Editora
Central Digital Global Ltda
LIVRO
NÃO BRINCAR NO AMBIENTE DE TRABALHO
São
Paulo 18/05/2010
17
Páginas
1º edição 2011
Escritor
: Carlos Alberto c da silva
Celular
: (11)95725-5927
Editora
books
A
Books tem consciência ambiental e só trabalha com empresas que utilizam
papel
de reflorestamento, fazendo com que os seus livros não agridam à natureza.
Copyright
© 2011 Global
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO
1 COMO ADMINISTRAR BEM O SEU TRABALHO?
CAPÍTULO 2 BRINCADEIRA EXCESSO NO TRABALHO ATRAPALHAM!
CAPÍTULO 3 VOCES SABER
DE QUE FORMA AS BRINCADEIRAS ATRAPALHAMS?
CAPÍTULO 4 CONFLITOS NO TRABALHO?
CAPÍTULO 5 RESOLVENDO O PROBLEMA NO TRABALHO?
CONCLUSÃO
INTRODUÇÃO
Tome muito cuidado com algumas brincadeiras ofensivas por
mais que sejam brincadeiras podem magoar as pessoas.
Um dia contém 24 horas, sendo que pelo
menos um terço deste tempo é utilizado para trabalhar. Ao usar como embasamento
a margem de 8 horas de trabalho diário,
uma semana resultará em um montante de
56 horas e em um mês serão em média 224 horas em um ambiente de trabalho.
Quem me conhece sabe que eu
já fui uma pessoa assim brincava muito no trabalho e onde eu andava mas depois que Deus abriu
minha visão já só outra pessoa.
Quantas vezes falamos algo
para uma pessoa sem pensar se ela vai ou não dar importância para aquilo?
Estive conversando com algumas pessoas e
percebi que o que leva uma brincadeira
outra pessoa leva como ofensa, ou algo que me incomoda parece sem sentido para
outra.
No entanto, nos dias atuais,
muitos cristãos, movidos por esta segurança e alegria,não param para pensar
sobre até que ponto vai a sua liberdade em “zoar” ou tirar “brincadeiras” com o
seu semelhante.
Será que a Bíblia tem algo a
dizer sobre este assunto?
Em Provérbios 26:18-19, a
bíblia diz:
“Como o louco que lança fogo, flechas e morte,
assim é o homem que engana a seu próximo e diz: Fiz isso por brincadeira”.
Este conselho nos ajuda a
zelarmos por relacionamentos sadios.
Ele apresenta uma pessoa que promove desordem
social por meio do engano e o compara com um louco.
tudo que faz, o faz de forma velada, com uma
má intenção, mas a oculta dizendo que fez tal ação “
por chama a atenção para o fato fala de alguém que diverte-se em meio a uma
“distorção inesperada”
Provérbios 26:20 Sem lenha,
o fogo se apaga; e, não havendo maldizente, cessa a contenda. 21 Como o carvão
é para a brasa, e a lenha, para o fogo, assim é o homem contencioso para
acender rixas.
O que leva a uma preocupação, quanto
à qualidade de vida no trabalho de
cada colaborador o mesmo nós Cristão que
deve da exemplo no trabalhar,
afinal trata-se de um ser humano que
precisa de um bem estar físico e emocional para que dessa maneira possa ter uma
boa produtividade no
ambiente de trabalho.
Salmos 128:2 Do trabalho de tuas mãos
comerás, feliz serás, e tudo te irá bem.
Pensando nisso,
Resolvi
escrever um Livro para auxiliar
cada pessoas para ter melhores resultados,
porém sem esquecer de que cada
profissional é uma pessoa que precisa de atenção.
CAPÍTULO 1 COMO ADMINISTRAR BEM O SEU TRABALHO?
O mundo está em constante
desenvolvimento e é necessário que você acompanhe essa mudança. Impulsione sua
empresa para que ela não fique parada no tempo.
Mostre que mudanças e inovações são super.
válidas também para suas equipes e profissionais.
Salmos
127:1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o
Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. 2 Inútil vos será
levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes;
aos seus amados ele o dá enquanto dormem.
É
Deus que edifica a nossa casa e nosso trabalho no dia a dia ,
1.
Dê o exemplo
Um bom líder passa confiança na sua
Equipe tanto no trabalho como na Igreja
sempre encoraja- os a buscar sempre novos objetivos.
Cumpra suas atividades, incentivando as pessoas e auxiliando-as em direção ao
sucesso.
1 Timóteo 3:1 Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado,
excelente obra almeja.
2.
Seja flexível
Saiba ouvir seus contribuintes, pois é essencial um bom diálogo para um
melhor alcance de metas
Provérbios 1:5 Ouça o sábio e cresça em prudência; e o instruído adquira
habilidade
3.
Promova o crescimento profissional do
colaborador
Incentive e promova capacitação e treinamentos para sua equipe. Ao
promover cursos, debates, diversas
outras opções de desenvolvimento profissional,
1 Timóteo 3:1 Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado,
excelente obra almeja.
você alcançará benefícios tanto para sua organização, que terá uma
equipe mais capacitada,
como também para os seus profissionais que ganharão experiência e mais
produtividade no trabalho.
4.
Reconheça o bom trabalho
Parabenize e celebre os momentos especiais, sejam individuais ou que
englobe toda a equipe.
Salmos 127:5 Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será
envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta.
Tem muito pessoas que foi seu inimigo no trabalho mas vocês mostrando para ele que você é diferentes,
Essa é uma ótima maneira de unir
as pessoas e motivá-las.
5.
Seja transparente
Com transparência cria-se confiança. A melhor maneira de atrair a credibilidade
é sendo sincero com os seus profissionais.
Jeremias 17:5 Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem,
faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor!
O que eu quero dizer para vocês não confia em si próprio
achando que pode fazer tudo só ?
Uma equipe trabalha unido para
tudo da certo.
6.
Crie um ambiente eficaz
Construir boas relações é importantíssimo para o ambiente de trabalho.
Um local no qual as pessoas e suas opiniões são valorizadas é importante e o
resultado é:
Salmos 133:1 Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!
o profissional se sentirá mais
confortável e isso ajudará que este se torne ainda mais produtivo.
7.
Seja educado
Um bom dia, boa tarde e boa noite são sempre bem vindos.
1 Coríntios 15:58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis
e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho
não é vão.
A qualidade de vida no trabalho também está ligada ao se sentir notado
no ambiente e saber que sua presença ali faz a diferença.
8.
Desafie
Uma das melhores maneiras de empoderar a empresa diariamente é
desafiando e incentivando a criatividade dos colaboradores.
O mundo está em constante desenvolvimento e é necessário que você
acompanhe essa mudança. Impulsione sua empresa para que ela não fique parada no
tempo. Mostre que mudanças e inovações são super. válidas também para suas
equipes e profissionais.
9.
Crie novos líderes
Passe adiante o que você sabe e ajude as pessoas a descobrirem suas
habilidades. Crie verdadeiros profissionais. Mostre a eles, suas capacidades.
Juízes 6:12 Então, o Anjo do Senhor lhe apareceu e lhe disse: O Senhor é
contigo, homem valente. 14 Então, se virou o Senhor para ele e disse: Vai nessa
tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu?
colocá-las em prática?
Crie na sua empresa um ambiente
de trabalho em que a qualidade de vida de cada colaborador é valorizada e assim
se sentirão motivados para trabalhar
dia após dia, levando a sua
empresa a atingir patamares mais altos de excelência.
CAPÍTULO 2 BRINCADEIRA
EXCESSO NO TRABALHO ATRAPALHAM!
Não quero ser chato e dizer aqui que você não
deve, de maneira alguma, fazer uma brincadeira ou outra com seus colegas de
trabalho.
O que quero dizer e alertar
é que é fundamental que se tenha respeito e que tais brincadeiras não sejam
exageradas.
Caso contrário, elas podem
causar um constrangimento desnecessário a todos que estão participando da
“zoação”
pois, em algum momento, alguém não vai gostar
e vai perder a paciência.
Atrapalham e muito, pois
todos nós precisamos ter limites e saber quais são os limites das pessoas ao
nosso redor, já que não é todo mundo que tem o perfil brincalhão, nem dentro e
nem fora do ambiente de trabalho.
Sendo assim, nestes casos,
ter uma boa postura profissional é fundamental para não ofender ninguém.
Provérbios 18:19 O irmão
ofendido resiste mais que uma fortaleza; suas contendas são ferrolhos de um
castelo.
Poiso tome muito cuidado para não mágoa ninguém..
Entenda um pouco mais como
as brincadeiras em excesso podem atrapalhar o dia a dia em sua empresa eduque
seus colaboradores, para evitar que eles acabem exagerando.
Brincadeiras têm limite e a paciência das
pessoas também!
Para que possamos desenvolver as nossas atividades profissionais com
excelência, é essencial que a convivência com nossos colegas de trabalho seja
harmônica,
que o clima seja alegre e motivador, pois quando isso não acontece, a
nossa produtividade e entrega à empresa são afetadas consideravelmente.
É por isso que ter bom senso e saber medir a dose certa de brincadeiras
que você pode fazer com as outras pessoas, vai evitar diversas dores de cabeça,
não só para você, mas para todos que desejam trabalhar da melhor maneira
possível e entregar os resultados que a empresa busca.
Para isso, é necessário entender que todos os dias nós estamos diante do mais
diversos tipos de pessoas, que têm pensamentos diferentes, comportamentos,
atitudes e formas distintas de enxergar o mundo ao seu redor. Sendo
assim, a brincadeira que você faz com o seu colega do lado e ele aceita,
pode não ser bem recebida pelo
colaborador de outro departamento, que você mal conversa no dia a dia.
Fique atento!
Neste, e em muitos outros casos, ter noção, para não desrespeitar ninguém e não
se prejudicar profissionalmente é fundamental em todos os ambientes de
trabalho, de qualquer tipo de empresa...
CAPÍTULO 3 VOCES SABER DE QUE FORMA AS BRINCADEIRAS ATRAPALHAMS?
Até aqui já conseguimos entender que brincadeiras no trabalho, quando
feitas em excesso, ao invés de trazerem alegria, podem impactar negativamente
no clima organizacional e nas relações interpessoais também. Por isso, trago
para você alguns exemplos de como elas podem atrapalhar a convivência em
harmonia de todos, confira:
Gera desconforto no ambiente de trabalho
Se você é daqueles que fica pegando demais no pé dos seus colegas e não entende
que para tudo tem uma hora, inclusive para brincar, tenha certeza que em algum
momento alguém vai perder a paciência com esse tipo de brincalhão,
Provérbios 29:22 O iracundo levanta contendas, e o furioso multiplica as
transgressões.
Em situações como estas, para
evitá-las, é necessário que você entenda que, no caso de uma briga,
o desconforto vai ser geral e não vai atingir só a você e à pessoa que
não aceitou a brincadeira.
Por isso, faça uma autoanálise e verifique se você não está exagerando demais.
Se estiver, pare agora e mude a sua postura, para não se prejudicar e não
prejudicar a mais ninguém.
Impacta na produtividade
Quando estamos em algum lugar em que não nos sentimos confortáveis, a tendência
é que o nosso desempenho seja altamente prejudicado. No ambiente de trabalho
não é diferente,
já que, a partir do momento em que o desconforto foi instaurado, por
conta de brincadeiras em excesso, as pessoas passam a ser impactadas pelo clima
e, consequentemente, não conseguem desenvolver suas atividades a contento.
Sendo assim, saber qual é a dose certa e a hora de parar é fundamental
para que tudo continue correndo da melhor maneira possível e os resultados
sejam alcançados.
Pode deixar o colega ou um irmão doente,
Hoje em dia, vivemos em uma sociedade em que “a zoeira não tem limites”, e por isso,
muitas pessoas acabam acreditando que podem ficar zombando eternamente quem
quer que seja com a desculpa de que tudo não passa ou não passou de uma
inocente brincadeira.
O problema é quando a “zoeira” passa dos limites e se transforma em que
no trabalho entre adultos,
causando algo que vai muito mais
além do que um “mero” desconforto no ambiente organizacional.
Assim como pode acontecer nas empresas
também e pode prejudicar a saúde de muitas pessoas que não sabem ou não
conseguem lidar com as constantes “brincadeiras”
Muitos passam a ficar
desmotivados e perdem o interesse pelas coisas ao seu redor, sem saber o
porquê. E, conforme o tempo passa,
podem acabar desenvolvendo doenças como ansiedade e depressão.
É por isso que, respeitar a forma como cada um age e se comporta, faz
com que tenhamos uma convivência harmoniosa,
não só no ambiente de trabalho,
mas também fora dele.
E se você perceber que seus colegas estão exagerando, não hesite
em para que eles entendam que tudo tem um limite e que brincadeiras
em excesso realmente atrapalham o bom andamento do trabalho e dos resultados
nas empresas.
Caso isso não surta nenhum efeito, comunique ao seu fiscal ou ao
departamento da empresa .
Ou mesmo si for na igreja
vocês fala com seu pastor nesse tipo de
Brincadeira ,,
para que possam tomar as devidas providências. Com certeza, isso vai
ajudar a melhora a qualidade das relações no trabalho e conferir o limite certo
ao que já passou dos limites.
No futuro, seus irmãos e colegas
fanfarrões vão lhe agradecer.
E você já sofreu com algum tipo de brincadeirinha de mau gosto em seu trabalho?
E em sua empresa, como é o seu
posicionamento diante de comportamentos assim?
sua experiência ou opinião e
continue acompanhando muitos vão te vê
com outro olha,
CAPÍTULO 4
CONFLITOS NO TRABALHO?
Locais onde é possível
encontrar duas o
u mais pessoas, com certeza
estão sujeitos a conflitos, já que estamos lidando com perfis diferentes e
formas distintas de enxergar o mundo ao redor.
Neste sentido, é preciso
bastante habilidade, sem esquecer-se da inteligência para resolver situações conflituosas,
Atos dos
Apóstolos 15:38 Mas Paulo não achava justo levarem aquele que se afastara desde
a Panfília, não os acompanhando no trabalho.
Deixei um
exemplo de Paulo que foi decepcionado com João marcos que não trabalhou da forma que Paulo queria,
principalmente no ambiente de trabalho, que
necessita de harmonia para que tudo se desenvolva da melhor maneira possível.
Atos dos Apóstolos 15:39
Houve entre eles tal desavença, que vieram a separar-se. Então, Barnabé,
levando consigo a Marcos, navegou para Chipre.
Ressalto isso porque construir um ambiente de
trabalho com qualidade é um ponto chave para o sucesso da equipe, já que
ninguém deseja sair de casa e se deparar com um clima e uma energia pesada e
negativa na empresa.
E se harmonia gera harmonia, conflito gera
mais conflitos. Portanto, é sempre melhor evitá-los!
Todos nós já nos vimos diante de situações assim
e até atuamos em algumas delas como principais, porque por mais que tenhamos de
ser meio não estamos livres de perdemos o controle das emoções em algum
momento,
principalmente
aqueles de maior pressão.
No
entanto, o que nós fazemos para solucionar e lidar com os conflitos diante de
nós deve ser um exemplo aos demais,
Tito 2:7
Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade,
reverência,
pois
também é o que nos torna líderes cada vez melhores. Por isso, acima de tudo,
devemos respeitar todos aqueles que estão ao nosso redor, trabalhando da melhor
maneira em equipe e obtendo resultados sempre acima da média.
Neste sentido, alguns comportamentos e
mecanismos são essenciais para que você se saia muito bem nesta missão.
Por que os conflitos acontecem?
A convivência diária com outras pessoas, outras formas de pensamentos, opiniões
diferentes das nossas, bagagens culturais distintas, entre outros fatores
sociais, por vezes, mexem com as nossas emoções, nossas convicções, e nos levam
a entrar em conflito com aqueles que nos rodeiam.
Em alguns
momentos a gente nem quer discutir com ninguém, mas quando percebemos, já
estamos discutindo, sem entender como chegamos nesta situação.
Isso acontece, devido a elementos como orgulho e ego feridos, que nos levam à
grande necessidade de autoafirmação perante os outros,
por exemplo.
Muitas vezes,
fazemos questão de sermos os melhores em tudo, de impor nossas opiniões e de
julgarmos as atitudes e comportamentos das pessoas,
como se tivéssemos esse direito, sendo que o
que precisamos entender é que devemos cuidar apenas da nossa própria vida,
respeitando, assim, as escolhas, espaço e decisões de cada um.
CAPÍTULO 5 RESOLVENDO O PROBLEMA NO TRABALHO?
Muitas vezes não é nada fácil lidar com conflitos no trabalho ou em
qualquer outro lugar, já que eles exigem um nível de maturidade e energia, que
nem sempre as pessoas têm. Mas algumas dicas e atitudes simples podem ajudá-lo
a resolver da melhor maneira possível estes problemas quais são elas:
Você não é o centro do universo
Primeiro e importantíssimo ponto que acho primordial falar: precisamos entender
que o mundo não gira em torno de nós, que cada pessoa que nos cerca, tem suas
próprias convicções e anseios e, muitas vezes, eles podem ser completamente
diferente dos nossos.
Seria muito egoísmo de nossa parte querer que tudo acontecesse do jeito
que desejamos que todos pensassem como nós, e fizessem tudo por nós e para nós.
Sabemos que vida não é bem
assim, e que não há problema algum em aceitar o outro como ele é; bem como suas
opiniões.
Precisamos parar de nos sentirmos feridos
pelos pensamentos e atitudes diferentes dos nossos, pois assim, teremos mais
paz, não só no trabalho, mas aonde quer que circulemos.
Não dê ouvidos a fofocas
Outro ponto fundamental que merece toda atenção, no sentido de ser eliminada, é
a fofoca. Acredito que não há combustível maior para um conflito do que boatos
sem fundamento, cochichos e muito e
faça-os entender que alimentar fofoca,
vai prejudicar o progresso da
empresa e vai minar o ambiente harmônico que você deseja lhes oferecer, para
desenvolverem um trabalho com prazer e satisfação.
Mostre-lhes que o ideal é deixar a fofoca de lado e não dar ouvidos a ela. Diga
que eles têm duas opções diante dos boatos: ouvir e simplesmente deixá-lo
morrer ali mesmo, sem passá-lo para frente, ou não permitir que a pessoa
fofoqueira tente espalhar uma notícia maldosa pela empresa, dizendo a ela que
não tem interesse em saber sobre a situação.
O diálogo é o melhor caminho
Se a confusão já foi instalada, uma boa maneira de solucioná-la é através do
diálogo, pois não existe gestão de conflitos, sem que as partes envolvidas se
coloquem frente a frente e resolvam a situação como adultos, ou seja,
conversando. Primeiro, fale com cada um e entenda o que está acontecendo e
depois seja o intermediador da conversa resolutiva entre eles, mostrando-lhes
que, acima de tudo, eles estão é um ambiente profissional, e que é preciso que
todos tenham maturidade para olhar no olho do outro e ser capaz de resolver os
problemas existentes.
Respeito
Uma boa administração de conflitos tem como princípio fundamental o respeito e
o não julgamento. O que isso quer dizer? Que o melhor é aceitar as pessoas
simplesmente como elas são; assim como é nosso dever não nos metermos ou nos
importarmos tanto com as escolhas pessoais que cada um faz para si. A partir do
momento que entendemos isso, paramos de sofrer e, consequentemente, deixamos
cada vez mais de lado os conflitos, que só nos afastam da possibilidade de
sermos seres cada vez melhores nos ambientes em que vivemos.
No final das contas, como diz uma canção do Caetano Veloso – “Cada um sabe a
dor e a delícia de ser o que é”, ou seja, nenhum de nós tem o direito de julgar
ninguém, pelo simples fato de não sabermos o que o outro vive ou passa em seu
íntimo. Nosso papel enquanto seres em evolução é apenas compreender, acolher e
aceitar. Ponto final.
CONCLUSÃO
Faça um bom planejamento do
assunto que vai ser tratado e se possível procure encaminhar com antecedência
para os participantes,
assim eles já saberão antecipadamente os
pontos que serão tratados naquela reunião.
Assim todos poderão se
preparar para o que vai ser discutido, diminuindo as chances de falar sobre
assuntos fora da pauta.
A participação de todos é de
suma importância, assim eles poderão
contribuir com ideias e opiniões, mas também é necessário
que todos sejam precisos, objetivos e sucintos com suas informações e ideias,
por isso estipule um tempo para que cada um
possa se expressar.
Caso alguém se exceda,
sugira a essa pessoa cautelosamente que deixe outro colega falar.
Procure não convocar
reuniões de última hora, faça isso somente se você não tiver outra opção para
adiar. Pois reuniões marcadas assim, podem ser feitas de qualquer jeito ou mal
conduzidas e isso deixará uma má fama, para os seus colaboradores. Evite
excessos de reuniões, elas podem ser desnecessárias ou ainda levar a uma baixa
na produtividade dentro das empresas.
Faça com que as reuniões em sua organização
fiquem ainda mais harmoniosas, onde todos possam contribuir e que saiam de lá
com tudo acertado, para que tudo se torne ainda mais produtivo e organizado em
sua empresa.
Tenho certeza que se você, empreendedor e líder,
aplicar de maneira adequada as dicas que dei acima, você conseguirá conduzir
reuniões cada vez mais eficientes. E assim, com certeza, você atingirá seus
objetivos iniciais e evitará que esses momentos sejam vistos como
desnecessários e “chatos”, onde não traz o retorno esperado e é um desperdício
total de tempo.
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