sábado, 11 de fevereiro de 2023

CAMINHE LADO A LADO COM SEU IRMÃO.

 


Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.” (Mateus 5:23-24).

Uma coisa que precisamos atentar com atenção, é como Jesus disse: "...e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti...". Jesus não disse para irmos nos reconciliar com nosso irmão se tivermos alguma coisa contra ele, mas se soubermos que ele tem alguma coisa contra nós. Quando fazemos o agravo, achamos que estamos certos e julgamos o irmão. Quando sofremos o agravo, achamos que o irmão é que está errado. Caso ele queira se desculpar, então perdoamos, mas não é assim que Jesus nos ensina.

A reconciliação nunca é feita por quem fez o agravo, mas por quem sofreu o agravo. Quando fazemos alguma coisa ao irmão, a justiça seria ir lá e pedir perdão. Caso façamos isto, não temos galardão algum, foi feito somente a justiça. Mas se ao contrário sofrermos o agravo, e buscarmos com o outro a reconciliação, isto é amor; é buscar o proveito do outro e não o seu próprio: "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta" I Coríntios 13.4-7.
 
Com Jesus também foi assim. Quem fez o agravo? Fomos nós, os homens. Quem teria que se arrepender e buscar a reconciliação? Nós, os pecadores. Mas quem nos buscou e promoveu a reconciliação? Foi o Pai através de Jesus: "E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação" II Coríntios 5.18-19.
 
Isto é verdadeiramente a expressão do amor, porque a justiça seria os pecadores buscarem o perdão e a reconciliação com Deus, mas não há quem O busque. Então Jesus veio cheio de amor, e se entregou por nós. Ele deu a sua vida por nós. Entre os irmãos também deve ser assim: "Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos" I João 3.16.
Se Cristo é a nossa vida, então Ele mesmo irá buscar essa reconciliação com os irmãos. Ele mesmo irá manifestar esse amor que é um fruto do Espírito em nós. Todo aquele que está nEle também dará bom fruto, e irá andar como Ele andou; caso contrário é um mentiroso, e ainda está em trevas: "Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas. Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo. Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos"  I João 2.9-11; é um homicida: "Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.
 

Ninguém pode dizer que ama a Deus se odeia a seu irmão; isto é uma mentira: "Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão" I João 4.20-21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APOSTILA A MINHA ESPOSA NÃO ME AMA MAIS

  INTRODUÇÃO 1 CAPÍTULO QUANDO A ESPOSA NÃO PROCURA MAIS O MARIDO... CAPÍTULO 2 AS 10 OPÇÃO PORQUE A ESPOSA NÃO PROCURA MAIS O MARIDO....