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LIVRO A
BÍBLIA FALA DE USOS E COSTUMES
São Paulo 11/02/2009
16 páginas
Escritor : Carlos Alberto c da silva
Celular : (11)95725-5927
Editora books
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LIVRO A BÍBLIA FALA DE USOS E COSTUMES
Ø INTRODUÇÃO
Ø CAPÍTULO 1 COSTUME E DOUTRINA.
Ø CAPÍTULO 2 O QUE É VAIDADE.
Ø CAPÍTULO 3 O QUE OS HOMENS E AS MULHERES DA BIBLIA
USAVAM?
Ø CAPÍTULO 4 TEXTO USADO PARA PROIBIR
USO DE JÓIAS
Ø CAPÍTULO 5 QUAL O CRITÉRIO DO CRISTÃO
AO SE VESTIR E SE ADORNAR?
Ø CAPÍTULO 6 CONCLUSÃO FINAL DO.LIVRO
INTRODUÇÃO
Muitas igrejas têm feitos todo tipo
de proibições para com as mulheres nas questões de maquiagem e adornos. Com o
argumento de que as irmãs devem ser simples como as pombas (Mt. 10:16),
estas denominações proíbem e
disciplinam qualquer vestígio de enfeites feitos pelas mulheres.
É comum escutarmos alguns irmãos
falarem “minha igreja tem doutrina, lá mulher não usa maquiagem, brincos,
pulseiras, etc.”
. E falam isso com orgulho de
pertencer a uma igreja que tem “doutrina”.
O que há nessas afirmações é uma
confusão entre as palavras “doutrina” e “costume”.
As vezes pessoas são disciplinadas em
certas igrejas por usar ou praticar coisas que aquela igreja julga que é
proibido nas Escrituras, quando na verdade é apenas um costume local.
Mas, você pode perguntar: existem
passagens que mostram como os homens e mulheres da Bíblia se vestiam e o que
usavam?
Será que é correto hoje usar tudo o
que eles usavam?
A Bíblia aponta um padrão para a
vestimenta e adornos cristãos? Podem os irmãos e as irmãs se adornarem ou é
isso pecado?
E aqueles versículos que estas
pessoas citam para proibir o uso de enfeites o que querem dizer?
Neste livro vamos fala sobre este assunto com detalhes.
Sou pastor Carlos Alberto c da Silva
da assembleia de Deus
Ø CAPÍTULO 1 COSTUME E DOUTRINA.
Já foi dito aqui que muita gente faz
confusão entre “costume” e “doutrina”,
a primeira coisa que devemos fazer é
definir estes termos, pois existe diferença.
· Costumes estão ligados a usos,
a uma prática habitual particular,
se baseiam na cultura e na moda
vigente naquele tempo e lugar.
· Doutrina. No Novo Testamento,
a palavra mais usada para doutrina é didachê e significa: ensino,
instrução, tratado. Para uma idéia
ser doutrina cristã, é preciso que ela esteja exposta por todo o texto sagrado,
e seja válida para todos os cristãos,
ou seja,
não é apenas algo local ou
circunstancial, mas universal.
Observe a diferenças entre doutrina e
costume.
Quanto à origem: A doutrina
é divina. O costume em si é humano.
Quanto ao alcance: A doutrina
é geral. O costume em si é local.
Quanto ao tempo: A doutrina
é imutável. O costume em si é temporário
A doutrina bíblica gera bons
costumes, mas bons costumes não geram doutrina bíblica. Igrejas há que têm um
somatório imenso de bons costumes, mas quase nada de doutrina. Isso é muito
perigoso! Seus membros naufragam com facilidade por não terem a base espiritual
da Palavra de Deus, se confiam nas próprias obras e acham que estão mais perto
de Deus por não fazer ou não usar isso ou aquilo.
Ø CAPÍTULO 2 O QUE É VAIDADE.
Temos que definir também esta palavra
e observar como ela aparece nas Escrituras Sagradas.
É importante a gente se dar conta de
que o termo ‘vaidade’,
em português, não significa uma
preocupação com a estética,
como as pessoas pensam e usam a
palavra dizendo:
“ah, ela é cheia de vaidades!”
O termo ‘vaidade’ em português provém
do latimvanitas, o sentido básico desta palavra é: ‘em vão’.
1- Vaidade no Antigo Testamento.
a)
No AT temos algumas palavras sendo usadas para vaidade. A
expressão hebel (vaidade) usada no livro do Eclesiastes 1:2; 2:
11, indica: brevidade e ausência de substância, vazio(Jó 7:
16); coisa vã, que não produz efeito (Jó 9:29); engano (Jr.
16: 19; Zc. 10:2).
b)
nos ajuda aqui com esta palavra e diz que as palavras “vão“, “vaidade“,
“vaidades” são freqüentes na Bíblia. A idéia destas palavras é quase que
exclusivamente de algo “vazio” e também “falsidade”.
2 A palavra mais traduzida por
“vaidades“, ou “vaidade” no AT é hebel, que significa um “sopro de ar, ou
da boca“, muitas vezes é aplicada à idolatria (Dt. 32: 21; 1 Rs.
16:13; Sl 31:6; Jr. 8: 19);
aos dias do homem e
ao próprio homem (Jó 7:16; Sl. 39: 5,11), e também
aos pensamentos do homem (Sl. 94: 11); e a riqueza e
tesouros (Pv. 13:11).
No livro do Eclesiastes, onde a
palavra ocorre muitas vezes, é aplicada a tudo: “Vaidade das vaidades, tudo é
vaidade” (Ec. 1:2; 12:8).
3 Awen, que significa também
“sopro“, é também traduzida por “vaidade“, mas em conexão com “iniqüidade” (Is.
58:9);
4 Shaw é outra palavra
freqüente, é traduzida por vaidade e tem também a idéia de “falsidade, maldade”
(Êx.20:7, Dt. 5:11; Sl. 31:6).
2- Vaidade no Novo Testamento.
a)
A palavra “vaidade” não ocorre frequentemente no NT,
b)
mas em At. 14:15 temos a palavra grega mataios,
c)
“vazio“, traduzida como “vaidades” (de ídolos); encontra-se
tambémmataiotês, como “transitoriedade” (Rm. 8:20):
d)
“A criação ficou sujeita à vaidade (fragilidade, transitoriedade). É
traduzida também como “vazio”, “loucura” (Ef. 4:17; 2 Pd. 2:18).]
e)
Observe que nenhuma vez estas palavras estão sendo aplicadas a questões
de se maquiar ou usar certos adereços como brincos, pulseiras, etc.
Ø CAPÍTULO 3 O QUE OS HOMENS E AS MULHERES DA BIBLIA
USAVAM?
Os homens e as mulheres da Bíblia se
enfeitavam e não era pouco. Eles usavam muitos adornos em várias partes do
corpo. A seguir listamos alguns:
Os homens usavam:
· Anéis e colares (Gn. 41:
42; Ex. 35: 22; Et. 8: 2; Dn. 5: 29; Lc. 15: 22);
· Brincos (Ex. 32:2-3);
· Braceletes (Ex. 35: 22;
2Sm. 1:10);
As mulheres usavam:
Pendente, pulseira (Gn. 24: 22,
47);
Braceletes, colares (Ez. 16:
11);
Brincos, coroa na cabeça (Ez. 16:12);
Anéis no tornozelo (Is. 3 18);
Cadeias para os passos (Is. 3:
20).
Observe com atenção que as mulheres e
os homens da Bíblia usavam muitos enfeites,
não havia a concepção de pecado para
tal prática.
Todos podiam usar os seus adornos, se
vestir bem e se enfeitar para o dia a dia.
Nas Escrituras isto nunca foi
proibido.
A relação de Deus e do povo de Deus
com as jóias na Bíblia é muito interessante, preste atenção nessas passagens a
seguir:
· Êx. 3: 21-22- Deus diz
que quando os israelitas saíssem da escravidão no Egito pedissem aos egípcios
jóias e roupas para seus filhos usarem. Isso não aconteceria se os israelitas
não usassem jóias e se Deus fosse contra as mesmas.
· Êx. 35 4-5, 20-22, 30- 36:3-
Veja que os objetos do Santuário que Deus mandou Moisés construir para ser sua
casa de adoração, foram feitos cm as jóias do povo. Se jóias fossem algo
pecaminoso Deus as usaria na Sua casa?
· Nm. 31: 50- aqui
encontramos as jóias do povo sendo usadas como oferta expiatória para Deus.
Deus aceitaria como oferta algo pecaminoso?
· Jó 42: 11- Como presente
dos seus amigos após sua restauração Jó o homem justo e temente a Deus (Jó
1:1), recebe um monte de anéis. Para que isso se ele não usasse?
· Pv. 1:8-9- O escritor de
provérbios compara o ensino dos PIS que é uma coisa muito boa, com diademas e
colares, ou seja, compara com adornos, enfeites. Isto mostra que para ele os
enfeites eram coisas importantes e boas. E não podemos esquecer que ele
escrevia inspirado pelo Espírito Santo.
· Pv. 25:12- Uma pessoa sábia é
comparada com jóias e brincos de ouro.
· Is. 61:10- Jerusalém é
representada como se fosse uma mulher,que está recebendo as bênçãos de Deus
(3), e estas bênçãos são comparadas com enfeites, com as jóias de uma noiva.
· Ez. 16: 1-14- Este texto
é maravilhoso e esclarecedor. Deus compara Jerusalém com uma mulher, e como se
Ele fosse um esposo que está feliz com sua mulher, lhe dá todo tipo de jóias, e
ainda diz que ela enfeitada está com a gloria dele refletida (14).
· Ap. 21: 1-2- a Nova
Jerusalém, que é um símbolo da Igreja glorificada, é comparada a uma noiva
quando se enfeitava para o casamento.
- Será que se as jóias fossem
algo que Deus abomina e que os cristãos não deveriam usar o Senhor faria as
comparações que acabamos de ler em sua Palavra,
e daria e receberia as mesmas de seu
povo?
É óbvio que não. Todas estas
passagens mostram que nas Escrituras nada existe de proibições com respeito as
jóias, e que o povo da Bíblia as usava normalmente.
Ø CAPÍTULO 4 TEXTO USADO PARA PROIBIR
USO DE JÓIAS
Existem alguns textos que são muito
usados por alguns pastores para condenar
o uso de jóias pelos cristãos,
a pergunta é: o que estes textos
querem dizer?
Vamos analisá-los.
Is. 3: 16-26 – As vezes alguns
mais desavisados também usam estes versículos para manter suas proibições.
É um uso mal feito,
pois aqui se estivesse proibindo as
jóias para as mulheres,
estaria proibindo também:
· Véus (19);
· Cintos (20);
· Anéis (21);
· Roupas caras, capas, bolsas (22);
· Espelhos, roupas de linho, xales
(23);
· Perfumes, penteados, roupas caras
(24).
Mas, logo se vê que as pessoas que
usam esta passagem para proibir as jóias,
não proíbem as outras coisas.
Usam de dois pesos e duas medidas. O
que este texto que dizer então?
É o seguinte:
o profeta Isaías está dando uma
sentença contra as mulheres de Jerusalém (16),
dizendo que Deus iria tirar tudo o
que cita delas,
não porque aquilo fosse pecado,
mas porque elas estavam cometendo
outro pecado,
o pecado da arrogância, do orgulho
(16).
A retirada de todos estes objetos
delas seria uma forma de castigo,
tudo seria parte do julgamento de
Deus sobre Jerusalém da qual fala todo este capítulo 3 do profeta Isaías
Temos aqui um fato circunstancial,
referente a situação das mulheres de
Jerusalém,
um fato descritivo (descreve um
acontecimento),
e não prescritivo (não prescreve, nem
ordena uma doutrina).
Contrate esta passagem com Ez. 16:
1-14, onde Deus feliz com Jerusalém lhe dá jóias de todos os tipos e roupas
finas como bênção.
Tirar os ornamentos para o povo de
Israel era sinal de tristeza
(Ex. 33:1-6);
receber ornamentos era sinal de
bênçãos (Is. 61: 10; Ap. 21:1-2).
1Tm. 2: 9-10; 1Pd. 3:1-4 – Estas
duas passagens também têm sido usadas por alguns para proibir os adornos
femininos,
mas não é isso o que está escrito
nelas.
1-
No primeiro texto (1Tm. 2: 9-10) o apóstolo Paulo não está proibindo o
uso de jóias,
2-
nem os penteados para as mulheres, ele está fazendo um contraste entre
dois tipos de beleza,
3-
a interior e a exterior. Ele diz que a verdadeira beleza não deve está
por fora,
4-
nas jóias e ornamentos que as mulheres usavam, mas por dentro, na
espiritualidade, na santidade. A mulher não deveria pensar em se enfeitar e se
esquecer da parte espiritual, deve fazer uma, mas faça principalmente a outra.
5-
Ele reflete sobre as prioridades do cristão, como em 1Tm. 4:8: “Porque o
exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa,
tendo a promessa da vida presente e da que há de vir”.
6-
É claro que Paulo não desaconselha o exercício físico, mas mostra que a
pessoa deve se exercitar na santidade antes de tudo.
7-
Toda leitura de um texto assim deve ser feita com cuidado, levando em seu
contexto,
8-
se não for assim iríamos achar que o apóstolo estaria proibindo o
casamento em 1Co. 7:27: “Estás ligado à mulher?
9-
Não busques separar-te. Estás livre de mulher? Não busques mulher”, mas,
não é isso que ele faz.
Na segunda passagem (1Pd. 3: 1-4), se
Pedro estivesse lançando uma proibição contra o uso de jóias pelas mulheres,
porque ele usa como exemplo de santidade as mulheres do AT (5-6)?
Pois como já vimos, elas usavam
muitas jóias. Ora, se Pedro tivesse aqui sendo contra o uso de jóias pelas
mulheres,
não usaria como exemplo quem as
usava. Como entender o texto então? O que temos aqui são expressões idiomáticas
como as seguintes:
· “Assim não fostes vós que me
enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor
de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito.” (Gn. 45:8).
Veja no verso 4 que foram os irmãos
de José mesmo que o venderam.
· “Pois não desejas sacrifícios,
senão eu os daria; tu não te deleitas em holocausto. Os sacrifícios para Deus
são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não
desprezarás, ó Deus“.
(Sl. 51:16-17). Mas veja o verso 19,
e também Ex. 29; Lv.22: 17- 33, onde
o próprio Deus é quem estabelece os sacrifícios.
· “Trabalhai, não pela comida que
perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do
homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou” (Jo. 6:27). Estaria Jesus
proibindo o trabalho? É claro que não.
Quando os autores bíblicos escrevem
assim,
eles estão querendo colocar ênfase em
certos detalhes que não podem ser esquecidos em certas práticas, mas não estão
negando nada. Por exemplo:
· Em Gn. 45:8, José não estava
dizendo que os seus irmãos eram inocentes se sua ida ao Egito como escravo, mas
sim afirmando que ANTES dos irmãos dele fazerem o plano, Deus já
havia feito.
· Em Sl. 51: 16-17, Davi não está
dizendo que Deus não aceitava sacrifícios, pois o AT está cheio de ordenanças a
este respeito (Lv. 1-7), mas está dizendo que ANTES de sacrifícios
Deus queria o coração contrito.
· Em João 6: 27, João não está dizendo que pessoas não
deve trabalhar pela comida material, quem se preocupe com a comida
espiritual em primeiro lugar.
Portanto,
nas duas passagens analisadas não há
proibição do uso de ornamentos pelas mulheres,
mas que ANTES elas saibam que a sua
beleza deve está no interior, na vida espiritual dedicada, e não apenas no
exterior,
no que elas usam.
Ø CAPÍTULO 5 QUAL O CRITÉRIO DO CRISTÃO
AO SE VESTIR E SE ADORNAR?
Depois de tudo o que foi dito fica a
pergunta então devemos fazer tudo o que os homens e mulheres da Bíblia faziam;
usar tudo o que usavam?
Para responder a mesma temos que
prestar atenção ao seguinte:
A Bíblia foi escrita em um
determinado contexto e cultura onde havia muitos costumes diferentes dos
nossos,
assim nem tudo o que está na Bíblia é
para fazer. Observe:
1- Gn. 16- Sara a esposa de Abraão,
por ser estéril, dá empregada para que seu marido se deite com ela e gere um
filho;
2- Ex. 21: 7- O pai podia vender a
filha;
3- Ex. 21: 16,17 Lv. 20:9- Amaldiçoar
ou ferir os pais era passível de pena de morte;
4- Lv. 23- Era obrigado celebrar as
festas da Páscoa, Primícias, e o Dia da Expiação;
5- Dt. 21: 15-17- Homens podiam ter
mais de uma esposa;
6- Dt. 21: 18- 23- Filhos
desobedientes deveriam ser mortos;
7- Dt. 22:13-21- Mulher que casasse e
ficasse provado que não era mais virgem deveria ser apedrejada até a morte;
8- Dt. 25:5-10- Se um homem casado
morria sem ter deixado filhos, o seu irmão casava com sua esposa, era a lei do
Levirato;
9- Dt. 26: 12-15- Quem dava o dízimo
deveria fazer uma oração prescrita para todos.
Estes eram costumes do povo e da Lei
de Israel,
mas não são nossos.
Ali eram aceitáveis,
mas não são aceitáveis hoje,
pois como já vimos costumes mudam de
povo para povo e de época para época.
Assim,
devemos ao ler a Bíblia saber
diferenciar o que é um costume local,
que dentro daquela sociedade era
permitido e aceitável,
e o que não é aceitável em nossa
sociedade.
Observe este fato interessante:
· 1Co. 11:4-16 – Em
Corinto, era proibido as mulheres cortarem o cabelo, e os homens de terem os
cabelos crescidos.
Mas, em Israel era normal os homens
terem longos cabelos
(Jz. 13: 1-5; 2Sm.14:26);
· 1Co.11: 5- Aqui em Corinto as
mulheres podiam profetizar e orar nos cultos, e profetizar também era ensinar
(1Co. 14:31),
mas em Éfeso onde Timóteo estava elas
não podiam fazer nada disso (1Tm. 2:11-12).
Acontecia assim porque estas duas
cidades tinham costumes diferentes.
Todo cristão deve saber que deve
respeitar a cultura na qual está inserido,
se ela não fere a doutrina bíblica
(1Co.10:32).
Assim,
no caso de usos e costumes devemos
saber se tal costume no país em que vivemos é aceito ou não.
Como a sociedade olha quem pratica
tal coisa?
Olha como cristão?
Sendo práticos:
homens de brincos no Brasil são
vistos como cristãos pela sociedade?
Mulheres com brincos pendurados no nariz
são vistas como cristãs?
Agora todos nós sabemos que a
sociedade não vê nada de errado em uma mulher cristã se adornar com seu brinco
na orelha,
ou seu colar ao pescoço.
A mesma coisa não existe
discriminação em um homem usar um colar discreto.
Existem algumas coisas que devem ser
observadas pelo cristão quando for se vestir e se adornar com seus enfeites.
Não se deve usar tudo que a moda
oferece,
quando se for usar algo se deve fazer
algumas perguntas:
· Isto que estou usando serve
para a glória de Deus (1Co. 10:31)?
· Isto que estou usando me faz
ser causa de escândalo para crentes ou descrentes (Rm. 14: 13-16,21; 1
Co.10:32)?
Muitas coisas podem não ser pecado,
mas para evitar o escândalo não devemos fazer (1Co. 10: 23-31);
· Isto que estou usando mostra
que sou santo (1Pd. 1: 14-15)?
· Isto que estou usando Jesus
usaria (1Jo. 2:6)?
· Isto que estou usando mostra
que meu corpo é templo do Espírito Santo (1Co. 6:18-20)?
O cristão deve adotar a modéstia em
todo o seu procedimento,
se não adota o comedimento saiba que
peca.
O bom senso deve ser praticado pelos
crentes no que usam como trajes ou adornos,
sob pena de fazer do templo de Deus
que é o seu corpo,
um templo profano.
Ao usar uma roupa ou adorno pense
sempre no outro,
e se aquilo está escandalizando o
nome de cristão ou não
. Que tipo de templo você é?
Ø CAPÍTULO 6 CONCLUSÃO FINAL DO.LIVRO
As Escrituras estão fartas de textos
que provam que os adornos eram usados pelo povo de Deus,
não eram proibidos.
Alguns tentam usar a Bíblia
erradamente para tentar proibí-los, alegando que tudo isso é vaidade.
É bom notar que na bíblia a palavra
vaidade nunca esteve ligada ao uso de adornos pelas pessoas.
1 Os cristãos estão livres para se
adornarem, mas observando o principio da modéstia.
2 Devem saber que são diferentes, que
devem ser santos.
3 Se o que usam os transforma em
motivo de escândalo ou de descrédito para com sua vida espiritual,
4 estão em erro.
5 Tudo faz para Glorificar a Deus com
seu corpo este é o critério básico para o comportamento cristão.
Faça isso.
6 APÊNDICE:
Dt. 22: 5 – Igrejas têm usado
esta passagem para condenar o uso de calças compridas por mulheres.
7 A explicação que dão é que calças
são roupas de homem, e, portanto, são proibidas aqui para as mulheres. O que
estas pessoas não dizem é que na época em que este texto foi escrito as roupas
eram semelhantes para homens e mulheres.
8 Os judeus todos usavam vestidos e
túnicas, homens e mulheres, a distinção dos sexos não estava no tipo de roupa,
pois todos usavam vestidos, mas nos
tamanhos e cores.
9 A palavra hebraica no texto que é
traduzida por roupa é o hebraico “simlâh”, a mesma palavra que é traduzida por
“capa’ em Gn. 9: 23.
10 Esta palavra significa: capa, manto, envoltório,
vestuário, de homem ou de mulher; especialmente uma grande roupa exterior.
11 Assim , o texto não se refere
a calças, mas a estilos de capas, vestimentas que se distinguiam por tamanho,
cores, detalhes, e não por tipo.
12 Portanto, não se proíbe aqui o uso de calças
por mulheres, pois se ela usa uma calça de modelo feminino não há problema,
assim como na Bíblia os homens usavam
vestido,
mas de modelo masculino.
O texto proíbe o travestismo, homem
como mulher e mulher como homem.
Deuteronômio
22:5 diz: “A mulher não usará roupa de homem, nem o homem, veste peculiar à
mulher; porque qualquer que faz tais coisas é abominável ao SENHOR, teu Deus”.
12 . Mt. 10: 16 – Este
texto não fala nada sobre usos e costumes.
Fala dos problemas que os apóstolos
enviados por Jesus iam passar e Jesus está mostrando como eles deveriam
enfrentar estes problemas. É só ler todo o capitulo 10 de Mateus.
Portanto quem usa este texto para
tentar falar de usos e costumes na igreja está falsificando as Escrituras.
É claro, tudo com ética e moderação
para não se tornar uma pessoa vulgar.
ASSEMBLÉIA DE DEUS
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