quinta-feira, 2 de março de 2023

O DIABO PODE INFLUENCIAR CRIANÇA



O mundo jaz no maligno e isso inclui as crianças.

 As crianças são pecadoras porque nascem assim (o pecado é uma herança).

 Ainda que o pecado que existe nelas não tenha produzido "pecados" enquanto elas são pequenos e indefesos bebês, logo começarão a aparecer as evidências de que elas pertencem a uma raça caída. 

Se não fosse assim, bebês não adoeceriam, pois a doença é uma das consequências do pecado.

1Jo 5:19 Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.

É sempre bom lembrar que Hitler, Sadam, Aníbal, Bin Laden, Nero, Gengis Khan e tantos outros facínoras da história devem ter sido bebezinhos adoráveis, que eu e você teríamos carregado no colo e achado que eles jamais seriam capazes de fazer mal a uma mosca.

 Pode ser que neste exato momento um bebezinho esteja sorrindo para seus pais encantados com ele e que esse mesmo bebê irá crescer e ser o anticristo.

Portanto, quando dizemos que tudo está arruinado pelo pecado, é tudo mesmo, inclusive as crianças.

 Você já pode detectar o espírito voluntarioso de uma criança quando tenta dar a mão a ela para atravessar a rua e ela quer fazer do jeito dela. 

O pecado foi isso: querer viver independente de alguém superior.

 Até os animais, que nunca pecaram, ficaram sob a mesma maldição do pecado e sofrem por causa de nós.

Rom 8:19-23 Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou

Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.

 Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. 

E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.

Mas sua dúvida é se Satanás pode influenciar ou até mesmo usar uma criança para seus propósitos..

2Rs 2:23-24 Então [Eliseu] subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns meninos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo; sobe, calvo! 

E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou no nome do SENHOR; então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos.

Certamente por detrás daqueles meninos que zombavam do profeta de Deus estava o inimigo de nossas almas. 

Aparentemente a frase "Sobe calvo!" tem a ver com o profeta Elias, que subiu arrebatado aos céus, enquanto Eliseu ficou (veja o versículo 11). 

Isto poderia significar que Eliseu seria um profeta de menor capacidade que Elias e os meninos estariam zombando dele por esta razão. 

A passagem impressiona, mas creio que Deus quis mostrar que quem zomba de um servo dEle está zombando do próprio Deus.

Mat 25:45 Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos [aqui ele está falando dos judeus fiéis que o seguirão durante a tribulação) o não fizestes, não o fizestes a mim.

Na passagem de Atos 16 não sabemos a idade da "jovem", mas ela estava possessa de um espírito imundo. No grego a palavra é no sentido de "menina" e algumas traduções estão assim.

Ats 16:16 E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.

Estas passagens também falam de um menino e uma menina possessos de espíritos malignos:

Mar 9:20-21 E trouxeram-lho; e quando ele o viu, logo o espírito o agitou com violência, e, caindo o endemoninhado por terra, revolvia-se, escumando. E perguntou ao pai dele: Quanto tempo há que lhe sucede isto? E ele disse-lhe: Desde a infância.

Mar 7:26 E esta mulher era grega, sirofenícia de nação, e rogava-lhe que expulsasse de sua filha o demônio.

Talvez alguém diga que é cruel 

Deus permitir que essas coisas aconteçam com crianças, mas não podemos nos esquecer de que este mundo é aquele do qual os homens expulsaram o Filho de Deus. 

Se havia alguma dúvida quanto à inimizade dos homens contra Deus, e sua preferência em seguir o pecado e Satanás, isso ficou muito claro no Calvário.

O homem pecador é alguém que um dia foi uma criança aparentemente inocente, mas ninguém nasce inocente, pois inocência foi uma característica apenas de Adão antes da queda. 

Se alguém alegar que Deus é cruel ao permitir que o mal aconteça às crianças, não devemos nos esquecer do modo como a humanidade trata seus filhos.

Eze 5:10 Portanto os pais comerão a seus filhos no meio de ti, e os filhos comerão a seus pais; e executarei em ti juízos, e tudo o que restar de ti, espalharei a todos os ventos.

2Rs 6:28-29 Disse-lhe mais o rei: Que tens?

 E disse ela: Esta mulher me disse: Dá cá o teu filho, para que hoje o comamos, e amanhã comeremos o meu filho. Cozemos, pois, o meu filho, e o comemos; mas dizendo-lhe eu ao outro dia: Dá cá o teu filho, para que o comamos; escondeu o seu filho.

É de surpreender que Deus tenha de agir com terríveis juízos, como fez com os meninos que zombavam de Eliseu, para com os terríveis seres humanos que preferiram viver em rebeldia? 

É sempre bom lembrar que se o pecado nunca tivesse entrado na criação, Deus nunca precisaria ter agido com seus terríveis juízos. 

Ou seja, nós somos os causadores do modo severo como Deus é obrigado a agir com sua criação.

O diabo tem suas maneiras de influenciar as crianças, e não precisa necessariamente enviar seus espíritos malignos para possuí-las. 

O método que mais usa é incutir a mentira em suas mentes para que elas cresçam "programadas" para gostar do ocultismo, e os pais têm uma grande parcela de responsabilidade nisso. 

Não é à toa que hoje livros e filmes de bruxos (Harry Potter) e vampiros (Crepúsculo) façam tanto sucesso entre crianças e adolescentes.

Se observar os desenhos animados para criancinhas procuram mostrar que o dragão é um ser camarada e não faz mal a ninguém. 

Como explicar para uma criança que vive assistindo vídeos e lendo livros e colorindo desenhos de dragões que Satanás na Bíblia é chamado de dragão? 

Na cabeça dela, se o dragão é bom então o diabo não pode ser mau! 

Percebe a sutileza do ataque?

 Apenas no Apocalipse o diabo é chamado de "Dragão" 12 vezes.

Apo_12:3  E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas. 

Apo_12:4  E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho. 

Apo_12:7  E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos

Apo_12:9  E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. 

Apo_12:13  E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem. 

Apo_12:16  E a terra ajudou a mulher; e a terra abriu a sua boca, e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca.
 
Apo_12:17  E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo. 

Apo_13:2  E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio. 

Apo_13:4  E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela? 

Apo_13:11  E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão

Apo_16:13  E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs. 

Apo_20:2  Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. 

existem centenas de livros para crianças com histórias de dragões e na quase totalidade das histórias o dragão não é mau como as pessoas pensam, mas ele só quer ajudar as criancinhas.

 Então, respondendo mais uma vez sua pergunta se "O diabo pode influenciar as crianças?", a resposta é sim, e aqueles que são pais facilitam o trabalho de Satanás quando não têm cuidado com aquilo que escolhem para seus filhos lerem ou assistirem.


Três casos de possessão que realmente aconteceram???


Ao longo da história, algumas entidades assumiram o controle de corpos humanos e, durante esse período, praticaram crimes ou simplesmente acabaram com a paz de algumas famílias.

Em As sombras do mal, novo livro de Guillermo Del Toro e Chuck Hogan, a agente do FBI Odessa Hardwicke se vê envolvida em uma assustadora teia de acontecimentos causada pelos incorpóreos —  espíritos malignos que se alimentam de emoções e podem se apoderar do corpo de suas vítimas, prontos para abraçar o êxtase da morte e do caos. No universo criado pelos autores sempre existiram quatro incorpóreos, e apenas um continua livre.

Inspirados nessa trama macabra, reunimos três casos reais de possessão demoníaca que marcaram o mundo. Confira abaixo:

Provavelmente o caso mais famoso de todos é o de Robbie Mannhein/Roland Doe — o nome verdadeiro do garoto nunca foi revelado —, que inspirou, entre outras produções, o filme O Exorcista.

Robbie era uma criança comum que morava em Maryland, nos Estados Unidos, no fim da década de 1940. Filho único, ele era muito próximo de sua tia Harriet, e, juntos, utilizavam frequentemente o tabuleiro Ouija, famoso item dos filmes de terror por ser capaz de realizar uma comunicação aberta com o mundo dos mortos.

Mas após a morte de Harriet, o menino ficou profundamente abalado e deprimido, e, dias depois, sua família começou a presenciar constantes episódios sobrenaturais em casa: barulhos inexplicáveis, objetos que flutuavam, móveis que mudavam de lugar… e tudo isso só acontecia na presença de Robert.

Até que em fevereiro de 1949, depois de várias consultas médicas, psicológicas e psiquiátricas, o padre E. Albert Hughes pediu permissão para realizar uma sessão de exorcismo no garoto. O primeiro ritual ficou incompleto, já que o menino se soltou de uma das amarras e acabou ferindo o clérigo durante o processo, mas outras 30 sessões aconteceriam nas semanas seguintes com diversos outros padres.

Dois meses depois, em abril, Robert acordou tranquilo e dócil e dizia não se lembrar de nada relacionado ao período conturbado que vivera. Segundo o padre Walter Halloran, o rapaz cresceu sem nenhum sinal de novas possessões e teve uma vida comum.



Um dos episódios mais famosos nos Estados Unidos também se tornou histórico por ser o primeiro caso jurídico em que possessão demoníaca foi utilizada pela defesa do réu, acusado de homicídio.

Tudo começou em 1981, quando Arne Cheyenne Johnson matou a facadas seu senhorio Alan Bono. Já no dia seguinte ao assassinato, os famosos demonologistas Ed e Lorraine Warren prontamente informaram à polícia da cidade que o homem estava possuído por uma entidade maligna durante o crime. Como eles sabiam? Eles já conheciam Johnson de outro caso.

Ao executar uma série de exorcismos em David Glatzel, o cunhado de Johnson de apenas onze anos, os Warren testemunharam quando Arne teria dito “me leve e deixe meu amigo em paz” para os espíritos. Pouco tempo depois, ele começou a agir de forma estranha.

O advogado de Arne seguiu com esse argumento para alegar a inocência de seu cliente, mas isso não convenceu o júri. Johnson foi considerado culpado e condenado a mais de vinte anos de prisão, dos quais só cumpriu cinco. A história serviu de inspiração para o filme Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio.

Clara Germana Cele


A jovem sul-africana Clara Germana Cele foi abandonada ainda bebê em um orfanato católico e passou a vida toda lá. Mas, em 1906, quando Clara completou 16 anos, tudo mudou.

Em um relato ao padre Hörner Erasmus, registrado por uma freira, Clara afirmava ser capaz de falar línguas que nunca havia estudado, como polonês, alemão, francês e norueguês, além de demonstrar algum nível de clarividência ao revelar segredos íntimos de pessoas com as quais não tinha contato. A freira relatou também que às vezes a menina gritava como um animal e tinha uma força extraordinária: “Nenhum animal jamais havia feito tais sons. Nem os leões da África Oriental nem os touros furiosos. Às vezes, parecia que uma verdadeira manada de feras orquestradas por Satanás havia formado um coro infernal.”

Durante seu exorcismo, Clara arrancou a Bíblia das mãos do padre e tentou estrangulá-lo com sua estola. Ela também levitou a um metro e meio do chão e só retornou após ser borrifada com água benta. O ritual de expulsão do espírito maligno durou dois dias, e ela nunca se recuperou da experiência.

Clara morreu seis anos depois, em 1912, por insuficiência cardíaca.

 Assustador, não é mesmo?

Se na vida real temos os padres e demonologistas para nos ajudarem com exorcismos, no livro de Guillermo Del Toro e Chuck Hogan, temos Hugo Blackwood, o detetive do sobrenatural. Ao longo dos últimos quatro séculos, ele tem dedicado sua vida à caça de seres malignos e à investigação de fenômenos paranormais. Para saber mais sobre suas aventuras, conheça As sombras do mal: As fitas de Blackwood.

Poiso toma  cuidado  com que você deixa seus filhos vê o lê o mesmo  assistir..

Provérbios 22:6 ARA

Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.
Esse versículo é muito forte e contundente.
Os pais são os primeiros professores dos filhos. Cabe a eles o ensino dos filhos. Compete-lhes a formação do caráter dos filhos. Mas como esse processo se desenvolve?
Os pais não devem ensinar o caminho no qual os filhos devem andar. Ou seja, apenas apontar uma direção para os filhos, sem estar presente na caminhada. É o mesmo que impor um padrão de comportamento para os filhos, mas viver de forma contrária ao que se ensina.
Ao contrário, os pais devem ensinar no caminho em que os filhos devem andar. Ensinar no caminho significa caminhar junto dos filhos, ser exemplo para eles, servir-lhes de modelo.
O exemplo não é apenas uma forma de ensinar, mas a única forma eficaz de fazê-lo. A atitude dos pais fala mais alto do que suas palavras. Os filhos não podem escutar a voz dos pais se a vida deles reprova o que ensinam.
Até o fim da vida, o filho não se desviará desse caminho aprendido com os pais. 

demonstrou a arte da liderança com um simples pedaço de barbante. Ele o colocou sobre uma mesa e disse: “Puxe-o e ele irá aonde você quiser. Empurre-o e ele não irá a lugar algum. É exatamente este o caminho quando se trata de liderar pessoas”.



GUERRA ESPIRITUAL O INIMIGOA SER VENCIDO

 

O problema é que, muitas vezes, a raiz do mal não está numa ação demoníaca, mas sim, numa atitude humana incorreta

Romanos 7: 18-19 – Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo.

As palavras de Paulo no texto escrito aos romanos nos dão um panorama um pouco diferente do que tem sido pregado sobre guerra espiritual. 

A maioria dos pregadores atribui ao diabo tudo de ruim que acontece. 

É certo que não devemos subestimar o poder de Satanás, pois o capítulo 6 de Efésios diz que a nossa luta não é contra a carne e contra o sangue, mas contra seres espirituais da maldade, que habitam nas regiões celestiais. 

O diabo tem, portanto, poder, e por isso deve ser combatido. 

O mesmo capítulo nos fala de uma armadura espiritual que devemos tomar para combater este inimigo.

O problema é que, muitas vezes, a raiz do mal não está numa ação demoníaca, mas sim, numa atitude humana incorreta, que vai contra os princípios de Deus, e age em desobediência, causando consequências terríveis.

 Antes de amarrar Satanás, como muitos gostam de fazer, é preciso mudar o nosso comportamento em relação ao pecado. 

O diabo age através de uma legalidade que nós mesmos damos a ele.

 Não dê lugar ao diabo. 

Não adianta expulsar o demônio com as palavras, mas com as atitudes permitir que ele encontre uma brecha na sua vida. 

Para a maioria das pessoas é mais cômodo atribuir a responsabilidade de tudo ao diabo, do que reconhecer os seus próprios erros e assumir a culpa.

Paulo diz que, embora ele quisesse fazer o bem, ele continuava fazendo o mal, tanto é que no verso 24 ele diz: “miserável homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?

 Por causa da nossa natureza pecaminosa foi que Jesus Cristo morreu por nós”.

Temos que reconhecer que existe uma tendência carnal em nós, e que somente através do Espírito Santo é que podemos dominá-la. 

O primeiro inimigo a ser derrotado na guerra espiritual somos nós mesmos. 

Temos que dizer não às nossas vontades, nossos argumentos, nossa preguiça, nossos pecados ocultos, nossa falta de paciência, nossa intolerância, enfim, a todo sentimento em nós que não vem de Deus. 

Peça ao Senhor para te libertar.

Oração

Senhor, somos gratos pela sua Palavra e pelo seu amor. 

Deus, que cada um que ouvir essa mensagem entenda a importância de derrotar o inimigo interior que existe dentro de nós. 

Que possamos vencer a nossa carnalidade, nosso orgulho, nossa cobiça, nossa dificuldade em perdoar as pessoas, e tudo que nos afasta do Senhor, para que assim entremos com tudo nessa guerra espiritual contra Satanás e seus demônios. 

Eu te peço, em nome de Jesus, amém.

TRÊS FORTALEZAS ESPIRITUAIS PARA SEREM DERRUBADAS


Uma manifestação de intercessão é normalmente chamada de “guerra espiritual”.

 Há diferentes opiniões sobre esse tipo de oração. 

Na maioria dos casos, a batalha espiritual não deve ser realizada confrontando-se diretamente os principados e potestades sobre cidades e nações.

 Esses espíritos malignos são chamados nas Escrituras de principados, potestades, príncipes das trevas deste século e hostes espirituais da maldade (Ef 6.12).

 São seres demoníacos de alto escalão que habitam nos lugares celestiais e não em seres humanos. Esses “espíritos demoníacos desincorporados” têm uma função diferente da função dos demônios que habitam em seres humanos.

“Porquanto, nossa luta não é contra seres humanos, e sim contra principados e potestades, contra os dominadores deste sistema mundial em trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais” Efésios 6.12

O modelo do Novo Testamento para a guerra espiritual é dirigir as nossas orações a Deus, proclamar seu nome e suas promessas, e fazer as suas obras como a principal forma de lutarmos contra os espíritos malignos “desincorporados” nos lugares celestiais. 

Assim sendo, como regra geral, falamos diretamente a Deus em vez de nos dirigirmos diretamente a eles. Na minha opinião, há exceções a essa regra geral, e, nesse caso, dirigimos as nossas declarações diretamente a um principado demoníaco.

 No entanto, esse não é o principal modelo de oração apresentado pelos apóstolos do Novo Testamento.

Jesus e os apóstolos falavam diretamente aos demônios que habitavam numa pessoa endemoninhada, ou, em outras palavras, aos espíritos demoníacos “incorporados”. Mas o que faziam não é a mesma coisa que nos dirigirmos à principados demoníacos “desincorporados” que habitam nos lugares celestiais. De fato, lutamos contra principados demoníacos “desincorporados” (Ef 6.12) mas, geralmente, orando ao Pai, e não falando com eles diretamente. O profeta Daniel prevaleceu sobre o poderoso principado demoníaco da Pérsia (Dn 10.12,13) à medida que jejuava e orava, concentrando-se no Deus de Israel (Dn 9.4-23) e não no próprio ser demoníaco.

Percebo três componentes envolvidos nas orações de batalha espiritual.

 Em primeiro lugar, proclamamos a vitória de Deus, concordando com a supremacia de Jesus, o seu poder, as suas promessas e a sua vontade. Fazemos as orações da Bíblia, relembramos a Deus das suas promessas e proclamamos decretos proféticos relacionados à supremacia de Deus e aos propósitos do seu Reino. Em segundo lugar, confessamos o pecado e renunciamos as obras das trevas, rompendo, assim, o nosso acordo com o inimigo. 

À medida que resistimos a Satanás e nos submetemos a Deus e à sua Palavra, o diabo foge de nós (Tiago 4.7). Em terceiro lugar, realizamos as obras do Reino, agindo no espírito oposto ao das características malignas que permeiam uma determinada cidade ou região.

 Por exemplo, num lugar em que a opressão é identificada como uma fortaleza espiritual, o corpo de Cristo deveria focar a sua atenção agindo com generosidade, servindo e assim por diante.

TRÊS TIPOS DE FORTALEZAS

As Escrituras falam sobre destruirmos “fortalezas” espirituais:

“Pois as armas da nossa guerra não são terrenas, mas poderosas em Deus para destruir fortalezas! Destruímos vãs filosofias e a arrogância que tentam levar as pessoas para longe do conhecimento de Deus” (2 Co 10.4,5).

Uma fortaleza consiste em um conjunto de ideias que estão de acordo com as mentiras e acusações de Satanás contra a verdade de Deus (versículo 5). São mentiras sobre Deus, sobre quem Ele é e sobre o que Ele diz que fará, como também mentiras sobre quem somos em Cristo e como Ele nos vê. E, quando aceitamos essas mentiras, elas aprisionam os nossos corações em trevas.

Regiões inteiras podem ser afetadas pelas mesmas mentiras e ser atacadas por essas mesmas trevas demoníacas. Uma maneira pela qual podemos reconhecer isso é que vemos um grande número de pessoas de uma região adotando os mesmos padrões de trevas em suas crenças e comportamentos. Destruímos e derrubamos fortalezas espirituais concordando com Deus e sua Palavra e derrubando argumentos – renunciando às mentiras – que são contra o conhecimento de Deus, a sua Palavra e a sua vontade. Dessa maneira, quebramos qualquer acordo com Satanás.

Há três tipos de fortalezas espirituais:

1.

Fortalezas pessoais da mente, que prendem as pessoas em maneiras de
pensar e estilos de vida pecaminosos.

2.

Fortalezas culturais ou valores da nossa sociedade, que estão de acordo com as trevas. As fortalezas culturais são acordos com os valores de Satanás na nossa sociedade de maneira geral. Há muitas formas pelas quais as pessoas concordam com ele e mantêm esses valores entrincheirados.

3.

Fortalezas cósmicas, que são potestades e principados demoníacos nos ares, são anjos demoníacos ou hostes demoníacas. Paulo as descreve em sua carta aos Efésios:

“Porquanto, nossa luta não é contra seres humanos e sim contra principados e potestades, contra os dominadores deste sistema mundial em trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais” (Ef 6.12)

Derrubamos cada uma dessas fortalezas concordando com Deus e renunciando às mentiras do inimigo por meio das nossas orações e ações

CUIDADO COM AS ESTRATÉGIAS DE SATANÁS CONTRA SUA VIDA

O Ser Humano é obra de Deus.

 Todos são bons em sua essência, porque somos criação de Deus. 

Mas, sabemos que a humanidade se perverteu, se distanciou do amor do Pai e, com esse distanciamento, o que acontece?

 Nós ficamos vulneráveis! 

Por isso que a ação do mal em nossas vidas também se dá por pessoas: pessoas que tem má índole, raiva, ira, revolta, inveja, assim, o demônio aproveita dessas fraquezas para entrar na nossa vida, usando das pessoas.

Mas, como uma pessoa pode ser usada por Satanás para impedir a ação de Deus na minha vida?

Primeiro: por permissão de Deus, o demônio não faz nada sem a permissão do Pai. Segundo: a pessoas que maquina o mal, que pensa a maldade no coração, essa se torna uma pessoa usada por Satanás para trazer divisão, brigas, mentira, discussões, fofocas, nestas ações Satanás está embutido, camuflado! 

Por isso, precisamos, pelo Nome Poderoso de Jesus, ordenar os nossos sentidos, clamar para que o Sangue de Jesus lave os nossos sentidos para que quando pessoas, que estão sob a ação do demônio, chegarem até nós, estejamos “blindados”.

 Imagine um carro forte, que carrega altos valores, este é um “carro blindado”, protegido, assim é você: você tem seu valor, mas, o demônio que destruir a sua vida, e ele pode usar de pessoas.

Mas, seu irmão não é seu inimigo!

As pessoas são uma criaturas de Deus, filhos amados de Deus, mas, o “mal” quer, através das pessoas, agir sutilmente na nossa vida. Por isso, não olhe para a pessoa, olha para o que está por trás, com um olhar espiritual. 

A Bíblia nos fala em Efésios 6, 10, que “a nossa luta não é contra homens de carne, mas sim contra seres espirituais espalhados pelos ares” e esses seres diabólicos tentam entrar no plano divino do Pai, através das pessoas.

A Palavra de Deus nos narra em Gênesis que um dia houve um fratricídio, um homicídio cometido contra o próprio irmão, que aconteceu entre Caim e Abel. 

Satanás plantou no coração de Caim a inveja pelo seu irmão e isso fez com que ele o matasse.

 Digo isso para que você entenda: seu irmão não é o seu inimigo! 

Seu colega de trabalho não é seu inimigo! 

O seu patrão não é o seu inimigo! 

A sua esposa, seu esposo, seus filhos, seus vizinhos, não são seus inimigos!

O mal é capaz de usar as pessoas e nós precisamos nos armar, nos ungir, estar em constante oração e nos revestir da armadura de Cristo, para combater esse mal!


para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios”.  (2 Coríntios 2:11)

Um dos fatos mais sérios sobre a vida é que todos os seres humanos têm um inimigo sobrenatural que tem como objetivo usar a dor e o prazer para nos tornar cegos, tolos e miseráveis – eternamente. 

A Bíblia identifica-o como “o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor” (Apocalipse 12:9-10), “o príncipe deste mundo” (João 12:31) e “o deus deste século” (2 Coríntios 4:4).

Ele é o nosso “adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1 Pedro 5:8). 

Contudo, no mais aterrorizante tipo de escravidão que existe, o mundo inteiro segue “o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência” (Efésios 2:2). 

Ele é bem-sucedido em fazer com que seus súditos marchem rumo à destruição e eles levam consigo o maior número de pessoas possível.

O “bom combate” (1 Timóteo 1:18) inclui a resistência diária a esse inimigo (1 Pedro 5:9; Tiago 4:7), diariamente recusando-se a dar lugar a ele (Efésios 4:17) e diariamente se opondo às suas ciladas (Efésios 6:11).

A coleira de Satanás – e a condenação iminente

Deus é soberano sobre Satanás. O diabo não tem carta branca para fazer o que quiser neste mundo. 

Ele está preso a uma coleira e não pode fazer nada que Deus não permita.

 Com efeito, ele precisa receber autorização – como no caso de Simão Preso que Jesus revelou: “Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo!” (Lucas 22:31) 

E o caso de Jó: “Disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está em teu poder; mas poupa-lhe a vida”. (Jó 2:6)

Então, Deus evidentemente vê o papel de Satanás como essencial para os seus propósitos no mundo, pois, se Deus quisesse, 

Satanás seria lançado no lago de fogo agora e não somente na consumação dos séculos. 

“O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo… e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos” (Apocalipse 20:10).

 Ele certamente será completamente derrotado, mas a hora ainda não chegou.

Servo involuntário de nossa santificação

Deus quer que a guerra com o inferno faça parte de nossos preparativos para o Céu. 

É o que chamamos de “bom combate” (1 Timóteo 1:18) e “boa milícia” (1 Timóteo 6:12).

 Não é bom porque podemos vir a morrer (é uma possibilidade real! – Apocalipse 2:10), mas porque essas lutas contra o fogo refinam o ouro da nossa fé (1 Pedro 1:7), na vida e na morte.

Deus é o grande General dessa guerra. Ele nos deu a oração para clamarmos por socorro: “Tomai… a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo” (Efésios 6:17-18).

Ele vê o que acontece no território inimigo, conhece as estratégias exatas que serão usadas contra nós e escreveu-as em um manual de guerra “para que Satanás não alcance vantagem sobre nós”. 

A razão pela qual Satanás não alcançará vantagem sobre nós é que “não lhe ignoramos os desígnios” (2 Coríntios 2:11)

Resumo dos desígnios de Satanás

Se você precisa lembrar de quais são esses “desígnios”, aqui vai um resumo. 

Que Deus faça de você um poderoso guerreiro!

 “Bendito seja o SENHOR, rocha minha, que me adestra as mãos para a batalha e os dedos, para a guerra” (Salmo 144:1).

1. Satanás mente e é o pai da mentira.

“Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (João 8:44). 

Na primeira aparição de Satanás na Bíblia em Gênesis 3, as primeiras palavras em seus lábios lançam suspeitas contra a verdade (“É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?”).

 Depois disso, suas palavras foram uma mentira sutil (“É certo que não morrereis”).

 João diz que Satanás “jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade” (João 8:44). 

Nós estamos lidando com a essência da mentira e do engano.

2. Ele cega a mente dos incrédulos.

“O deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo” (2 Coríntios 4:4).

Então, ele não somente fala mentiras. Ele esconde a verdade. 

Ele nos impede de ver o tesouro do evangelho. 

Ele permite que vejamos os fatos, até as provas, mas não a preciosidade.

3. Ele se esconde atrás de uma fantasia de luz e justiça.

Em 2 Coríntios 11:13-15, Paulo diz que algumas pessoas se identificam como apóstolos sem realmente ser. 

Ele explica o seguinte: 

O próprio Satanás se transforma em anjo de luz.

 Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça”.

Em outras palavras, 

Satanás tem servos que professam uma quantidade suficiente da verdade para entrar para a igreja e, dentro da igreja, ensinam o que Paulo chama de “doutrinas de demônios” (1 Timóteo 4:1). 

Jesus diz que serão como lobos disfarçados de ovelhas (Mateus 7:15). Atos 20:30 diz que eles não pouparão o rebanho, mas arrastarão as pessoas para a destruição. 

Sem o dom de Deus do discernimento (Filipenses 1:9), nosso amor será degenerado em estupidez.

4. Satanás opera sinais e prodígios.

Em 2 Tessaloniscenses 2:9, os últimos dias são descritos da seguinte maneira: 

“A vinda do iníquo segundo a ação de Satanás será com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira”. 

Alguns traduzem como “falsos sinais e prodígios”. 

Mas isso faz com que os sinais e prodígios pareçam irreais. 

De fato, alguns argumentos que Satanás só é capaz de realizar falsos milagres.

Mas mesmo que isso fosse verdade, os falsos milagres dele seriam bons o suficiente para que pareçam reais para a maioria das pessoas.

Uma razão que me leva a duvidar que Satanás só seja capaz de realizar falsos milagres é que, em Mateus 24:24, Jesus descreve os últimos dias da seguinte maneira: “Surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos”. 

Não há indícios de que esses “sinais e prodígios” serão truques.

Que a sua confiança esteja fundamentada em algo muito mais profundo do que qualquer suposta incapacidade de Satanás de realizar sinais e prodígios.

 Sinais e prodígios realizados a serviço de declarações anticristãs não são capazes de provar nada, mesmo quando são realizados “em nome de Jesus”. “Senhor, Senhor!

 Em teu nome não fizemos muitos milagres?” 

E Jesus responderá: “Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade” (Mateus 7:22-23).

 O problema não foi que os sinais e prodígios não eram reais, mas que eles estavam a serviço do pecado.

5. Satanás tenta as pessoas a pecar.

Foi o que ele fez com Jesus no deserto, mas não foi bem-sucedido – ele queria que Jesus abandonasse o caminho do sofrimento e da obediência (Mateus 4:1-11).

 Foi o que ele fez com Judas e foi bem-sucedido nas últimas horas da vida de Jesus (Lucas 22:3-6). 

E em 2 Coríntios 11:3, Paulo alertou todos os crentes sobre essa possibilidade: 

Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo”.

6. Satanás tira a Palavra de Deus dos corações das pessoas e sufocam a fé.

Jesus contou a parábola dos quatro solos em Marcos 4:1-9. 

Nessa parábola, a Palavra de Deus é semeada e uma parte caiu à beira do caminho e vieram as aves e a comeram.

 Ele explica no verso 15, “Logo vem Satanás e tira a palavra semeada neles”.

 Satanás rouba a Palavra porque ele odeia a fé que a Palavra produz (Romanos 10:17).

Paulo expressou sua preocupação com a fé dos Tessaloniscenses da seguinte maneira:

 “Foi por isso que, já não me sendo possível continuar esperando, mandei indagar o estado da vossa fé, temendo que o Tentador vos provasse, e se tornasse inútil o nosso labor” (1 Tessaloniscenses 3:5). 

Paulo sabia que o objetivo de Satanás era sufocar a fé das pessoas que tinham ouvido a Palavra de Deus.

7. Satanás causa algumas doenças e enfermidades.

Certa vez, Jesus curou uma mulher que andava encurvada e não conseguia endireitar-se. 

Quando alguns criticaram Jesus por curar no sábado, ele respondeu: 

Por que motivo não se devia livrar deste cativeiro, em dia de sábado, esta filha de Abraão, a quem Satanás trazia presa há dezoito anos?” (Lucas 13:16) Jesus via Satanás como aquele que tinha causado essa doença.

Em Atos 10:38, Pedro descreveu Jesus como aquele que “andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo”. 

Em outras palavras, o diabo frequentemente oprime as pessoas com enfermidades. 

Esse também é um dos seus desígnios.

Mas não cometa o erro de afirmar que toda doença é obra do diabo. 

Certamente, até quando Deus prepara um “espinho na carne” para nos santificar, é possível que também seja o “mensageiro de Satanás” (2 Coríntios 12:7). 

Mas há outras situações em que a doença é inteiramente atribuída a Deus sem qualquer referência a Satanás: 

“Respondeu Jesus: 

Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus”. (João 9:3) 

Jesus não teve nenhuma necessidade de mencionar Satanás como um participante de seus misericordiosos propósitos.

8. Satanás é um assassino.

Jesus disse para aqueles que planejavam matá-lo, “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos.

Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade.

Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (João 8:44). 

João diz, “não segundo Caim, que era do Maligno e assassinou a seu irmão; e por que o assassinou? 

Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas” (1 João 3:12). 

Jesus disse para a irrepreensível igreja de Esmirna: “Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós… 

Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Apocalipse 2:10).

Resumindo, Satanás é sanguinário. 

Cristo veio ao mundo para que tivéssemos vida em abundância (João 10:10).

 Satanás vem para destruir o máximo de vidas que ele puder e para torná-las eternamente miseráveis.

9. Satanás luta contra os planos dos missionários.

Paulo explica como seus planos missionários foram frustrados: “Ora, nós, irmãos, orfanados, por breve tempo, de vossa presença, não, porém, do coração, com tanto mais empenho diligenciamos, com grande desejo, ir ver-vos pessoalmente… contudo, Satanás nos barrou o caminho” (1 Tessaloniscenses 2:17-18). 

Satanás odeia o evangelismo e o discipulado e ele se esforça para colocar o máximo de obstáculos possíveis no caminho dos missionários e daqueles que tem zelo pelo evangelismo.

10. Satanás acusa os cristãos diante de Deus.

Apocalipse 12:10 diz, “Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: 

Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus”.

 A derrota de Satanás é certa. Mas as suas acusações não cessaram.

Acontece conosco o mesmo que aconteceu com Jó. 

Satanás fala com Deus contra nós, Eles não te amam de verdade; eles amam os teus benefícios. 

Estende, porém, a mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face” (Jó 1:11). 

A fé deles não é real. Satanás nos acusa diante de Deus como ele fez com Jó.

 Mas é uma coisa gloriosa que os seguidores de Jesus têm um advogado que “vive sempre para interceder por eles” (Hebreus 7:25).



Satanás Não Vencerá

Esses são alguns designíos de Satanás.

 O caminho para a vitória nessa guerra é perseverar em Cristo, que aquele que já deu o golpe decisivo em Satanás.

  • “Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo”. (1 João 3:8)
  • “Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo”. (Hebreus 2:14)
  • “…e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz”. (Colossenses 2:15) Em outras palavras, o golpe decisivo aconteceu no Calvário.
  • “Ninguém pode entrar na casa do valente para roubar-lhe os bens, sem primeiro amarrá-lo; e só então lhe saqueará a casa”. (Marcos 3:27)
  • Apocalipse 20:10 diz que um dia a guerra chegará ao fim: “O diabo… [será] lançado para dentro do lago de fogo e enxofre… e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos”. (Conferir Mateus 8:29; 25:41).

Resista!

Tiago diz, “Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7). 

Como podemos fazer isso? 

Em Apocalipse 12:11, foi da seguinte maneira: 

Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida”.

 Eles abraçaram o triunfo de Cristo através de seu sangue.

 Eles proclamaram essa verdade pela fé.

 Eles não temeram a morte.

 E eles triunfaram.

O Novo Testamento destaca a oração como o principal acompanhante de cada batalha.

 “Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica”. (Efésios 6:17-18)

Enquanto o fim dos séculos se aproxima e a fúria de Satanás aumenta, 

Jesus nos chama para guerrear em oração: “Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem” (Lucas 21:36).

 Semelhantemente, Pedro faz um apelo urgente à oração no fim dos tempos: “Ora, o fim de todas as coisas está próximo; sede, portanto, criteriosos e sóbrios a bem das vossas orações” (1 Pedro 4:7).

Até Jesus usou a arma da oração para lutar por nós contra o diabo. 

Ele disse a Pedro em Lucas 22:31-32, “Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! 

Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça” (Lucas 22:31-32). 

Então, Jesus se opõe a uma ameaça satânica específica através da oração e isso serve de exemplo para nós.

E, é claro, Jesus nos instruiu a fazer da oração uma arma diária para a proteção de forma geral: 

E não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal” (Mateus 6:13). 

Isto é, livra-nos da tentação bem-sucedida do maligno. 

Você confronta os designíos do diabo através do poder da oração focada e perseverante?

Sem Neutralidade

A questão não é se você quer participar dessa guerra. 

Todo mundo participa. 

Ou nós somos derrotados pelo diabo e seguimos “o príncipe da potestade do ar” (Efésios 2:2) como gado para o matadouro, ou nós resistimos – “resisti-lhe firmes na fé” (1 Pedro 5:9).

Não há neutralidade. 

Ou você triunfa “por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho”, ou você será escravizado por Satanás. 

Portanto, “participa dos sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus” (2 Timóteo 2:3) e “combate o bom combate” (1 Timóteo 1:18). Orai sem cessar!

O Senhor não é menos guerreiro hoje do que nos tempos antigos. 

Então, novamente, eu imploro: venha a ele de coração como soldados do Príncipe da Paz e aprenda a dizer, ele “adestra as mãos para a batalha” (Salmo 144:1).



APOSTILA A MINHA ESPOSA NÃO ME AMA MAIS

  INTRODUÇÃO 1 CAPÍTULO QUANDO A ESPOSA NÃO PROCURA MAIS O MARIDO... CAPÍTULO 2 AS 10 OPÇÃO PORQUE A ESPOSA NÃO PROCURA MAIS O MARIDO....