O Cristão no Trabalho
Hoje vamos falar sobre como é ser cristão no trabalho, algo que é tão difícil para algumas pessoas.
Às vezes somos ótimos cristãos na igreja, mas erramos muito quando tentamos ser cristãos no trabalho.
Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens” (Colossenses 3:23)
“Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?” (Mateus 6:30)
Se você esté lendo faça o teu meio para Deus porque vocês foi chamado para fazer a diferença no seu grupo de pessoas no seu trabalho?
A postura do funcionário cristão diante de situações boas ou difíceis no ambiente de trabalho é observada por todas as pessoas.
O que fazemos é exemplo para o bem e para o mal.
Ao levar em conta que, geralmente, passamos mais tempo no ambiente profissional do que em casa ou em outro lugar, vale refletir sobre que tipo de imagem deixamos transparecer no ambiente de trabalho.
A Bíblia diz: “Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus” (1Co 10.31)
qualquer tempo e situação.
E muitos crentes tomaram para si a responsabilidade de refletir o Reino de Deus no ambiente profissional e têm feito a diferença na vida de muitas pessoas
A missão
O Reino de Deus não está restrito às paredes de um templo, está dentro de cada um de nós (Lc 17.21).
A Igreja não pode esquecer que é embaixadora da parte de Cristo na Terra (II Co 5.20).
“Somos a boca de Deus para esta geração. Se nós que conhecemos o amor de Deus não falarmos dEle, quem falará?”,
lidar com pessoas de religiões diferentes no ambiente de trabalho não é fácil mas nós cristão devemos falar de Jesus no trabalho
Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.
Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.
Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.
Você, porém, seja sóbrio em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério. 2 Timóteo 4:2-5
Não adianta pregar, não usar palavras de baixo calão,dizer que é crente e não possuir a reputação de ser um bom funcionário.
Além disso, é preciso propagar a sua fé respeitando as pessoas, sem colocar-se acima dos outros.”
o crente deve ser equilibrado em sua maneira de falar do Evangelho.
Jesus disse: “Vós sois o sal da terra” e “Vós sois a luz do mundo” (Mateus 5:13,14).
O ensino bíblico de que os seguidores de Cristo são sal da terra e luz do mundo significa que os cristãos são agentes que promovem a verdade do reino de Deus neste mundo.
“Pregar não é a mesma coisa do que impor as nossas crenças.
Não podemos negociar os nossos princípios, mas devemos respeitar o próximo, pois amor e respeito andam lado a lado.”
Essa realidade em seu local de trabalho afirma que se a pessoa mostra boa vontade em ouvir, convém discorrer sobre o plano de salvação.
“Mas se há alguma resistência, o crente deve ter sabedoria no trato e nas palavras. O mínimo descuido pode prejudicar o relacionamento.”
Nosso testemunho evangeliza todos os dias. Somos observados e a forma como nos diferenciamos mostra o amor de Cristo, servindo como atrativo para novas oportunidades de conversão.
- Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens. (Efésios 6:7)
- Como deve ser o comportamento cristão no trabalho?
- O cristão pode trabalhar em qualquer área e seguir qualquer carreira?
- Ele deve falar de Jesus para todos onde trabalha?
A bíblia ensina que o cristão deve ser um excelente profissional. Pois ele trabalha de boa vontade para Jesus e não para os homens.
Porque ainda que seu patrão seja muito bom, nem sempre ele merece que o funcionário faça mais por ele e pela empresa.
Por isso, se o cristão for trabalhar conforme o merecimento do patrão, ou conforme o merecimento da empresa, ou ainda conforme o merecimento das leis trabalhistas…
Ele acabará pecando, fazendo um mau trabalho ou não trabalhando e quebrando outros princípios da palavra de Deus, cometendo pecados como mentira e preguiça. (Ex 20:16. Mt 5:37. Pv 21:25. 15:19).
Mas trabalhando de boa vontade, sabendo que o Senhor Jesus esta lhe vendo e avaliando,
então sim, o cristão fará sempre um bom trabalho e trará resultados além do esperado. (Ef 6:8).
Porque ele sabe que é Jesus quem vai lhe recompensar pelas horas extras trabalhadas e não pagas, pelas humilhações, calúnias e quaisquer outros problemas (Ef 6:8. Sl 103:6. 1Sm 24:12). Assim como o cristão sabe que as riquezas vem de Deus. (Ec 5:19).
Portanto é Deus que abençoa empresas e empresários para que eles possam empregar aos servos do Senhor e assim Deus é quem sustenta você. (Os 2:8. Sl 104:27).
A postura de um servo de Deus é a de não ser pesado a ninguém. (2Ts 3:8,10).
Como também é a de ser obediente e fiel para com a empresa onde trabalha. (Ef 6:5).
E ainda, obedecer a Deus sempre que os homens passam dos limites. (At 5:29. 1Sm 15:22). O cristão pode trabalhar em diversas áreas profissionais.
Mesmo aquelas que possuem riscos como polícia civil ou militar.
Porém, algumas áreas de trabalho não são adequadas ao cristão, devido ferirem os princípios bíblicos. Exemplo;
- Qualquer função em Moteis
- Funções em barzinhos, boates, etc.
- Funções ilegais perante a lei
Certamente, o cristão irá discernir se aquela área de atuação irá lhe forçar a comprometer seus valores cristãos ou não.
Como por exemplo; em alguns estabelecimentos cujo público alvo são homens, é dado uniforme sensual as moças que atendem os clientes, com objetivo de chamar atenção deles.
Isto certamente não é trabalho para uma mulher que serve de Cristo.
O cristão deve falar de Cristo a todos no lugar onde trabalha?Certamente não! A firma ou empresa não é lugar para falar, discutir ou debater religião a fim de agregar novos membros a sua igreja. Você precisa respeitar as normas do local, caso contrário, já esta sendo mau exemplo.
O cristão verdadeiro deve saber diferenciar hora e lugar de evangelismo, hora e lugar de trabalho. Isto chama-se equilíbrio, domínio próprio. (Gl 5:22).
Até porque, a maior arma de evangelização é a nossa conduta, nosso exemplo, nosso testemunho de vida.
Melhor do que falar de Cristo, é ser igual a Cristo, é mostrar o Cristo vivendo em você! E naturalmente as pessoas necessitadas irão pedir sua ajuda, seja para uma palavra, ou oração.
Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como a teus ouvintes” (1 Tm 4.16).
Como disse Jesus: Basta ao discípulo ser igual ao seu mestre. (Mt 10:25). As pessoas no seu trabalho, estão vendo Cristo através de você?
Nenhum comentário:
Postar um comentário