Todos tropeçamos de muitas maneiras.
Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo. Tiago 3:2.
O dom de línguas é um fenômeno bastante normal para quem estar envolvida no pentecoste. As pessoas que têm contato com este tipo de Dom pela primeira vez podem sentir-se diferente, já que algo como a glossolalia parece estranho para eles. Paulo advertiu os Coríntios que isto poderia acontecer. Este dom é bastante comum em grupos de oração pentecostal. Seu uso mais freqüente acontece quando todos estão adorando a Deus juntos. As pessoas oram simultaneamente em suas próprias palavras, em línguas e em canções. Pode-se dizer que a glorificação zelosa ao Senhor foi renovada na Igreja.
O dom de línguas é também como uma espécie de “quebra-gelo” em nosso contato pessoal com o Senhor, o que pode ser difícil quando uma pessoa está focada em si mesma e em seus problemas. Atitudes que tem revelado outro dom de língua no meio da igreja hoje, o dom de língua da carne que costumo chamar de fofoca. Assunto que deve ser tratado com bastante cuidado.
Talves o fato da Bíblia não proíbe que façamos comentários e analisemos questões que envolvem outras pessoas. Muitas vezes teremos de fazer isso em nossa família, trabalho, estudos, igreja, entre outros, a fim de nos posicionarmos sobre questões que envolvem outras pessoas. Entretanto, devemos ser sábios para não sermos propagadores de mentiras e acréscimos sobre fatos que envolvem outros.
Para começar vejamos as definições para fofoca:
Notícia anônima que corre publicamente sem confirmação. Informações passadas em segredo e astuciosamente, com o fim de malquistar, intrigar ou enredar.
Notícia anônima que corre publicamente sem confirmação. Informações passadas em segredo e astuciosamente, com o fim de malquistar, intrigar ou enredar.
Segundo o dicionário online Priberam, significa: “Fato ou coisa contada em segredo, sem conhecimento do(s) visado(s) ou sem conhecimento real ou efetivo”.
Em outras palavras, é falar da vida dos outros de uma forma negativa, revelar segredos das pessoas, de forma a propagar esses segredos de uma forma prejudicial e pelas costas; segredos e informações que nem sempre são verdadeiras e completamente reais.
Podemos afirmar com certeza que a Fofoca, Boatos e Mexericos é fruto do Dom de Língua da carne, a prória sabedoria diz que a fofoca é um dos males que tem alto poder para destruir relações. Quase sempre vem de pessoas ligadas aos envolvidos, formulada com desonestidade e covardia e sem chances de defesa. como está escrito: O fofoqueiro trai a confiança de quem quer que seja. Provérbios 11:13.
Estamos vivendo num mundo de decadência moral e espiritual, momentos que a bíblia me orienta para não desesperar porque faz parte da nossa caminhada, tudo é cumprimento da palavra, pois antes que Ele viesse outra vez para levar a sua igreja tudo isso iria acontecer. Então estamos vendo pais contra filhos, filhos contra pais, nunca se falou tanto da homossexualidade, nunca se falou tanto da prostituição. Todas as coisas são os sinais de que Deus está preste a autorizar seu filho Jesus para levar a igreja pro céu. Tudo no mundo é mau interpretado, tudo que se faz é visto com maus olhos, isso porque a decadência moral chegou e está por todos os lados. Entre a destruição social humana decadente a pior que existe podemos dizer que é a fofoca. Costumo dizer que na igreja ninguém está seguro, são falsos padres fofoqueiros, são pastores fofoqueiros, são fofoqueiros de todos os jeitos, porque todos estes estão contaminados com o dom de língua da carne que é a fofoca. Assim sendo, os irmãos devem ter muito cuidados em revelar seus segredos e evitar certas pessoas da igreja. Como está escrito:
Quem vive contando casos sigilosos não sabe guardar segredos; portanto, evita a companhia de quem fala demais. Provérbios 20:19.
Sabe o que pior na fofoca? Quanto mais tentar se defender mais você está errado, sabe o que ainda pior? A igreja ter que reunir o ministério de obreiros para tratar o caso como se fosse verdade, ou seja, a igreja tem se transformado em verdadeiros tribunais onde os réus tem que provar que estão dizendo mentiras sabe, e o pior ainda é quando você resolve levar a justiça daí você é o crente rebelde, aquele que não tem Deus no coração, daí você é que é o crente da confusão. Acha que não pode piorar? Pode sim, que tal a calunia?
Calúnia - Falsa imputação a alguém de um fato definido como crime. Mentira, falsidade, invenção. Meu Senhor! Infelizmente esta prática é relativamente comum dentro do arraial evangélico, frutificando a desarmonia e uma série de conseqüência, através das quais o corpo é enfraquecido e o inimigo exaltado. Povo de Deus! É tempo de estarem vivendo em Espírito, e não permitam que as más ações encontrem terreno propício e finque raízes. Se tens alguma queixa contra outrem, seja espiritual e procure a pessoa, numa conversa franca e ungida resolva as pendências. Não permita que o diabo use da ocasião para afastá-lo da comunhão com o Eterno.
FOFOCA, BOATOS E MEXERICOS
Talves muitos que põem o dom de língua da carne em pratica, porque, a palavra fofoca não aparece na Bíblia. No entanto, vários sinônimos dela aparecem. Por exemplo, em Levítico 19:16 a Bíblia nos orienta: “Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não atentarás contra a vida do teu próximo. Eu sou o SENHOR”. Observe que o “mexerico” ou a “fofoca” é apontada aqui como algo que atenta contra a vida do próximo, daí a ordem de não sermos mexeriqueiros. A Bíblia também fala do maldizente (Provérbios 18:8) e do difamador (Provérbios 16:28). Todas essas palavras apontam para a fofoca.Além disso, observamos em diversos textos, sérias advertências a respeito de espalhar fofocas das pessoas. Em Provérbios 6:16 e 19 Deus diz que abomina tal ato: “Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina… testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos”. Isso demonstra claramente o que a Bíblia ensina sobre a fofoca, ou seja, a Bíblia sempre a relaciona como algo mau, como um comportamento não aceitável.
E ainda devemos ter grande cuidado de não sermos propagadores de fatos, ainda que verdadeiros, mas que não edificam. Nossa postura deve ser sempre a de preservar a honra do próximo e de barrar quaisquer informações que não contribuam com a edificação. Jesus mandou julgarmos as coisas baseados na reta justiça: “Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça” (João 7:24). Isso significa que não devemos fazer com o próximo aquilo que não gostaríamos que fosse feito conosco. Devemos ser corretos e íntegros e para sermos assim a fofoca não deve ter lugar em nossa vida.
Os perigos da fofoca
O texto de Tiago 3:6 nos mostra o quanto a língua é perigosa: “Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno”. Esse é um texto forte que mostra que uma língua controlada pelo desejo da fofoca, da maledicência e de outros pecados da língua, tem grande poder de destruição não só da própria pessoa, mas também de outros.
O servo de Deus é incentivado na Bíblia a controlar seus lábios, a resistir ao desejo de fofocar da vida dos outros. Antes, ele é incentivado a usar as palavras para abençoar: “No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente” (Provérbios 10:19). Isso mostra que se falamos muito e sem pensar, corremos o risco de pecarmos muito mais. O que a Bíblia ensina sobre fofoca? Este texto resume muito bem: “O mexeriqueiro, isto é o fofoqueiro, descobre o segredo, mas o fiel de espírito o encobre”. Provérbios 11:13.
O ato de difamar, lamentavelmente, é visível entre os crentes. A satisfação de muitos é observar a vida alheia e destacar os erros, é prazeroso para estes falar da vida do próximo. Falam do pastor, dos presbíteros, diáconos, dos irmãos mais simples, bem como, dos que são afortunados; falam também dos políticos, do patrão e muitos mais. Enfim, tudo é motivo para apontar e falar. Estes semeiam a discórdia entre irmãos e são dignos de condenação eterna.
Irmão tens queixa contra o pastor? Converse com ele, em muitos casos o problema está numa má interpretação de alguma ação; haja assim para com todos os irmãos. Pastores amados, não use o púlpito para tocar numa vida, se tens alguma queixa, sente-se com ela e converse como espirituais que devem ser.
2Tm 3.1-5 “Nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.”
Tg 4.11 “Meus irmãos, não falem mal uns dos outros.”1Pe 2.1 “Portanto, abandonem tudo o que é mau, toda mentira, fingimento, inveja e críticas injustas.”
Sl 101.5 “Destruirei aqueles que falam mal dos outros pelas costas…”
Pv 16:28 “O homem… difamador separa os maiores amigos.”
Mentira (Afirmar coisa que sabe ser contrária à verdade)
O velho pecado da mentira está muito atuante entre os aqueles que se professam crentes em Deus. O diabo tem plantado a idéia que é muito mais fácil falar inverdades, a fazer uso da palavra reta. A sociedade atual tem a mentira como uma necessidade no dia-a-dia, nós como servos jamais devemos compactuar com esta visão distorcida implantada pelo diabo. Nossa palavra deve ser sempre verdadeira, esta condição se aplica em todos os aspectos da vida; seja profissional, pessoal e ou religioso. Há um conceito errôneo que a mentira tem tamanho, mas, para o povo de Deus seja qual for o tamanho, constitui-se em pecado, passível, portanto de condenação.
As advertências deixadas por Deus na Bíblia quanto a este pecado são claríssimas, portanto, injustificável o seu uso, veja:
Sl 34.13 “Então procurem não dizer coisas más e não contem mentiras.”
Sl 52:3 “Amas o mal antes que o bem; preferes mentir a falar retamente.”
Pv 14:5 “A testemunha verdadeira não mente, mas a falsa se desboca em mentiras.”
João 8:44 “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.”
Ef 4:25 “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros.”
1Pe 3.10 “Como dizem as Escrituras Sagradas: “Quem quiser gozar a vida e ter dias felizes não fale coisas más e não conte mentiras.”
Irmãos amados a finalidade desta mensagem não é acusar e tão pouco julgar, sim, um instrumento usado pelo Espírito Santo para falar a muitos corações que por inobservância dos preceitos bíblicos se deixa levar pelas coisas aparentes desta vida. Afinal, fomos resgatados das trevas para a luz, a fim de sermos servos puros e santos.
1Jo 3:8 “Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.”
Fofoca / Mexerico (intriga, bisbilhotice).
Quão lamentável, mas este mal está dentro das igrejas, numa freqüência muito maior do que imaginamos. É o “disse que me disse”, que tem levados muitos a servirem aos propósitos maléficos, verdadeiros instrumentos do diabo. Queridos irmãos, vigie o vosso falar, para que não incorram no erro e sejam considerados por todos como fofoqueiros e indignos de confiança. Não fale mal dos irmãos e ou dos líderes. Esta prática é condenada pelo Senhor em Sua palavra, veja os textos abaixo.
Lv 19:16 “Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo teu próximo. Eu sou o SENHOR.”
Pv 11:13 “O mexeriqueiro descobre o segredo, mas o fiel de espírito o encobre.”
Pv 20:19 “O mexeriqueiro revela o segredo; portanto, não te metas com quem muito abre os lábios.”
1 Tm 6:20 “E tu… evitando os falatórios inúteis…”
2 Tm 2:16 “Evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior…”
Tg 1.26 “Alguém está pensando que é religioso? Se não souber controlar a língua, a sua religião não vale nada, e ele está enganando a si mesmo.”
Calúnia (Falsa imputação (a alguém) de um fato definido como crime. Mentira, falsidade, invenção.)
Meu Senhor! Infelizmente esta prática é relativamente comum dentro do arraial, frutificando a desarmonia e uma série de conseqüência, através das quais o corpo é enfraquecido e o inimigo exaltado. Povo de Deus é tempo de estarem vivendo em Espírito, e não permitam que as más ações encontrem terreno propício e finque raízes. Se tens alguma queixa contra outrem, seja espiritual e procure a pessoa, numa conversa franca e ungida resolva as pendências. Não permita que o diabo use da ocasião para afastá-lo da comunhão com o Eterno.
2Tm 3.1-3 “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas… desafeiçoados… caluniadores…”
Tt 3. 2 “Aconselhe que não falem mal de ninguém, mas que sejam calmos e pacíficos e tratem todos com educação.”
Sl 50. 20 “Estão sempre acusando os seus irmãos e espalhando calúnias a respeito deles.
então mantenha-se ocupado pelo Senhor e com uma atitude positiva.
Provérbios 14:23 Em todo trabalho há proveito, mas meras palavras só conduzem à pobreza.
2 Tessalonicenses 3:11 Ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes intrometendo-se na vida alheia. 1Pe 4:15.
1 Timóteo 5:13 Além do mais, aprendem também a ser ociosas, andando de casa em casa; e não somente ociosas, mas também faladeiras e intrigantes, falando o que não devem.
Efésios 4:29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, conforme a necessidade, para que beneficie aos que a ouvem.
Filipenses 4:8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário