Se uma pessoa afirma ser cristã, mas vive desafiando a Palavra de Deus, então essa pessoa está mostrando ao mundo que não é salva. Ninguém que continua a viver em pecado deliberado conhece a Deus.
Porque, o pecado contínuo é incompatível com a nova vida em Cristo, pois a vida em pecado impenitente é a prova de que nenhum trabalho regenerativo do Espírito ocorreu no coração dessa pessoa, independentemente deles tentarem provar o contrário.
João continua dando-nos a razão pela qual os crentes não continuam a pecar: “Qualquer que é nascido de Deus não vive na prática do pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode viver pecando, porque é nascido de Deus” (1 João 3:9).
Aqui temos a resposta bíblica por que um cristão genuíno não vai deliberadamente, conscientemente e habitualmente continuar pecado.
Em sua primeira epístola, João descreve várias qualidades do crente genuíno. Se uma pessoa conhece Cristo e está crescendo em graça, ela será geralmente marcada pelas seguintes qualidades.
- Ela desfruta de comunhão com o Pai e com Seu Filho Jesus Cristo e Seu povo redimido (1 João 1:3).
- Ela admite e confessa seu pecado porque, “se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós” (1 João 1:8).
- Ela obedece a palavra de Deus e anda assim como Ele andou. “Sabemos que O conhecemos, se obedecemos aos Seus mandamentos. Aquele que diz: “Eu O conheço”, mas não obedece aos Seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele.
- Mas, se alguém obedece à Sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos Nele: aquele que afirma que permanece Nele, deve andar como Ele andou“ (1 João 2:3-6).
- Ela ama Deus em vez do mundo. “Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” (1 João 2:15).
- A vida dela é caracterizada por fazer a coisa certa porque, “Se vocês sabem que Ele é justo, saibam também que todo aquele que pratica a justiça é nascido Dele” (1 João 2:29).
- Ela procura manter uma vida pura (1 João 3: 3).
- Ela mantém uma consciência clara e fazendo isso tem “confiança diante de Deus” (1 João 3:21).
- Ela experimenta a vitória em sua caminhada cristã “pois todo aquele que é nascido de Deus vence este mundo, e obtemos essa vitória pela fé” (1 João 5:4).
Precisamos entender que um crente nascido de novo é uma pessoa que respondeu à convicção do Espírito Santo (João 6:44), colocando toda a sua fé na obra final de Cristo por salvação (Efésios 2:8-9; João 3:15-18). Os cristãos são aqueles que se arrependeram de seu pecado e fizeram Jesus Senhor de sua vida (Romanos 10:9-10; Atos 2:38). Eles nascem de novo pelo poder do Espírito Santo (João 3:6-7).
Nós, que acreditamos em Jesus Cristo, fomos salvos através da misericórdia de Deus. Fomos purificados, santificados e justificados através de Jesus, nosso Salvador. E o Espírito Santo que habita em nós está constantemente nos limpando e renovando nossas mentes como Paul afirma: “Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus” (1 Coríntios 6:11).
Precisamos manter nossas mentes focadas no que as Escrituras nos dizem que, “se afirmarmos que temos comunhão com Ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como Ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, Seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1 João 1: 6-7).
Chegamos ao Senhor precisando de salvação e perdão e Ele nos aceita em nosso estado pecaminoso e nos limpa pelo Seu sangue derramado, santificado pelo Espírito e justificado por Deus. “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (2 Coríntios 5:17).
Lembre-se de que a evidência da conversão é uma vida alterada porque a conversão sem mudança não é uma conversão. “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” (Gálatas 2:20).
Primeiro Pedro 1: 15-16 nos diz: Mas, assim como é santo Aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: “Sejam santos, porque Eu sou santo.”
Ser santo não é natural, e não é algo que podemos fazer sob nossa própria força.
Andando na santidade requer receber o Espírito Santo, e quando aceitamos o Senhor Jesus Cristo em nossos corações, nos tornamos uma nova criação nova (2 Coríntios 5:17).
A santidade só é possível quando colocamos o novo eu e vivemos a vida como novas criaturas que Deus nos ordenou a ser.
Embora a santidade não seja natural para nós, somos instruídos nas Escrituras para buscar a santidade.
Como resultado de nascer de novo e ter um novo coração, um verdadeiro cristão ama a Deus e seus irmãos em Cristo.
Um verdadeiro cristão não é dominado e controlado pela natureza do pecado, mas guerreia contra o pecado com o poder do Espírito Santo que habita em nós e busca justiça e santidade pelo amor e glória de Deus porque sem santidade ninguém verá o Senhor (Hebreus 12:14).
Nenhum comentário:
Postar um comentário