segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

UM CRISTÃO PODE OUVI MUSICA DO MUNDO


Antes de falarmos propriamente sobre o termo música secular uma definição inicial de música pode ser caracterizada por uma arte que combina sons com uma sequência agradável no qual o compositor coloque as suas ideias seus sentimentos, suas perspectivas de moral e ética.

A música consegue penetrar na alma do ser humano, pois mexe com as emoções. 

Mas não só: ela pode influenciar a nossa maneira de pensar, de ver as coisas, de nos associarmos a um grupo ideológico, etc.

Quando falamos em música secular, de maneira simples, podemos dizer que é toda a música que não fala diretamente de e sobre Deus, dos princípios bíblicos, porém não traz nada, de maneira aberta, que fere valores associados ao Cristianismo e a Bíblia. Portanto, a música secular, de modo geral, abrange as áreas da vida que o Senhor criou, entretanto, devido ao pecado, existe uma distorção e uma forma de pensar corrompida pelo homem.

Ao lermos a Bíblia não encontramos nenhuma indicação que não possamos ouvir música secular ou músicas que chamaríamos de “música sagrada”. Esta dualidade foi criada pelo homem. 

Temos sempre de lembrar do “bom senso” ao que tipo de música convém ouvir, mas não há uma proibição imposta na Bíblia sobre isso.

Música secular é do diabo?

Não, música secular não é necessariamente trabalho do diabo. 

Existem músicas com uma mensagem muito ruim, que servem mesmo ao diabo, mas há muita música secular que é bonita e não é má.

 É errado ser radical e proibir toda a música que não seja religiosa. Deus, em Sua infinita misericórdia, deu o dom de fazer boa música a muitas pessoas que não O conhecem. 

Alguns pervertem esse dom e fazem música cheia de mensagens erradas, mas muitos outros usam o dom de forma inocente, apenas para criar algo belo.

Só porque uma música vem de uma pessoa que não é cristã, isso não significa que é ruim e que não devemos escutar. 

Pouca gente tem problema com música clássica, mas muitos compositores clássicos eram homens perversos, sem temor a Deus.

 Também há canções cristãs lindas que foram compostas e escritas por pessoas não cristãs.

 Uma canção pode ter origens ruins e ainda ser usada por Deus (1 Coríntios 1:28-29).

Escutar música “do mundo” é pecado?

Não, escutar música que não é religiosa não é pecado.

 A mesma canção pode inspirar uma pessoa a atos maus e outra a louvar a Deus! 

Isso acontece com todos os gêneros musicais, com e sem letra. Pecado não é ouvir a música, pecado é deixar a música lhe afetar de maneira ruim.

Quem tem Jesus no seu coração não precisa de regras dizendo “você não pode ouvir essa ou aquela música” (Colossenses 2:20-23). 

Há música que quando ouvimos, sabemos que é má e não sentimos bem escutando. 

Quando você sente isso, é melhor não escutar. 

Mas a mesma música que é má para você pode trazer uma mensagem profunda para outra pessoa. O melhor é não condenar os outros pela música que ouvem

Deus não nos tirou do mundo. 

Não podemos viver totalmente isolados de tudo que está lá fora (João 17:18). 

Podemos apreciar uma música pela sua técnica, sem concordar com o seu autor nem com a sua mensagem.

 Em Cristo temos a liberdade de apreciar o que há de bom no mundo sem nos contaminarmos com o pecado.

Música secular também é um meio muito bom para conversar com outras pessoas que não são crentes.

 É um ponto em comum, que ajuda a quebrar barreiras de medo e preconceito.

 Tal como Paulo não teve problema em citar filósofos pagãos para se ligar com o povo, nós também não devemos ter medo de usar a linguagem que o mundo entende para passar a mensagem de Cristo.

Mas eu como pastor Carlos não preciso usar s coisa do.mundo Para   ganha  alguém pra Deus  ,

José estava  no Egito  mas não sê  contaminou a fé  dele em Deus  estava  firme .

No meio cristão, principalmente entre os evangélicos, essa é uma pergunta que ainda gera polêmica: 

Posso ouvir músicas seculares, que não pertencem ao gospel?

Entre os fieis, há quem defenda que o hábito de ouvir as chamadas “músicas do mundo” não tem nada a ver, desde que as letras não sejam contrárias ao que a Bíblia prevê.

Por outro lado, outras pessoas entendem que o verdadeiro crente deve ouvir apenas músicas que seja notadamente de louvor a Deus.

Para quem gosta de boa música, se é secular ou gospel, não vem ao caso. Só que você deveria saber as letras, dar uma olhada no comprometimento do intérprete, que nem sempre é o autor da canção”, apontou.

“Assim como tem muita gente gospel cantando muito bem, mas com vida toda torta, também podemos encontrar pessoas muito certas cantando músicas seculares. 

Não vou fazer apologia disso, mas não vou dizer que não paro para ouvir músicas que me estimulam”, acrescenta.

ainda destaca que sua posição é fruto mais de uma opinião pessoal do que, necessariamente, algo totalmente baseado na Palavra de Deus.

“Eu não sou muito a favor de ouvir música secular. Mas vou dar a minha posição. 

E isso sem nem falar biblicamente. 

Até porque não tenho muita base bíblica para falar sobre música secular ou não. 

Eu sempre gostei de uma boa música.

 E aprendi que, ao longo do tempo, a poesia acabou indo embora, em muitos contextos, quer secular, quer gospel”, explicou.

Eu acho que vale a pena uma reflexão. Estou dando uma posição equilibrada”, completou.

E qual é a sua opinião? 

Acha que o cristão pode ouvir música secular ou deve evitar e focar apenas nas que pertencem ao meio gospel?

Claro que não!

 Simples e objetivamente: 

Um cristão não deve ouvir música do mundo?

você poderia dizer. Calma.

 Antes de discordar do que escrevi e me crucificar, é importante que entenda exatamente o que estou querendo dizer.

 É que há um ponto nevrálgico nessa discussão: temos de compreender precisamente o que é “música do mundo”

música do mundo”. Pois música “secular” é uma coisa, música “do mundo” pode ser outra completamente diferente. E aí nós temos uma questão interessante a debater. Que, para solucionar, temos que pensar sempre dentro da Bíblia.

(Só um alerta, em amor: essa questão não se define em 3 ou 4 parágrafos. Por isso, este será um post longo e, se você estiver sem tempo de ler ou não tiver paciência de ler textos compridos, sugiro que nem vá adiante. Mas, se quiser prosseguir, vamos juntos, passo a passo.)

 

1. O que a Bíblia chama de “mundo”?

Primeiro temos que compreender o que a Biblia chama de “mundo”. No contexto das Escrituras, “mundo” (do gregokosmos) é todo um sistema de valores e práticas que se opõem ao Evangelho, ou seja, àquilo que Jesus ensinou. 

Ao Reino de Deus. Às boas-novas de salvação. 

Logo, tudo o que contraria os genuínos ensinamentos cristãos, a ética cristã, a moral cristã, os conceitos bíblicos é… do mundo. 

E, nesse sentido, não é “mundo” com significado de “universo” ou “planeta terra”, mas no sentido de tudo.

2. Os cristãos não devem se misturar com o que é do mundo

Tendo entendido o que é “mundo” segundo a Biblia, vamos ao segundo passo: provar biblicamente que Jesus e o que é do mundo não se misturam. 

E, logo, que o cristão e o que é do mundo não se misturam. Para isso, vamos à Palavra de Deus:


1  João 2:15 – “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se
alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele”.

João 1:10 – “O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito porintermédio dele, mas o mundo não o conheceu”.

1  Jo 4.4,5 – “Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsosprofetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele queestá no mundo. Eles procedem do mundo; por essa razão, falam daparte do mundo, e o mundo os ouve”.

João 3:17 – “Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele”.

João 15:19 – “Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia”.

Há muitas outras passagens, como a famosa Jo 3.16, mas, para não tornar este texto demasiadamente enfadonho, acredito que essas já são suficientes para demonstrar essa realidade: se você é cristão, se você é sal da terra e luz do… mundo… não deve se misturar ao que vai contra Cristo e aos ensinamentos de Cristo.

E tudo o que vai contra Cristo… É mundo.

Até aqui tudo bem? 

Ficou claro que, segundo a Biblia, o cristão não deve se misturar com valores anticristãos, ou seja, mundanos?

 Ok então, vamos adiante.

3. O que é música “do mundo”?

Seguimos para o terceiro e fundamental passo: dedinir o que exatamente é “música do mundo” – aquela que, pelo que já vimos pelos dois passos anteriores, tem de ser evitada pelo cristão. 

“Música do mundo” seria, então,  aquela que contraria o Evangelho, que se opõe aos ensinos de Jesus, que leva aos ouvidos (e, em seguida, ao cérebro e, como consequência, ao coração e à alma) mensagens que batem de frente com a ética de Cristo, com as boas-novas do Reino de Deus. 

Então, o conceito de “música do mundo” está ligado diretamente a aquilo que determinada canção diz: seus valores, sua filosofia, seus ensinamentos.

Portanto, biblicamente, uma música ser ou não do mundo não tem nada a ver com estilo musical, instrumentos utilizados, melodia, harmonia ou ritmo. Tem a ver com MENSAGEM. Com o que ela diz. Com o que ela defende. Com o que ela ensina.

Tendo compreendido isso, vamos falar a respeito de alguns mitos e algumas verdades sobre música “do mundo” e música “cristã”:


Fato 1)
 A Bíblia não determina cantarmos ou ouvirmos apenas músicas religiosas

Embora todos amemos e devamos louvar, elogiar o Senhor em canções e reconhecer quem Ele é e faz, a Bíblia não afirma diretamente        em nenhuma passagem que o cristão só pode ouvir músicas que falem de Deus ou que sejam louvores. 

Pelo contrário, uma leitura atenta  dos livros de Salmos, Cântico dos Canticos e até mesmo Jó, por exemplo, demonstram que a exaltação da criação de Deus, do amor, de  sentimentos belos são algo lícito ao povo de Deus. 

O Salmo 150 infere que louvar deve ser uma explosão de amor pelo Criador. 

Mas não  há proibição bíblica de cantar o amor de um homem pela mulher que ama, por exemplo. Assim, não é antibíblico (logo, não é pecado) eu  escrever uma poesia de amor para minha amada ou mesmo uma que exalte as belezas da cidade onde vivo e em seguida musicar esses  versos. 

Poderia, por exemplo, cantar

Bom para todos leitores  aí está uma pequena  resposta  do que vocês deve  ouvir  entende que nem tudo a bíblia proibir  mas cuidado  não cair  na tentação  do mundo ,

Eu como pastor Carlos a 21 ano na presença  de Deus  nunca escultor  musica do mundo e nem condeno  a ninguém  todos  nós  vamos está na presença de Deus  e vai da conta  de tudo que nos fez aqui na terra .

Pó  seu bem e meio vocês Esculta   musica  que vem de Deus  que deixa  sua almas  focado em Cristo Jesus ,,

A bíblia falar  assim  Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são permitidas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas” (1 Coríntios 6:12).

Muitas músicas seculares são sim “do mundo” e devemos evitá-las


Aí você pode estar pensando “Uhu! 

Então liberou geral! 

Posso ouvir o que quiser!”. 

Nananinanão. 

Não é bem assim. 

Biblicamente você pode ouvir uma música que não necessariamente fale de Deus, mas você SEMPRE tem que prestar atenção na letra das músicas, na MENSAGEM que elas transmitem. 

Se essas músicas apregoam valores antibíblicos, porque aí sim elas são músicas do mundo

E aqui vou dar exemplos práticos. Em pleno Rock in Rio, li no twitter uma cristã dizendo que estava triste porque não poderia assistir ao show dos Titãs.

 Por isso, decidi tomar esse grupo como exemplo. Bem, os Titãs têm músicas cujas mensagens são claramente antibíblicas. 

E, por definição, são “música do mundo”. 

Por exemplo, comecemos com a música mais óbvia, chamada Igreja.

 Leia com atenção a letra, com especial atenção ao que está em negrito:

Agora… você, que é cristão, me responda sinceramente: você cantaria essa música achando que “não tem nada a ver”?

 Se alegrando, sorrindo e pulando? 

Isso é algo que uma pessoa lavada e redimida pelo sangue daquele que foi à Cruz pelos pecadores sai cantando feliz da vida? 

Haveria anjos ao redor se alegrando? 

Você responda

Mas se a Bíblia diz que há um Deus que controla todas as coisas, como seria possível que “o acaso” protegesse alguém? 

Biblicamente, “acaso” é um conceito que não existe

Para terminar, volto ao início de nosso texto, para a pergunta-título deste artigo. 

Se você me perguntar “um cristão deve ouvir música do mundo?”, eu vou voltar a afirmar: “Claro que não!”. 

Pois o cristão deve sempre caminhar de acordo com as Sagradas Escrituras. E se uma música, secular ou religiosa, traz em si ensinamentos antibíblicos… meu irmão, minha irmã, jogue o CD fora

  • O argumento Paulo  ao  coríntios: 

  • Todas as coisas me são lícitas!
  • A resposta ao argumento: 

  • Mas nem todas as coisas são proveitosas!
  • Mais uma vez o argumento: 

  • Tudo me é lícito!
  • Outra resposta ao argumento: 

  • Mas eu não me deixarei dominar por nada!

  • Alguns crentes pensavam que podiam fazer o que bem entendessem, já que eram livres em Cristo.

    Eles não buscavam ter uma vida de santificação. 

  • Ao invés disto, eles se entregavam a toda natureza de imoralidade. 

  •  Eles extrapolavam todos os limites e procuravam justificar seus pecados dizendo que tudo lhes era lícito. 

  • Os coríntios simplesmente estavam confundindo a liberdade com a libertinagem.

  • Uma vez mais o apóstolo repete o argumento “tudo me é lícito”

  • Aqui é fácil perceber o contraste entre tudo e nada. No idioma grego,

  •  Paulo faz uso de um trocadilho. Ele realmente concorda com a expressão “tudo me é lícito”, mas trata de colocá-la no lugar correto.

  • uma pessoa pode exercer a liberdade cristã livremente em todas as coisas, desde que isso ocorra em comunhão com Cristo. 

  • Esse entendimento deve reger nossa vida em todos os aspectos. 

  • Obviamente aqui também deve ser incluído os nossos apetites naturais. 

  • Se entendermos isto, realmente poderemos declarar de forma pessoal: “Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém”.

APOSTILA A MINHA ESPOSA NÃO ME AMA MAIS

  INTRODUÇÃO 1 CAPÍTULO QUANDO A ESPOSA NÃO PROCURA MAIS O MARIDO... CAPÍTULO 2 AS 10 OPÇÃO PORQUE A ESPOSA NÃO PROCURA MAIS O MARIDO....