho que Jesus dissesse
a homens vivos que eles tinham de nascer de novo fisicamente para entrar no
reino dos céus.
Informar Nicodemos que precisava nascer
fisicamente para entrar nos céus era visivelmente desnecessário; isso
obviamente já havia ocorrido!
No contexto, Jesus mostrou categoricamente que
estava falando de um nascimento espiritual e não físico.
Foi Nicodemos, não Jesus, que imaginou entrar
de novo no ventre da mãe para nascer.
Alguns dizem que água em João 3:5
significa a palavra. Mas isso é arbitrário.
Podemos dizer que água significa qualquer
coisa iogurte, por exemplo e ensinar que as pessoas devem ser batizadas no
iogurte para ser salvas!
Mas Jesus disse água, e não há
por que mudar isso.
Deve ficar claro que 1 Pedro 3:21 se refere ao batismo nas águas.
No contexto, ele estava falando
sobre como o mundo dos dias de Noé se encheu de água. Alguns defendem a ideia
de que Noé foi salvo das águas e não pelas águas.
O ponto do contexto, entretanto, não é a
preservação de Noé na arca, mas sua salvação pela água do pecado do mundo.
Alguns tentam interpretar essas passagens como se fosse uma referência ao
batismo com Espírito Santo.
É verdade que a Bíblia menciona o
batismo do Espírito Santo.
Há, no entanto, diferenças significativas
entre o batismo nas águas e o batismo do Espírito Santo que devem deixar claro
a qualquer estudioso qual é qual.
O batismo do Espírito Santo era
uma promessa, nunca uma ordem (observe Atos 1:4-5,8).
Se um batismo é ordenado, sabemos que não se
trata do batismo do Espírito Santo.
Com base nisso, Atos 2:38 e Atos 22:16 têm que
referir-se ao batismo nas águas. Cristo é quem batizava com o Espírito Santo,
não o homem.
Se o batismo tratado é um batismo
feito por homens, sabemos tratar-se do batismo nas águas.
Por essa razão, Marcos 16:16 deve referir-se
ao batismo nas águas (veja Mateus 28:18-20; Marcos 16:15-16). Romanos 6:3-4 é o
batismo nas águas porque implica um sepultamento e uma ressurreição para uma
nova vida.
"A salvação não é salvação de fato."
Às vezes as pessoas negam que
esses textos realmente ensinem que o batismo é essencial para a salvação.
Com muita freqüência, fazem-no
com Atos 2:38: "Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós
seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis
o dom do Espírito Santo".
Dizem que a expressão "para remissão dos
pecados",
no grego, significa ser batizado
porque os e não para receber o perdão dos pecados.
O interessante é que a mesma
expressão, tanto em português quanto em grego, é usada em Mateus 26:28:
"Porque isto é meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de
muitos, para remissão dos pecados".
O sangue de Jesus foi vertido
para remissão dos pecados. Teria seu sangue sido derramado porque os nossos
pecados já haviam sido perdoados ou para recebermos o perdão? Sem dúvida, para
recebermos. Atos 2 já em si afirma que devemos arrepender-nos e ser batizados
para o perdão. Se devíamos ser batizados porque os nossos pecados já foram
perdoados, então o arrependimento também se daria porque já recebemos a
remissão dos pecados.
Sabemos, porém, que o arrependimento é um
requisito para recebermos o perdão; também o batismo.
"Salvos pela fé." Muitas pessoas fazem vistas grossas a todos os
textos que tratam do batismo ao tentarem decidir se o batismo é ou não
imprescindível para a salvação.
Elas ressaltam os versículos
bíblicos que ensinam que somos salvos pela fé (João 3:16; 5:24; Atos 16:31;
Romanos 5:1; 10:9-10, etc.)
Sem dúvida somos salvos pela fé.
A Bíblia deixa isso bem claro.
Mas esse fato nada fala sobre o
batismo ser ou não também necessário para a salvação.
Somos salvos por Cristo (Romanos
5:9-10), mas isso não significa que a fé seja dispensável.
Somos salvos pelo arrependimento (Atos 3:19),
mas isso não invalida a graça de Deus. Mateus 5:9 ensina que somos salvos por
sermos pacificadores, mas isso não nos autoriza a descartar a fé, o
arrependimento e o batismo, crendo que o fato de sermos pacificadores seja em
si o que nos vai salvar.
PERGUNTA DO PROFESSOR
AO ALUNOS:
no grego, significa ser batizado
porque?
A)
Te uma vida
transformada
B)
Vive para Cristo
C)
seus pecados já
foram perdoados
Se desejo saber sobre a relação
que há entre o batismo e a salvação, devo estudar os textos que tratam do
assunto do batismo e da salvação.
Os textos que abordam a relação
entre a fé e a salva ‘e são não responderão à pergunta.
Conquanto a Bíblia inequivocamente ensina que somos salvos pela fé, ela também
nos mostra que nem todo tipo de fé salva. Tiago 2:14-26 sustenta com convicção
que a fé sem a obediência é uma fé morta incapaz de salvar. João 12:42,43
apresenta algumas pessoas que creram, mas não professaram a Cristo:
"Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele, mas, por
causa dos fariseus, não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga;
porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus".
Será que foram salvas?
Certamente, nem todo tipo de fé
salva, apenas a fé que obedece ao que as Escrituras ensinam (Gálatas 5:6;
Hebreus 5:9).
O que realmente importa perguntar é: quando é que a fé salva?
A fé de Josué e dos homens de Israel causaram
a ruína dos muros de Jericó quando obedeceram ao Senhor e marcharam ao redor
dos muros 13 vezes (Hebreus 11:30). A nossa fé salva quando obedecemos ao
Senhor (Romanos 6:17-18) e somos batizados (Gálatas 3:26-27).
"Não salvo pelas obras."
As Escrituras ensinam que não
somos salvos pelas obras (Efésios 2:8-9; Romanos 4:1-5), mas também que somos
salvos pelas obras (Tiago 2:24). Não há dúvida de que esses textos falam de
diferentes tipos de obra.
A Bíblia, aliás, aborda muitos
tipos diferentes de obras. Há as obras da carne (Gálatas 5:19-21). É claro que
não somos salvos por estas obras.
A Bíblia trata de obras para ganhar ou merecer
a salvação. Com estas obras, a salvação seria uma questão de salário e aquele
que a recebesse poderia gabar-se de ter merecido a salvação porque trabalhou
para conquistá-la. Esse tipo de obra não salva (Romanos 4:1-5).
Mas as obras de uma fé obediente
são imprescindíveis para a salvação (Tiago 2:14-26).
Devemos sempre analisar o tipo de
obra que se acha em discussão no contexto. Tito 3:5 ensina que não somos salvos
pelas obras, mas pelo batismo:
Não por obras de justiça
praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o
lavar regenerador e renovador do Espírito Santo".
Paulo estava aqui usando obras no sentido de
Efésios 2 e de Romanos 4, afirmando que o batismo não é uma obra de
merecimento, pela qual não somos salvos. O batismo é um ato de pelo qual somos salvos.
A confusão surge do nosso uso da palavra obra. Suponhamos que eu lhe prometa
dar um milhão de reais sob certas condições.
Você tem de limpar toda a minha casa. Minha
casa não é muito grande, nem está muito suja, então está claro que o pagamento
se trata de um presente e não um salário. Você fez obras suficientes para
merecer um milhão?
Claro que não. Seria absolutamente impossível
você ganhar um milhão de reais limpando uma casa.
Você fez obras para cumprir as
condições e receber um milhão de presente?
Sem dúvida. Você o recebeu só depois de limpar
a casa. Nossa palavra obra às vezes só faz referência a algo feito. Outras
vezes, refere-se a algo feito para merecer salário. Precisamos fazer algo para
ser salvos, mas não podemos ganhar a nossa salvação como um pagamento.
"O ladrão na cruz." Às vezes, ouvimos a objeção de que o ladrão da
cruz não foi batizado, mas foi salvo. O ladrão foi salvo antes de Jesus morrer.
Ninguém podia ser batizado na
morte de Jesus antes que ele mesmo tivesse morrido.
Portanto, nem Abraão, nem Moisés,
nem Davi, nem ninguém antes de Jesus foi batizado para ser salvo.
Os requisitos bíblicos para a
salvação mudaram com a morte de Cristo.
Nem Abraão, nem Moisés, nem Davi, nem o ladrão
acreditaram que Jesus tinha ressuscitado dentre os mortos.
Mas ninguém pode ser salvo hoje
sem crer que Jesus ressuscitou dos mortos.
Hebreus 9:15-18 afirma que o testamento de uma pessoa passa a vigorar após sua
morte. Antes de eu morrer, posso distribuir os meus bens da maneira que eu bem
entender. Após minha morte, minhas propriedades serão distribuídas de acordo
com as disposições do meu testamento.
Antes da morte de Jesus, ele deu a salvação
àqueles que quis. Mas, após morrer, a salvação é dada de acordo com as
condições de seu testamento.
Após sua morte, Jesus claramente
afirmou que aquele que crê e se batiza será salvo (Marcos 16:15-16).
PERGUNTA DO PROFESSOR AO ALUNOS:
O batismo é um ato de que ?
A)
Sacrifício
B)
Reconhecer a Deus
C)
Obediência
Muitas
vezes Deus fez uso da água como linha divisória. Nos dias de Noé, a água do
dilúvio separava o mundo pecaminoso da nova vida num mundo purificado (Gênesis
6-8). No êxodo, a água do mar Vermelho era a linha divisória entre a escravidão
e a liberdade (Êxodo 12-15). Nos dias de Naamã, a água do rio Jordão era a
linha divisória entre a lepra e a purificação (2 Reis 5). Nos dias do cego, a
água do Tanque de Siloé era a linha divisória entre a cegueira e a capacidade
de ver (João 9). Por que Deus usou a água nesses casos, eu não sei. Mas, sem
dúvida, não nos deve parecer estranho que Deus tenha feito a água no Novo
Testamento ser a linha divisória entre a velha vida de pecado e a nova vida em
Cristo.
O batismo não é o único requisito para a salvação hoje, mas não podemos ser
salvos sem ele.
"Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade
te digo: Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de
Deus" (João 3:5).
PERGUNTA 7 COMPREENDENDO UM SÓ BATISMOS?
Em uma igreja
que eu estava ensinando teve um de
debates bíblicos um irmão disse a seguinte frase:
"É lógico que pra Deus não se prova nada se batizando, é só um ritual, Ele
conhece as profundezas de tudo ".
Poderia concordar com isso (me refiro ao batismo
não provar nada), se não tivesse sido o próprio Deus quem estabeleceu.
Princípio
1º.
Quem cria estabelece.
Logo, Deus determinou o processo ritualístico no
AT;
Deus estabeleceu o processo ritualístico no NT;
Então batismo é importante pra quem, por qual
motivo?
Importante, para o homem, porque esse é o ritual
estabelecido por Deus, para ligar-nos ao Corpo de Cristo.
(Questão levantada) Por que tem que entrar na
água e nunca sozinho?
Como Jesus esclareceu a Nicodemos, que é preciso
, assim é o Batismo, somos gerados
novamente e ninguém nasce sozinho (é necessário um médico, ou uma parteira).
“Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no
Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito Jo 3:4
O simbolismo ritualístico do Batismo representa
esse novo nascimento (renascimento).
"Portanto, fomos sepultados com ele na
morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos
mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova."
Rm 6:4
Temos que lembrar que apesar de aos Nossos olhos
carnais ser um “mergulho”, no campo espiritual é o um sepultamento e uma
ressurreição.
O batismo é necessário para Salvação.
Quem crer e for batizado será salvo, mas quem
não crer será condenado Mc 16:16
Bem sei, que o ladrão da cruz não foi batizado e
foi salvo, tudo bem, isso nos mostra o seguinte, havendo impedimento
intransponível para o Batismo, será salvo sem ele, mas não havendo impedimento
e ainda assim optar em não batizar , compromete a Salvação.
Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar
onde havia água. O eunuco disse: “Olhe, aqui há água. Que me impede de ser
batizado?”At 8:36
(Questão Levantada) Para que se cumpra toda a justiça? Que justiça, a modo de
quê?
Toda a justiça é a justificação que se dá ao
homem pecador perante Deus, dada a remissão de seus pecados, quando da Fé que
precede o Batismo.
(Questão Levantada) Onde estaria escrito esta
profecia [batismo] nos profetas?
O ritual do Batismo, não foi previsto no AT, mas
o propósito sim, nas profecias de Isaias concernentes a João Batismo.
“Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho
do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.” Is 40:3
Assim surgiu João, batizando no deserto e
pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados Mc 1:4
E uma sombra do Batismo houve no Antigo
Testamento.
"ORA, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos
debaixo da nuvem, e todos passaram pelo mar.
E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar" I Co 10:1-2
Outro aspecto do Batismo é ser uma profissão
pública de fé.
Jesus se batizou, sem necessitar de
arrependimento, porque é a cabeça do corpo que se formava, e para que pudesse
iniciar o batismo do Espírito Santo, que até então não ocorria.
O que houve foi uma transição do Batismo de
arrependimento de João, para o Batismo do Espírito Santo de Jesus Cristo.
"E eu, em verdade, vos batizo com água,
para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu;
cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e
com fogo". Mateus 3 : 11
O Batismo está muito além de ser um simples
ritual humano, e sem importância para Deus.
2º.
Um só batismo
Há um só corpo e um só Espírito, assim como a
esperança para a qual vocês foram chamados é uma só;
há um só Senhor, uma só fé, um só
batismo, Ef 4:4-5
Está bem claro que o Batismo aqui não é o
ritualístico simplesmente.
Um só corpo= De Cristo;
Um só Espírito= E.S (Que habita na unidade
e na totalidade que forma o corpo);
Uma esperança= Sermos Salvos por Cristo
fazendo parte desse corpo;
Um só Senhor = a cabeça do corpo- Cristo;
Uma só fé = a fé em Cristo e na sua obra
vicária;
Um só Batismo = 1 Batismo ritualístico, 1
só revestimento no Espírito Santo
(irrevogável), um só selamento nesse Espírito.
Em quem também vós estais, depois que ouvistes a
palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido,
fostes selados com o Espírito Santo da promessa.
(Efésios 1 : 13) pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis. Rm
11:29
Não devemos e não podemos ser , pela
simples razão, de que o Batismo, representa e de fato é, o renascimento da Nova
Criatura, deixamos de ter a natureza Adãmica de pecador e passamos a ter a
natureza sem pecado de Cristo. E isso só se dá uma vez , é a mudança da
natureza.
Portanto, fomos sepultados com ele na morte por
meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos
mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. Rm 6:4
É necessário compreender que você antes de
Cristo, não é pecador porque peca, e sim peca porque é pecador (natureza
pecadora) , depois que nasce de Novo não é mais pecador, mas peca porque
ainda é humano (influenciado e atraído pela própria concupiscência).
Passamos a ser justificados por Cristo, quem
abandona a Cristo, nega sua nova natureza, nega o sacrifício de Cristo e caia
da Graça.
Apenas um adendo. O batismo também era realizado
nas culturas pagãs.
No culto de Ísis o batismo era praticado com
sangue de touros, no templo de Apolo se usava a chamada àgua lustral que talvez
tenha sido usada por Pilatos ao lavar as mãos, e outros cultos babilônicos.
Também era praticado por alguns grupos pagãos a favor dos mortos
(I Co 15:29).
Nos dias atuais a prática do batismo pelos
mortos e realizado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
(Mórmons), em seus Templos.
Eles chamam de obra vicária (obra a favor de
outros).
PERGUNTA DO PROFESSOR
AO ALUNOS:
Jesus esclareceu
a Nicodemos, que é na verdade?
A)
Deveria
seguir a Jesus
B)
Se
um pastor
C)
nascer
de novo
PERGUNTA DO PROFESSOR
AO ALUNOS:
devemos e não
podemos ser o que ?
A)
Religiosos
B)
Fanático
C)
rebatizados
CONCLUSÃO SOBRE O BATISMO NAS ÁGUAS
É bom deixar claro uma coisa,
o batismo nas águas não salva ninguém, mas o salvo se batiza.
Ou seja, apenas o ato de se
batizar nas águas não tornará uma pessoa salva.
Porém, uma vez salva, a pessoa
reconhece a justiça de Deus e seu mandamento, e aí escolhe ser batizada.
Para ser ainda mais claro, não
adianta se batizar nas águas se não se converte verdadeiramente de coração.
Porque devemos todos os dias
estar renunciando nossas vontades.
Muito as vez eu falou essa
fazer uma frase muito interessante,
veja:
“Deixei o velho homem nas águas,
mas o miserável sabia nadar”
Apocalipse 3:17 pois dizes: Estou
rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz,
sim, miserável, pobre, cego e nu.
Portanto, sigamos seu exemplo
fazendo uma pública confissão do nosso comprometimento com a vontade de Deus.
E seguimos cumprindo todos os
dias com a justiça de Deus.
Pastor Carlos c da Silva
Contato (11)95725-5927
Assembleia de Deus
Uma Apostila para vocês pastores ensina seu membros
ResponderExcluir