Editora Central Digital books Ltda
APOSTILA MANUAL DO TRABALHADOR
São Paulo 14/07/2009 21 Páginas
1º edição 2019
Escritor : Carlos Alberto c da silva
Celular : (11)95725-5927
Pastor Professor : Carlos Alberto Candido da Silva Mestre em psicologia, Psicanalise, Bacharel em Teologia, Graduado em Filosofia, Graduado em História, Graduado em Pedagogia, Pós graduado em Docência do Ensino Superior, Pós graduado em Gestão e Administração Escolar ABD...
Formado na aliás da Cipa
COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
A Books tem consciência ambiental e só trabalha com empresas que utilizam papel
de reflorestamento, fazendo com que os seus livros não agridam à natureza.
Copyright © 2019 Editora Global
INTRODUÇÃO
Capítulo 1 Como administrar bem um ambiente de trabalho
Capítulo 2 Trabalho como dar para receber
Capítulo 3 Como lidar com conflitos no trabalho
Capítulo 4 Compreendendo Emocional ?
Capítulo 5 Como desenvolver seus funcionários
Capítulo 6 Aplicando a Gestão de Equipes
Capítulo 7 Participativa – Integrando toda a sua equipe
Capítulo 8 Dicas para manter a motivação no trabalho
Capítulo 9 Brincadeiras no ambiente de trabalho atrapalham
Conclusão
Temos de Deus e a Felicidade no Lar
Salmos 128:1 Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos!
2 Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem.
3 Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa.
4 Eis como será abençoado o homem que teme ao Senhor!
5 O Senhor te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida,
6 vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel!
INTRODUÇÃO
O que leva a uma preocupação, quanto à qualidade de vida no trabalho de cada profissional alias trabalhado,
afinal trata-se de um ser humano que precisa de um bem estar físico e emocional para que dessa maneira possa ter uma boa produtividade no ambiente de trabalho.
Pensando nisso para auxiliar o profissional trabalhando para te melhores resultados,
porém sem esquecer de que cada profissional é uma pessoa que precisa de atenção,
Um dia contém 24 horas, sendo que pelo menos um terço deste tempo é utilizado para trabalhar.
Ao usar como embasamento a margem de 8 horas de trabalho diário,
Uma semana resultará em um montante de 56 horas e em um mês serão em média 224 horas em um ambiente de trabalho,
A parte maio da sua vida toda e no trabalha e tem 8 hora junto com seu colegas de profissão eu quero dizer que vocês passa mas tempo no emprego do que junto com sua família?
Capítulo 1 Como administrar bem um ambiente de trabalho?
O mundo está em constante desenvolvimento e é necessário que você acompanhe essa mudança. Impulsione sua empresa para que ela não fique parada no tempo.
Mostre que mudanças e inovações são super.
válidas também para suas equipes e profissionais.
Dê o exemplo
Um bom líder passa confiança aos seus subordinados e encoraja- os a buscar sempre novos objetivos.
Cumpra suas atividades, incentivando as pessoas e auxiliando-as em direção ao sucesso.
Seja flexível
Saiba ouvir seus contribuintes, pois é essencial um bom diálogo para um melhor alcance de metas.
Promova o crescimento profissional do colaborador
Incentive e promova capacitação e treinamentos para sua equipe.
Ao promover cursos, debates, workshops e diversas outras opções de desenvolvimento profissional, você alcançará benefícios tanto para sua organização, que terá uma equipe mais capacitada, como também para os seus profissionais que ganharão experiência e mais produtividade no trabalho.
Reconheça o bom trabalho
Parabenize e celebre os momentos especiais, sejam individuais ou que englobe toda a equipe.
Essa é uma ótima maneira de unir as pessoas e motivá-las.
Seja transparente
Com transparência cria-se confiança. A melhor maneira de atrair a credibilidade é sendo sincero com os seus profissionais.
Crie um ambiente eficaz
Construir boas relações é importantíssimo para o ambiente de trabalho.
Um local no qual as pessoas e suas opiniões são valorizadas é importante e o resultado é: o profissional se sentirá mais confortável e isso ajudará que este se torne ainda mais produtivo.
Seja educado
Um bom dia, boa tarde e boa noite são sempre bem vindos.
A qualidade de vida no trabalho também está ligada ao se sentir notado no ambiente e saber que sua presença ali faz a diferença.
Desafie
Uma das melhores maneiras de empoderar a empresa diariamente é desafiando e incentivando a criatividade dos colaboradores.
Crie novos líderes
Passe adiante o que você sabe e ajude as pessoas a descobrirem suas habilidades.
Crie verdadeiros profissionais.
Mostre a eles suas capacidades.
Após ler apostila que tal colocá-las em prática?
Crie na sua empresa um ambiente de trabalho em que a qualidade de vida de cada trabalhador é valorizada e assim se sentirão motivados para trabalhar dia após dia,
levando a sua empresa a atingir patamares mais altos de excelência.
Capítulo 2 Trabalho como dar para receber?
Principal ferramenta de desenvolvimento para uma pessoa, tanto para o seu lado profissional, quanto como um ser humano que deseja crescer e evoluir em todas as áreas da vida.
Porém é um momento tenso pois e dando para receber o meio em geral, caiu no conceito mental para as pessoas de que é uma ferramenta voltada somente para o lado negativo.
Por isso, para esse momento deixar de ser tão tenso, é essencial você perceber que o feedback é um presente, e deixar de lado a ideia de que todo identificará ou ressaltará algo negativo
Então qual a melhor maneira de usar .
Quando alguém quer te dar um uma ferramenta ela deseja que você aprimore/otimize algo, em algum aspecto.
Então, é essencial aproveitar essa oportunidade de melhoria e crescimento da sua carreira.
Durante essa oportunidades suma importância, que você pare para ouvir com atenção tudo que está sendo dito,
não tente arrumar justificativas e desculpas, não tente discutir e escute as informações que estão sendo passadas, reflita e só então faça uma devolutiva.
Ao final diga obrigado à opinião da pessoa.
Seja esta voltada para o lado positivo, quanto para os pontos que precisam ser melhorados.
Agradeça sempre, isso é um sinal de que você está sempre aberto a receber feedbacks e aberto a conversar com quem está te dando o mesmo.
Essa pessoa também vai ter sempre interesse em continuar te dando oportunidade quando estes forem necessários, e a partir daí, esse momento passará a ser ainda mais prazeroso e menos tenso para ambos.
Depois de ouvir, execute.
Colocar em ação é um ponto muito importante para quem aprendeu a ver como um presente.
Passe a gerar ações com base naquilo que você ouviu e em suas reflexões.
Nem sempre o que ouvimos fará sentido, por isso, busque refletir sobre o que foi passado a você e produza alterações, para que isso seja colocado em prática, em sua vida.
Fazendo tudo isso que falei acima, você demonstrará que está interessado em aprender e evoluir cada vez mais e em crescer tanto profissionalmente, quanto em sua vida pessoal.
O crescimento é acima de tudo, aprendizado.
E se você pode utilizar em sua vida, uma ferramenta do seu trabalho que é tão poderosa, use-a para que você possa crescer e atingir patamares ainda mais altos e ser um verdadeiro vencedor.
Capítulo 3 Como lidar com conflitos no trabalho?
Locais onde é possível encontrar duas ou mais pessoas, com certeza estão sujeitos a conflitos, já que estamos lidando com perfis diferentes e formas distintas de enxergar o mundo ao redor.
Neste sentido,
é preciso bastante habilidade, sem esquecer-se da inteligência para resolver situações conflituosas, principalmente no ambiente de trabalho, que necessita de harmonia para que tudo se desenvolva da melhor maneira possível.
Ressalto isso porque construir um ambiente de trabalho com qualidade é um ponto chave para o sucesso da equipe,
já que ninguém deseja sair de casa e se deparar com um clima e uma energia pesada e negativa na empresa. E se harmonia gera harmonia, conflito gera mais conflitos.
Portanto, é sempre melhor evitá-los!
Todos nós já nos vimos diante de situações assim e até atuamos em algumas delas como personagens principais, porque por mais que tenhamos de ser resilientes e pacientes,
não estamos livres de perdemos o controle das emoções em algum momento, principalmente aqueles de maior pressão.
No entanto, o que nós fazemos para solucionar e lidar com os conflitos diante de nós deve ser um exemplo aos demais, pois também é o que nos torna líderes cada vez melhores.
Por isso, acima de tudo, devemos respeitar todos aqueles que estão ao nosso redor, trabalhando da melhor maneira em equipe e obtendo resultados sempre acima da média.
Neste sentido, alguns comportamentos e mecanismos são essenciais para que você se saia muito bem nesta missão.
Por que os conflitos acontecem?
A convivência diária com outras pessoas, outras formas de pensamentos, opiniões diferentes das nossas, bagagens culturais distintas, entre outros fatores sociais, por vezes, mexem com as nossas emoções, nossas convicções, e nos levam a entrar em conflito com aqueles que nos rodeiam.
Em alguns momentos a gente nem quer discutir com ninguém, mas quando percebemos,
já estamos discutindo, sem entender como chegamos nesta situação.
Isso acontece, devido a elementos como orgulho e ego feridos, que nos levam à grande necessidade de autoafirmação perante os outros, por exemplo.
Muitas vezes, fazemos questão de sermos os melhores em tudo, de impor nossas opiniões e de julgarmos as atitudes e comportamentos das pessoas, como se tivéssemos esse direito, sendo que o que precisamos entender é que devemos cuidar apenas da nossa própria vida, respeitando, assim, as escolhas, espaço e decisões de cada um.
O que fazer para solucionar o problema?
Muitas vezes não é nada fácil lidar com conflitos no trabalho ou em qualquer outro lugar, já que eles exigem um nível de maturidade e energia, que nem sempre as pessoas têm.
Mas algumas dicas e atitudes simples podem ajudá-lo a resolver da melhor maneira possível estes problemas Confira quais são elas:
Você não é o centro do universo
Primeiro e importantíssimo ponto que acho primordial falar: precisamos entender que o mundo não gira só em torno de nós, que cada pessoa que nos cerca, tem suas próprias convicções e anseios e, muitas vezes, eles podem ser completamente diferente dos nossos.
Seria muito egoísmo de nossa parte querer que tudo acontecesse do jeito que desejamos que todos pensassem como nós, e fizessem tudo por nós e para nós.
Sabemos que vida não é bem assim, e que não há problema algum em aceitar o outro como ele é; bem como suas opiniões.
Precisamos parar de nos sentirmos feridos pelos pensamentos e atitudes diferentes dos nossos, pois assim, teremos mais paz, não só no trabalho, mas aonde quer que circulemos.
Não dê ouvidos a fofocas
Outro ponto fundamental que merece toda atenção, no sentido de ser eliminada, é a fofoca.
Acredito que não há combustível maior para um conflito do que boatos sem fundamento, cochichos e muito coisa e conversando e faça-os entender que alimentar fofoca, vai prejudicar o progresso da empresa e vai minar o ambiente harmônico que você deseja lhes oferecer, para desenvolverem um trabalho com prazer e satisfação.
Mostre-lhes que o ideal é deixar a fofoca de lado e não dar ouvidos a ela.
Diga que eles têm duas opções diante dos boatos: ouvir e simplesmente deixá-lo morrer ali mesmo, sem passá-lo para frente, ou não permitir que a pessoa fofoqueira tente espalhar uma notícia maldosa pela empresa, dizendo a ela que não tem interesse em saber sobre a situação.
O diálogo é o melhor caminho
Se a confusão já foi instalada, uma boa maneira de solucioná-la é através do diálogo, pois não existe gestão de conflitos, sem que as partes envolvidas se coloquem frente a frente e resolvam a situação como adultos, ou seja, conversando.
Primeiro, fale com cada um e entenda o que está acontecendo e depois seja o intermediador da conversa resolutiva entre eles, mostrando-lhes que, acima de tudo, eles estão é um ambiente profissional, e que é preciso que todos tenham maturidade para olhar no olho do outro e ser capaz de resolver os problemas existentes.
Respeito
Uma boa administração de conflitos tem como princípio fundamental o respeito e o não julgamento. O que isso quer dizer?
Que o melhor é aceitar as pessoas simplesmente como elas são; assim como é nosso dever não nos metermos ou nos importarmos tanto com as escolhas pessoais que cada um faz para si.
A partir do momento que entendemos isso, paramos de sofrer e, consequentemente, deixamos cada vez mais de lado os conflitos, que só nos afastam da possibilidade de sermos seres cada vez melhores nos ambientes em que vivemos.
No final das contas, como diz uma canção de um cantor – “Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”, ou seja, nenhum de nós tem o direito de julgar ninguém, pelo simples fato de não sabermos o que o outro vive ou passa em seu íntimo.
Nosso papel enquanto seres em evolução é apenas compreender, acolher e aceitar.
Ponto final.
Espero tê-lo ajudado no caminho para gerenciar da melhor maneira os conflitos dentro de sua empresa
Capítulo 4 Compreendendo O Emocional ?
Trata-se de saber reconhecer as próprias emoções e sentimentos no momento em que eles são acionados internamente.
Isso quer dizer que, quando você fica com raiva, triste, feliz ou chateado com algo ou alguém,
por exemplo, consegue entender os motivos que o levaram a acionar aquele sentimento, buscando não se julgar por alguma atitude que tenha ocorrido no momento em que estas emoções surgiram.
A importância disso para o empreendedor é que ele passa a sofrer menos, pois se conhece melhor, se aceita mais e se pune menos quando tiver de tomar decisões importantes para sua vida,
Controle Emocional
Compreender a melhor forma de lidar com os próprios sentimentos e emoções, canalizando-os e adequando-os a cada situação ou experiência que acontece na vida, é fundamental para um profissão de sucesso.
Isso porque você passa a entender como deve agir em determinadas situações, principalmente aquelas que lhe causarem mais estresse.
O controle emocional evita também que você perca tempo com alguma coisa ou com pessoas que consomem a sua energia e que despertam emoções negativas em você.
A partir do momento que você entende como deve se comportar e quais sentimentos acionar ao longo do dia, passa a viver, trabalhar e conduzir seu trabalho de forma ainda mais efetiva e evita descontroles e maus exemplos.
Automotivação
A habilidade de encontrar as emoções necessárias que o farão acordar todos os dias em busca do sonho de fazer o seu trabalho ter ainda mais sucesso, é o que podemos chamar de automotivação.
Quando você entende os sentimentos que precisa acionar para alcançar as metas e os objetivos propostos para que você e a sua empresa prosperem, você não descansa até conseguir, pois sabe exatamente os ganhos que vai obter em curto, médio e longo prazos.
A automotivação lhe faz lembrar constantemente que as suas conquistas, dependem mais de você do que de fatores externos.
Reconhecimento de emoções em outras pessoas
Quando você entende porque uma pessoa age de determinada forma ou de outra, você desenvolve formas e mecanismos para lidar com ela, aumentando também a empatia necessária para compreender seu universo.
Além disso, passa a aceitá-la, sem julgamentos, o que melhora ainda mais os relacionamentos interpessoais que você precisa desenvolver para ter um empreendimento bem-sucedido.
Habilidades em relacionamentos interpessoais
Saber se relacionar com as pessoas ao seu redor é uma das habilidades mais importantes para sua habilidade profissional de sucesso.
Mais do que técnica e conhecimento, você vai precisar compreender como cada um que cruza o seu caminho trabalha e funciona, para que, juntos, vocês alcancem os resultados positivos para a organização.
O trabalhador quem desenvolve neste sentido, trabalhando com a inteligência emocional com seus sócios, colaboradores, com os gestores que fazem parte da sua empresa, tem maiores chances de tornar o seu trabalho ainda mais competitivo.
Antigamente, um indivíduo para ter sucesso na vida, precisava desenvolver habilidades matemáticas, de raciocínio lógico, que lhe permitiam evoluir pessoal e profissionalmente.
Hoje, isso ainda é importante, porém, uma pessoa precisa desenvolver também o seu Quociente Emocional (QE), que nada mais é do que a sua capacidade de avaliar, compreender, controlar as suas emoções e as emoções das pessoas ao seu redor, melhorando assim seu relacionamento interpessoal e consigo mesma.
Isso fez com que a Inteligência Emocional no trabalho passasse a ser muito mais valorizada do que os conhecimentos técnicos e operacionais.
Devido a isso, ela passou a ser tão importante para o sucesso também de todo tipo de trabalhadores pois faz com que este tenha um diferencial a oferecer a seus, bem como seja ainda mais competitivo no mercado.
Sendo assim, é fundamental que, tanto você, quanto seus colaboradores invistam no desenvolvimento de determinadas habilidades emocionais, a fim de se tornarem indivíduos e profissionais mais bem-sucedidos.
O que você achou claro leitores do meu Conselhos Acredita que podem ajudá-lo a tornar ainda mais próspero?
Então continue todos os dias eu trago para você que Deus sempre esteja com todos nós amém
Capítulo 5 Como desenvolver seus funcionários?
agora é hora de saber o que você precisa fazer para transformar o trabalho dos seus funcionários no melhor Equipe ,
Vamos aprender aqui uma pergunta que vai te ajudar drasticamente a desenvolver seus colaboradores.
Uma pergunta que se você colocar em prática com disciplina, isso vai gerar um grande desenvolvimento de equipe, grande transformação dentro do seu time de funcionários.
Afinal, muitas vezes é o simples que faz a diferença.
Então, quando se quer desenvolver pessoas, as ferramentas mais poderosas têm custo absolutamente zero.
Tudo é uma questão de comunicação, questão de liderança, de linguagem.
É assim que o fiscal ou um chefe consegue desenvolver seus funcionários em colaboradores mais engajados: quando a empresa oferece oportunidades de crescimento.
A ideia principal dessa ação é manter os funcionários sentindo-se desafiados e motivados dentro de sua empresa.
Ter esse sentimento de desafios a frente é uma necessidade básica.
Ele mexe com nossa vontade de ser mais e assim, a gente vê que é uma oportunidade para se colocar tudo que se tem de melhor para cumprir aquilo.
A sensação de ter conquistado algo,
entregue algo, te traz um sentimento bom de autorrealização.
Esse sentimento não tem preço!
Quando se bate uma meta, se executa bem uma tarefa, quando a gente vê a própria empresa crescendo.
A autorrealização é um combustível muito forte, tão forte quanto o lucro que se recebe.
Mas para isso tudo acontecer, qual é a pergunta para desenvolver a sua equipe?
você sabe também que um profissional tem inúmeras situações para lidar no dia a dia do seu trabalho .
E por isso, é importante desenvolver os funcionários para que eles saibam resolver os problemas sozinhos,
deixando assim, que entenda que a união mais livre para sua Equipe da certo?
Então, a pergunta que deve ser feita sempre que um colaborador pergunta como resolver uma situação é: se você fosse eu, o que você faria?
Eu garanto que você vai se surpreender com as soluções e o sentimento que as pessoas têm!
Você vai desafiá-las!
Não significa que o funcionário vai fazer o que ele quer, afinal, você vai validar as ações no fim, mas esse é o momento de dar a oportunidade para a pessoa pensar por si só, de criar soluções e não só buscar respostas prontas.
Em alguns momentos é importante dar a direção, mas em outros momentos, você tem que estimular a equipe a ser mais independente.
Com certeza, com essa pergunta você fará toda a diferença no desenvolvimento de seus funcionários.
Quando mais desafiados, mais engajados estarão e você passará a ter mais que funcionários e sim colaboradores!
Aplique essa estratégia sempre que achar válido e transforme a sua empresa!
E aí, o que você achou ? Interessante? Desafiador?
Conte para gente tudo que passou na sua cabeça quando você lê esse livro do pastor Carlos um líder que já tomou conta de mas de 3 igrejas..
Capítulo 6 Aplicando a Gestão de Equipes ?
Você já ouviu falar sobre gestão de equipes
Esse conceito tem ganhado cada vez mais espaço no mundo como importante diferencial competitivo.
Muitos são os caminhos para alcançar desenvolvimento organizacional, mas há quem defenda que o ponto de partida esteja mesmo dentro de casa, mais precisamente,
no desempenho dos colaboradores. E eu sou um deles.
Sempre digo que os colaboradores são um dos principais parceiros mais importantes.
Eles que fazem a empresa funcionar!
Como no entanto, noto que um modo geral têm dificuldade em administrar seus recursos humanos.
Isso acontece principalmente porque grande parte dos líderes não sabe direcionar bem sua Equipe, mas não tem esse mesmo sucesso enquanto gestores de pessoas.
Alguns, inclusive, nem ao menos entendem a importância dessa ação.
Lidar com pessoas realmente é um desafio que exige preparo. A gestão de equipes é fundamental Ao aplicá-la em sua empresa, você garantirá a construção de uma equipe sintonizada, engajada e mais motivada.
E o melhor é que essa iniciativa está nas mãos de qualquer empresa
(principalmente os donos de pequenas e médias empresas): na proximidade com sua equipe! Sabe do que estou falando aqui? De liderança!
Liderança é gerar resultados. 95% das pessoas precisam de gerenciamento e é justamente por isso que existem diversos seguidores e poucos líderes. Os indivíduos costumam se perder no seu dia a dia, na sua rotina.
Quem organiza tudo isso? O líder!
Ele tem o papel de intervir, cobrar, estabelecer processos, ou seja, puxar e orientar a equipe rumo ao resultado, fomentar sua produtividade, desenvolvimento e alta performance.
Isso sem contar que diversos colaboradores pedem demissão não exatamente de sua empresa, mas de seus gestores.
Sem gestão de equipes adequada, a empresa sofre também com turnover, ou seja, a alta rotatividade.
Gestão de equipes: por onde começar?
Para aplicar a gestão de equipes na sua empresa, comece a investir em aperfeiçoamento da liderança. Liderar pessoas é extrair o máximo o potencial de cada uma para gerar resultados, além de criar um clima de inspiração na equipe para que todos possam participar e se responsabilizar.
Dessa forma, sobra tempo para se dedicar à expansão dos negócios e não somente às problemáticas do dia a dia.
Permita-se conhecer melhor as técnicas de liderança para gerir adequadamente o ativo humano de sua empresa e invista em treinamentos para seus gestores.
Para obter um bom trabalho em equipe se fazem necessárias competências fundamentais que podem ser desenvolvidas por meio de capacitações.
Destaco aqui as técnicas para motivar e gerar comprometimento em cada liderado e capacidade de ouvir e dar adequadamente.
Diante de um mercado globalizado e dinâmico como o atual, não podem se dar ao luxo de esperar que seus colaboradores se desenvolvam por conta própria.
A forma de se movimentar para garantir o preparo de cada membro de seu é por meio da gestão de equipes.
Você só tem a ganhar com isso, porque começa a contar com profissionais capacitados adaptados à sua cultura organizacional.
E existe arma mais poderosa do que essa para garantir a competitividade e colocar novas estratégias em ação?
Praticando a gestão de equipes
Os líderes, portanto, têm papel fundamental na gestão de equipes. Para colocá-la em prática, considero algumas atitudes muito importantes:
Lembrar que seus liderados são seres humanos
A rotina de trabalho faz com que muitos se esqueçam de que estão lidando com seres humanos.
Os líderes, que precisam cobrar resultados e demandas, ficam ainda mais sujeitos a cometer esse erro e tratar seus subordinados como máquinas.
Se souberem aplicar adequadamente a gestão de equipes, no entanto, procurarão compreender os problemas e motivações de cada membro de seu time para que possa ajudá-los sempre que for preciso, sem comprometer os resultados.
Deixar de ser o dono da verdade
Ainda existem muitos gestores que seguem a linha “mando e você obedece”. Não é como se comporta o líder que pratica corretamente a gestão de equipes. Ele deixa os subordinados à vontade para exporem sua opinião e as coloca em prática sempre que possível.
Saber delegar com confiança
Sem confiança não há trabalho em equipe. E para exercer a confiança, os líderes precisam saber delegar adequadamente as tarefas. Mais uma vez, conhecer cada membro de sua equipe é fundamental para distribuir as demandas com assertividade, além de explorar e desenvolver o potencial de cada um.
Fazer constantes
O não ficam de fora da gestão de equipes. Como já mencionei, essa ferramenta se faz extremamente necessária por permitir que o líder dê retornos objetivos aos seus liderados.
Isso é fundamental para aumentar a produtividade e melhorar seu desempenho individual e o trabalho em equipe.
Selecionar novos colaboradores dentro do perfil da equipe
A gestão de equipes também é importante no momento da contratação. Por conhecerem melhor o perfil de seu time, os líderes escolhem com mais assertividade os profissionais, que se adaptam mais rápido e com facilidade à equipe.
Descentralização: a chave do negócio
Outro grande desafio para que acaba prejudicando a gestão de equipes é centralização de tudo em suas mãos.
Não à toa, isso acontece em empresas de pequeno e médio porte. Seus donos acreditam que tudo precisa passar por sua aprovação, muitas vezes, somente como forma de demonstrar o quanto são imprescindíveis para o funcionamento de seu negócio.
Se você se identificou com esse perfil, melhor começar a rever suas atitudes.
A gestão centralizadora é totalmente contrária à gestão de equipes. Se você continuar fazendo as atividades rotineiras de sua empresa, quem será o responsável por avaliar o mercado, elaborar estratégias, trazer inovação?
Levar seu negócio a outro nível, este é o seu papel! Divida o restante das tarefas com outros líderes e colaboradores.
Invista na formação de gente boa, treine-as para se tornarem verdadeiras lideranças e confie nelas para tocar o seu projeto.
Elas, por sua vez, acreditarão em outros colaboradores para que dê em o máximo de contribuição.
Somente trabalhando em equipe que a empresa conseguirá alcançar resultados extraordinários.
Capítulo 7 Participativa – Integrando toda a sua equipe?
Você sabe se sua equipe está integrada?
Há algum tipo de frustração constante entre Eles Existe falta de motivação, interesse e ânimo para alcançar as metas e objetivos da empresa?
Se a resposta for sim, há algum tipo de erro na gestão da sua equipe. Dentre tantos motivos que podem ocasionar esse problema, o excesso de tarefas, má remuneração, falta de reconhecimento, existe um maior: a falta do sentimento de pertencimento.
Uma das maiores frustrações dos colaboradores é não se sentir parte da empresa. É não se sentir importante nos processos e resultados.
Isso acontece quando há falta de autonomia, reconhecimento e poder de decisão.
Os funcionários só obedecem às ordens, porém não são questionados ou levados em consideração para tomar nenhuma decisão ou não têm abertura para dar sugestões e apresentar ideias.
Por conta dessa realidade, a gestão participativa tem se tornado cada vez mais comum, porque é uma prática muito importante para integrar toda a equipe e fazer nascer o sentimento de pertencimento.
O que é gestão participativa?
Como o próprio nome já faz entender, a gestão participativa é quando todos participam. O papel do líder é mantido, ele continua exercendo a função de gerir, porém, nesse modelo, a equipe passa a ser integrada ao processo também nas decisões e não só na execução, como antigamente.
Há abertura para que possíveis ideias, soluções e sugestões sejam apresentadas e, avaliadas e colocadas em prática.
Há interesse por parte do gestor em questionar a equipe sobre o que eles consideram interessante fazer para aquele , projeto, tarefa.
Na gestão participativa, os colaboradores são fundamentais na tomada de decisão.
Nem sempre a decisão do gestor é a mais adequada. Por isso, com certeza, a equipe que teve mais contato com determinado projeto deve ser consultada para que o gestor tome a melhor decisão final.
Quais os benefícios de adotar uma gestão participativa?
A empresa que decidir adotar uma gestão participativa tem a garantia de muitos benefícios. Em primeiro lugar, funcionários que se sentem parte da empresa, importantes para o negócio, trabalham mais motivados, o que interfere, positivamente, na maneira como eles se dedicam ao alcance efetivo das metas e objetivos.
Integrando toda a sua equipe, você vai perceber que, com a gestão participativa, boas ideias podem surgir o tempo todo e isso contribui para o crescimento da empresa, seja para conquistar colaboradores mais produtivos, para impulsionar o negócio, para gerar mais lucratividade, criatividade e dinamismo nos processos ou comprometimento para entregar projetos melhores.
Outro grande benefício, é que a gestão participativa contribui fortemente para a retenção de talentos. Quando eles começam a se sentir parte da empresa, não há motivos para deixá-la. E a razão é simples – quando toda a equipe está unida pelo mesmo objetivo, fica muito mais fácil de alcançá-lo. Não é mesmo?
Como colocar a gestão participativa em prática?
Para aderir à gestão participativa e colocá-la em prática na sua empresa não vai ser difícil.
Você só precisa adotar atitudes diferentes para lidar com os colaboradores e conseguir integrar toda a sua equipe.
Para te ajudar nessa tarefa, separei alguns tópicos que você deve ter atenção. Olha só!
Atitudes do gestor
As atitudes do gestor são as primeiras características que devem ter atenção.
Tudo vai girar em torno delas e as coisas só vão começar a mudar quando elas também mudarem. Sendo assim, o comportamento do líder deve transmitir aquilo que ele espera da equipe.
Não dá para ser – autoritário; impositivo e viver mandando e desmandando.
Na verdade, o gestor precisa estimular a equipe, valorizá-la de forma que envolva seus profissionais, comunique-se com clareza e esteja aberto a receber sugestões.
Conhecer os colaboradores é, também, essencial para transformar suas relações e impulsionar suas ações conjuntas e individuais.
Hierarquia
Por quantos “chefes” a equipe precisa passar para dar uma sugestão?
A quantos líderes ela precisa dar satisfação do seu trabalho?
Às vezes, o excesso de hierarquias pode atrapalhar a implantação de uma gestão participativa.
Se esse for o caso, é preciso reaver as estruturas de cargos dentro as empresa para que haja menos concentração de poder e mais união, integração e envolvimento.
Resultados
A melhor forma de adotar uma gestão participativa e, ainda, avaliar se ela está sendo bem feito dentro da empresa é, sem dúvidas, avaliando os resultados.
O caminho que deve ser seguido estará descrito em sua mensuração e relatório de resultados. Tenha em mente que esse processo deve ser feito constantemente.
Afinal, só assim é possível avaliar se você e a equipe estão alcançando os objetivos esperados.
Viu só?!
A estrutura da empresa, o comportamento dos gestores e tantos outros fatores podem ser os motivos pelos quais sua equipe ainda não está integrada.
Se você sente que esse é o caso da sua empresa, não perca mais tempo!
Agora que você já sabe o que é, quais são os benefícios e como implantar, está na hora de adotar uma gestão participativa.
Capítulo 8 Dicas para manter a motivação no trabalho?
Provavelmente, todos os dias seu despertador toca às 6h da manhã, você vai para o trabalho e cumpre suas atividades diárias.
A rotina começa a ficar monótona e você fica entediado por ter que fazer a mesma coisa todos os dias.
E a sua motivação no trabalho some.
É chato não é?
Mas não precisar ser. Se você buscar no lugar certo a motivação e aprender a ver com bons olhos o trabalho que exerce, não só terá mais produtividade como também viverá de forma mais leve.
Então, como fazer para ter motivação no trabalho?
Pensando no bem estar, escolhi 5 dentre tantas dicas, para que você possa terminar seus dias de maneira mais feliz e mais satisfeito com tudo o que realiza.
Aprenda a gostar do que faz
Passamos a maior parte do tempo trabalhando e por isso é muito importante ter prazer naquilo que fazemos.
O problema é que boa parte das pessoas não tem a oportunidade de escolher no que trabalhar, pois existem contas e contas para apagar, aceitando assim qualquer oportunidade de emprego.
Se você se encontra nessa situação, busque algo na sua função que você goste e procure focar nisso. Sê você é um varredor de ruas, deve querer ser o melhor varredor de ruas do mundo”. Quando realmente procuramos fazer o nosso melhor não importando a função que exercemos, passamos a ver nosso trabalho com bons olhos e encontramos satisfação nisso.
Evite comparações
Seu colega de trabalho recebeu uma promoção primeiro que você ou aparentemente tem um rendimento melhor?
Releve e não se importe! Você está ali para fazer o seu trabalho e dando seu melhor o reconhecimento virá mais cedo ou mais tarde. Ninguém é igual, portanto trabalhe suas habilidades e concentre-se em seu trabalho. Tenho certeza de que trabalhará muito mais relaxado e focado.
Cuide da sua saúde
A falta de motivação pode estar ligada à falta de energia. Muitas vezes o funcionário está cansado, com fome ou com alguma dor, refletindo uma total desmotivação.
Para extinguir isso é necessário, primeiramente, ter uma boa noite de sono, de no mínimo 6 horas bem dormidas por noite.
Ao fazer isso você já sentirá mais disposição no dia seguinte.
Um segundo passo é cuidar da alimentação, balanceando e tentando manter um cardápio saudável.
Lembre-se também de se hidratar.
Tomar água é muito importante!
Com essas 3 medidas, você sentirá o corpo menos cansado, sentirá menos dores e terá mais disposição, pois estará com uma boa saúde física.
Comemore as conquistas
É bastante satisfatório alcançar os objetivos e quando vemos nossas metas serem atingidas, sentimo-nos mais determinados, com vontade de alcançar mais e mais.
Por isso, não deixe suas conquistas passarem em branco. Comemore-as!
Você terá a sensação de dever cumprido e terá mais motivação pra atingir a próxima meta.
Seja simpático
O ambiente de trabalho pode influenciar diretamente no seu humor.
Por isso, seja educado e cortês com seus colegas de trabalhando, criando assim uma atmosfera de parceria.
Ao você se relacionar bem com quem trabalha ao seu lado, tanto você como os outros, se sentirão mais à vontade e bem-vindos no ambiente.
Um sorriso pode mudar seu dia de trabalho.
Após refletir sobre essas 5 dicas, saia da teoria e parta pra prática.
Tenho certeza de que com esses passos simples você saberá como se manter motivado para chegar ao fim de cada dia e quando seu despertador tocar amanhã às 6h você estará disposto para mais um dia.
Capítulo 9 Brincadeiras no ambiente de trabalho atrapalham?
Não quero ser chato e dizer aqui que você não deve, de maneira alguma, fazer uma brincadeira ou outra com seus colegas de trabalho.
O que quero dizer e alertar é que é fundamental que se tenha respeito e que tais brincadeiras não sejam exageradas.
Caso contrário, elas podem causar um constrangimento desnecessário a todos que estão participando da “zoação”, pois, em algum momento, alguém não vai gostar e vai perder a paciência.
Entenda um pouco mais como as brincadeiras em excesso podem atrapalhar o dia a dia em sua empresa eduque seus colaboradores, para evitar que eles acabem exagerando tipo de pessoas brincalhão que vai acabar Atrapalham e muito, pois todos nós precisamos ter limites e saber quais são os limites das pessoas ao nosso redor, já que não é todo mundo que tem o perfil brincalhão, nem dentro e nem fora do ambiente de trabalho.
Sendo assim, nestes casos, ter uma boa postura profissional é fundamental para não ofender ninguém.
Brincadeiras têm limite e a paciência das pessoas também!
Para que possamos desenvolver as nossas atividades profissionais com excelência, é essencial que a convivência com nossos colegas de trabalho seja harmônica, que o clima seja alegre e motivador, pois quando isso não acontece, a nossa produtividade e entrega à empresa são afetadas consideravelmente.
É por isso que ter bom senso e saber medir a dose certa de brincadeiras que você pode fazer com as outras pessoas, vai evitar diversas dores de cabeça, não só para você, mas para todos que desejam trabalhar da melhor maneira possível e entregar os resultados que a empresa busca.
Para isso, é necessário entender que todos os dias nós estamos diante do mais diversos tipos de pessoas, que têm pensamentos diferentes, comportamentos, atitudes e formas distintas de enxergar o mundo ao seu redor.
Sendo assim, a brincadeira que você faz com o seu colega do lado e ele aceita, pode não ser bem recebida pelo colaborador de outro departamento, que você mal conversa no dia a dia.
Fique atento!
Neste, e em muitos outros casos, ter noção, para não desrespeitar ninguém e não se prejudicar profissionalmente é fundamental em todos os ambientes de trabalho, de qualquer tipo de empresa.
De que forma as brincadeiras atrapalham?
Até aqui já conseguimos entender que brincadeiras no trabalho, quando feitas em excesso, ao invés de trazerem alegria, podem impactar negativamente no clima organizacional e nas relações interpessoais também.
Por isso, trago para você alguns exemplos de como elas podem atrapalhar a convivência em harmonia de todos, confira:
Gera desconforto no ambiente de trabalho
Se você é daqueles que fica pegando demais no pé dos seus colegas e não entende que para tudo tem uma hora, inclusive para brincar, tenha certeza que em algum momento alguém vai perder a paciência com você e o conflito vai ser inevitável.
Em situações como estas, para evitá-las, é necessário que você entenda que, no caso de uma briga, o desconforto vai ser geral e não vai atingir só a você e à pessoa que não aceitou a brincadeira.
Por isso, faça uma autoanálise e verifique se você não está exagerando demais.
Se estiver, pare agora e mude a sua postura, para não se prejudicar e não prejudicar a mais ninguém.
Impacta na produtividade
Quando estamos em algum lugar em que não nos sentimos confortáveis, a tendência é que o nosso desempenho seja altamente prejudicado. No ambiente de trabalho não é diferente, já que, a partir do momento em que o desconforto foi instaurado, por conta de brincadeiras em excesso, as pessoas passam a ser impactadas pelo clima e, consequentemente, não conseguem desenvolver suas atividades a contento.
Sendo assim, saber qual é a dose certa e a hora de parar é fundamental para que tudo continue correndo da melhor maneira possível e os resultados sejam alcançados.
Pode deixar o colega doente
Hoje em dia, vivemos em uma sociedade em que “a zoeira não tem limites”, e por isso, muitas pessoas acabam acreditando que podem ficar zombando eternamente quem quer que seja com a desculpa de que tudo não passa ou não passou de uma inocente brincadeira.
O problema é quando a “zoeira” passa dos limites e se transforma em mobbing, que o bullying no trabalho entre adultos, causando algo que vai muito mais além do que um “mero” desconforto no ambiente organizacional.
Assim como nas escolas, este assédio pode acontecer nas empresas também e pode prejudicar a saúde de muitas pessoas que não sabem ou não conseguem lidar com as constantes “brincadeiras” sem limite dos colegas.
Muitos passam a ficar desmotivados e perdem o interesse pelas coisas ao seu redor, sem saber o porquê.
E, conforme o tempo passa, podem acabar desenvolvendo doenças como ansiedade e depressão.
É por isso que, respeitar a forma como cada um age e se comporta, faz com que tenhamos uma convivência harmoniosa, não só no ambiente de trabalho, mas também fora dele.
E se você perceber que seus colegas estão exagerando, não hesite em contribuir com um feedback para que eles entendam que tudo tem um limite e que brincadeiras em excesso realmente atrapalham o bom andamento do trabalho e dos resultados nas empresas.
Caso isso não surta nenhum efeito, comunique ao seu gestor ou ao departamento de Gestão de Pessoas, para que possam tomar as devidas providências.
Com certeza, isso vai ajudar a melhora a qualidade das relações no trabalho e conferir o limite certo ao que já passou dos limites.
No futuro, seus colegas fanfarrões vão lhe agradecer.
E você já sofreu com algum tipo de brincadeirinha de mau gosto em seu trabalho?
E em sua empresa a meio coisa ser afasta desse tipo de pessoas que não te respeita....
Conclusão
Porém, é muito importante que o trabalhador olhe com cuidado para os problemas de sua empresa
Faço este alerta porque quando um problema é resolvido e mais dois aparecem, algo deve estar errado em sua empresa.
Isso geralmente acontece, porque a maioria dos trabalhadores resolve ou dá foco aos sintomas, “apagam o incêndio”, mas não buscam eliminar a causa real daquele problema.
Num primeiro momento, resolva chamar para profissional estivesse ali para ajudar.
Porém, aconteceu de que, em alguns momentos de folga ou atestado, essa atendente reserva estava ausente e, daí, o problema continuava Essa foi somente uma solução remediativa.
Buscando o porquê do por que, assim você chega à “causa raiz”.
Eliminar a causa raiz é o que, de fato, vai fazer você eliminar os problemas. De outra forma, o trabalhado só está “apagando” os sintomas. Quanto mais sua empresa cresce, mais problemas aparecem e mais causas raiz você terá que procurar.
O seu trabalho é prestar atenção no seu negócio, você precisa de Habilidade E um desses cuidados, é quando se identifica a raiz de algum de seus problemas. Isso faz com que ele não se repita e, consequentemente, seja eliminado por completo.
Novos problemas vão aparecer, mas esses serão novos desafios, não recorrentes.
para transformar sua empresa no local onde seus funcionários querem crescer.
É preciso identificar, agir e resolver aquilo que não está funcionando para que sua organização promova mais qualidade de vida aos seus colaboradores e lucro aos seus investidores.
EDITORA GLOBAL DO BRASIL ASSEMBLÉIA DE DEUS
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