acerca do que teria de fato ocorrido no incidente relatado no Livro do Profeta Samuel, quando Saul consulta uma pitonisa. O que de fato ocorreu? Saul conversou com Samuel?
Como Deus pôde permitir que a feiticeira de En-Dor tenha feito Samuel subir de entre os mortos, já que Deus condena necromancia?
Meu prezado irmão e amigo João Robero,
A Bíblia condena com severidade toda feitiçaria e comunicação com os mortos:
“A feiticeira não deixarás viver” Êx 22.18.
“Quando alguém se virar para os adivinhadores e encantadores, para se prostituir com eles, eu porei a minha face contra ele, e o extirparei do meio do seu povo. Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito de necromancia ou espírito de adivinhação, certamente morrerá; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles”. Lv 20.6,27
“Quando entrares na terra que o SENHOR teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações. Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante” Dt 18.9-12
“Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos? À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles”. Is 8.19.
Ali, o rei Saul, depois de perder a comunhão com Deus,e, ser rejeitado por Ele, pensou que conversaria com o profeta Samuel. Os espíritas kardecistas também usam, equivocadamente, esse episódio para dar fundamentação bíblica à falaciosa doutrina da comunicação com os mortos. Mas jamais Samuel voltaria para falar com alguém, principalmente com Saul, a quem o Senhor rejeitara: “... o SENHOR lhe não respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas” 1 Sm 28.6.
Há muitas provas de que quem falou com Saul não foi o profeta Samuel. Primeiro, porque a Bíblia não diz que foi Samuel quem lhe apareceu, mas que Saul entendeu que era ele (1 Sm 28.14). Aquele suposto Samuel mentiu, ao dizer que, no dia seguinte, o rei e todos os seus filhos seriam mortos (1 Sm 28.19). Quando em vida, o profeta Samuel foi um homem íntegro (1 Sm 3.19). Mentiria depois de morto? (Ciro Ziboni)
No Antigo Testamento, os que praticassem tais coisas receberiam a pena de morte. O rei Saul sabia disso e até expulsou todas as feiticeiras da terra de Israel, “E Samuel já estava morto, e todo o Israel o tinha chorado, e o tinha sepultado em Ramá, que era a sua cidade; e Saul tinha desterrado os adivinhos e os encantadores”. 1Sm 28.3
O problema é que parece que ela teve sucesso no contato com Samuel, o que daria validade aos poderes da feitiçaria que a Bíblia de forma tão severa condena.
Mas a maior evidência de que aquele que falou com Saul não passava de um agente de Satanás é que, a Bíblia assevera de forma categórica que, uma das razões pela qual o rei morreu foi pela sua decisão de consultar uma feiticeira-médium: “... morreu Saul (...) também porque buscou a adivinhadora para a consultar” (1 Cr 10.13). Portanto, biblicamente, não existe a mínima possibilidade de comunicação dos vivos com os mortos, pois “está posto um grande abismo” entre eles (Lc 16.26; 2 Sm 12.23).
- Alguns crêem que a feiticeira operou um milagre por meio de poderes demoníaco e de fato trouxe Samuel dos mortos. Como justificativa, citam passagens que indicam que os demônios têm poder de realizar milagres, Mt 7.22; 2Co 11.14; 2Ts 2.9-10;Ap 6.14. Entretanto as objeções a essa posição incluem o fato de que a morte é o fim, “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo”, Hb 9.27; que os mortos não podem retornar, 2Sm 12.23, porque há um grande abismo colocado por Deus, Lc 16.24-27, e que os demônios não podem usurpar a autoridade de Deus sobre a vida e a morte, Jó 1.10-12
- Outros têm sugerido que na verdade a feiticeira não fez subir Samuel de entre os mortos, mas que foi simplesmente uma fraude. para explicar isso, referem-se aos demônios que enganam as pessoas que tentam estabelecer contato com os mortos, Lv 19.31; Dt 18.11; 1Cr 10.13 e argumentam que os demônios às vezes proferem o que é verdade, cf At 16.17. As objeções a essa posição incluem o fato de que a passagem parece dizer que Samuel realmente voltou dos mortos, que a profecia de Samuel foi algo que veio a acontecer e que é improvável que demônios tenham proferido verdades de Deus já que o Diabo é o "pai da mentira" Jo 8.44
- A feiticeira não fez subir Samuel de entre os mortos, mas Deus mesmo interveio na tenda para repreender Saul pelo pecado. As razões dessa posição são:
- Samuel parece realmente ter voltdo dos mortos v.14, mas
- Nem os homens nem demônios têm o poder de trazer pessoas mortas, Lc 16.24-27; Hb 9.27;
- Até mesmo a feiticeira parece surpreender-se com o aparecimento de Samuel, provindo dos mortos v.12;
- Esta passagem condena diretamente a feiticeira, v.9, portanto é bem improvável que ela lhe desse crédito declarando que feiticeiros podem realmente trazer de volta pessoas mortas;
- Deus às vezes fala em lugares insuspeitos por meios fora do comum, (cf jumenta de Balaão, Nm 22;
- O milagre não foi realizado pela feiticeira, mas apesar dela;
- Samuel parece realmente aparecer provindo dos mortos, censurar Saul e proferir uma profecia verdadeira, v.19;
- Deus condenou explícita e repetidamente o contato com os mortos e não contradiria isso dando crédito à feitiçaria.
A história da predição correta, feita na caverna de En-Dor, foi narrada porque ela encerra uma lição moral, e não para endossar a teoria de que o “espírito” do profeta Samuel, compareceu intimado por uma pitonisa. Uma vez que Saul estava alienado de Deus, a Fonte de seu poder, não era difícil prever o resultado da batalha no monte Gilboa. Todavia, não podemos negar que DEUS, O SENHOR , tem em Suas mãos o Poder e Domínio de todas as coisas. Ainda, que existem ENIGMAS e MISTÉRIOS na Bíblia que Deus não revelou a homerm algum!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário